Buscar

Princípios da Agroecologia

Prévia do material em texto

Princípios da agroecologia
Discente: Flaviane teles de souza
Ao contrário das formas compartimentadas de ver e estudar a realidade, ou dos modos isolacionistas das ciências convencionais, baseadas no paradigma cartesiano, a Agroecologia busca integrar os saberes históricos dos agricultores com os conhecimentos de diferentes ciências, permitindo, tanto a compreensão, análise e crítica do atual modelo do desenvolvimento e de agricultura, como o estabelecimento de novas estratégias para o desenvolvimento rural e novos desenhos de agriculturas mais sustentáveis, desde uma abordagem transdisciplinar, holística CAPORAL (2008).
De acordo com CAPORAL (2008) A agroecologia se trata do entendimento que nas relações entre homem e homem e essas relações com o meio ambiente é preciso um olhar capaz de unir os conhecimentos científicos e os conhecimentos tradicionais de forma que essas relações se completem. 
No seu estudo sobre relações entre agricultura e agroecologia ABREU et al (2012) com base em outros autores faz uma comparação onde a agricultura orgânica tem suas raízes no solo e a agroecologia sustenta seus princípios na ecologia. Cita princípios apresentados por GLEISSMAN em 1999 como base da agroecologia. Tais princípios, baixa dependência de inputs externos; uso de recursos naturais renováveis; mínimo de impacto adverso ao meio ambiente; manutenção da capacidade produtiva; diversidade biológica e cultural; conhecimentos da população local e satisfação das necessidades humanas fazem interação com o conceito de agroecologia. 
Numa apresentação do que foi discutido no II congresso brasileiro de agroecologia foram descritos princípios agroecológicos para o desenho de programas de desenvolvimento rural sustentável. Tais princípios conferem as seguintes características a tais programas: integralidade; harmonia e equilíbrio; autonomia e gestão e controle; minimização das externalidades negativas; manutenção e fortalecimento dos circuitos curtos de comercialização; utilização do conhecimento local vinculado aos sistemas tradicionais de manejo dos recursos naturais; pluriatividade, seletividade e complementaridade de rendas (MOREIRA; CARMO, 2000). 
Segundo CAPORAL (2008) o atual estado do conhecimento sobre os princípios da Agroecologia permite avançar rapidamente uma transição da agricultura convencional para formas distintas de agriculturas mais sustentáveis, adotando as bases que orientam as agriculturas de baixos insumos externos e licerçadas em práticas de Agroecologia aplicada.
Sob o ponto de vista da pesquisa Agroecológica, os primeiros objetivos não são a maximização da produção de uma atividade particular, mas sim a otimização do equilíbrio do agroecossistema como um todo, o que significa a necessidade de uma maior ênfase no conhecimento, na análise e na interpretação das complexas relações existentes entre as pessoas, os cultivos, o solo, a água e os animais (Caporal; Costabeber, 2002). 
Em essência, o Enfoque Agroecológico corresponde à aplicação de conceitos e princípios da Ecologia, da Agronomia, da Sociologia, da Antropologia, da ciência da Comunicação, da Economia Ecológica e de tantas outras áreas do conhecimento, no redesenho e no manejo de agroecossistemas que queremos que sejam mais sustentáveis através do tempo. Trata-se de uma orientação cujas pretensões e contribuições vão mais além de aspectos meramente tecnológicos ou agronômicos da produção agropecuária, incorporando dimensões mais amplas e complexas, que incluem tanto variáveis econômicas, sociais e ecológicas, como variáveis culturais, políticas e éticas (Caporal; Costabeber, 2002). 
Referencias:
Caporal, Francisco Roberto, Agroecologia: uma nova ciência para apoiar a transição a agriculturas mais sustentáveis, http://www.cpatsa.embrapa.brdisponível em: http://www.cpatsa.embrapa.br:8080/public_eletronica/downloads/OPB2442.pdf
Caporal, Francisco Roberto; Costabeber, José Antônio, Agroecologia. Enfoque científico e estratégico, Agroecol.e Desenv.Rur.Sustent.,Porto Alegre, v.3, n.2, abr./junh.2002, disponível em: http://www.emater.tche.br/site/multimidia/revista-agroecologica.php http://www.emater.tche.br/site/multimidia/revista-agroecologica.php
ABREU, L. S. et al. Relações entre agricultura orgânica e agroecologia: desafios atuais em torno dos princípios da agroecologia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, v. 26, p. 143-160, jul./dez. 2012. Editora UFPR. Disponível em: eur-lex.europa.eu/LexUriServ/LexUriServ. 
Moreira, Rodrigo Machado; Carmo, Maristela Simões, A AGROECOLOGIA NA CONSTRUÇÃO DO DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL, Rev. Bras. Agroecologia, v.2, n.1, fev. 2007. Disponível em: https://www.agriverdes.com.br/biblioteca/biblioteca/Agroecologia/Educa%C3%A7%C3%A3o%20e%20Agroecologia/A%20AGROECOLOGIA%20NA%20CONSTRU%C3%87%C3%83O%20DO%20DESENVOLVIMENTO%20RURAL.pdf

Continue navegando