Buscar

Atv Lipidos_parte2_Biomoleculas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Nome: Vinícius José Carvalho
ATIVIDADE LIPÍDIOS PARTE 2
1) Explique, em termos do conteúdo estudado sobre lipídeos, por que o consumo de margarinas não é considerado saudável. Pesquise o nome do processo reacional para obtenção da margarina.
O principal motivo da contraindicação no consumo de margarinas é pelo fato delas serem substâncias ricas em gordura trans, e esse tipo de gordura traz efeitos nocivos para o organismo humano. O consumo desse tipo de gordura pode trazes malefícios como aumento do colesterol ruim (LDL) e diminuição do bom colesterol (HDL), maior risco de infarto e AVC, obesidade, diabetes e outros. O processo reacional de obtenção da margarina é chamado de hidrogenação. 
A hidrogenação é o processo químico que produz as gorduras trans ou transgênicas. Esse processo consiste em converter um óleo vegetal em gordura sólida através da quebra das duplas ligações e a introdução de hidrogênio na molécula. Esse processo irá gerar um composto saturado de configuração trans. 
2) O que são gorduras trans?
Gordura trans, são ácidos graxos na configuração trans produzidos industrialmente, ou seja, é a transformação do óleo vegetal em gordura sólida através de um processo chamado hidrogenação. Esse processo satura os ácidos gordos através da adição de hidrogênio tornando-o sólido e saturado o que facilita o acumulo dessa gordura no organismo podendo trazer vários prejuízos.
O consumo de gorduras trans eleva o nível de colesterol ruim LDL no organismo e baixo o nível de colesterol bom HDL. Além disso, o consumo em excesso pode trazer diversos danos a saúde do homem como obesidade, entupimento das artérias, diabetes, facilidade de contrair inflamações, câncer etc.
3) Imagine 2 ácidos graxos com o mesmo número de carbonos, o primeiro, é monoinsaturado cis e o segundo, é monoinsaturado trans. Qual é considerado o mais saudável? Justifique. Qual possui o menor ponto de fusão. Explique.
O acido graxo monoinsaturado trans será mais prejudicial a saúde do homem se consumido, pois compostos insaturados de configuração trans são substancias de maioria industrializadas pelo processo de hidrogenação, exceto os óleos de peixes.. Além disso, os ácidos graxos de isomeria trans são considerados não essenciais ao organismo e seu excesso aumenta o nível de colesterol no organismo podendo causas varias enfermidades. Por outro lado os ácidos graxos de isomeria cis são essenciais para nutrição animal e sua ocorrência é 90% natural. 
O acido graxo monoinsaturado cis terá um ponto de fusão menor, devido uma orientação mais linear das moléculas se comparada ao trans, ou seja, o composto de configuração cis provoca uma dobra na cadeia, o que dificulta a agregação das moléculas e tornando seu ponto de fusão menor. 
4) O que são o EPA e DHA (escreva a fórmula estrutural)? Por que o consumo diário de EPA e DHA são recomendados? Qual a dose diária recomendada?
O Ácido eicosapentaenoico (C20H30O2) conhecido como (EPA) e o ácido docosa-hexaenoico (C22H32O2) o (DHA) são ácidos graxos do tipo ômega-3 derivadas de animais, como o peixe, e são as formas encontradas em suplementos de óleo de peixe e à base de algas. O consumo desses compostos é recomendado por que são essenciais para uma infinidade de motivos, como fontes primárias de energia para as células, servindo como seus componentes estruturais, proteção a saúde do cardiovascular e cerebral, diminuição do colesterol ruim e aumento de colesterol bom, equilíbrio de pressão arterial, essencial para a visão etc. A dose diária recomenda de EPA e DHA é de 250 a 500 miligramas respectivamente. 
5) O que são triacilgliceróis, como são obtidos, qual a sua função e em que tipo de tecidos são encontrados?
São triésteres de glicerol com ácidos graxos, ou seja, gliceróis esterificados com três tipos de ácidos graxos. Eles são obtidos através de reações entre um glicerol e ácidos graxos. Sua principal função é servir como reserva de energia metabólica.
Os Triacilglicerideos são encontradas em células gordurosas chamadas adipócitos que nada mais é que células especificadas no armazenamento e síntese dos mesmos.
REFERENCIAS:
CHIARA, Vera Lucia et al . Ácidos graxos trans: doenças cardiovasculares e saúde materno-infantil. Rev. Nutr.,  Campinas ,  v. 15, n. 3, p. 341-349,   2002 . 
GORDURA TRANS. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2020. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Gordura_trans .Acesso em: 15 dez. 2020.
O que é gordura trans?. E-Cicly. 2020. Disponivel em: https://www.ecycle.com.br/2019-gordura-trans. Acesso em: 15 dez. 2020.
Reação orgânica de hidrogenação. Brasil escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/reacao-organica-hidrogenacao.htm. Acesso em: 15 dez. 2020.

Outros materiais