Buscar

FUND.SEG.TRABALHO.BICT. 1ª AV. 30.09.2020.1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA
BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE DESENHO E TECNOLOGIA
Prof. MSc. Francismar Rodrigues de Sousa
Disciplina: FUNDAMENTOS DE SEGURANÇA NO TRABALHO 
Nome/Matrícula: JOÃO OTÁVIO ARAÚJO DE SÁ / 2019004142 
1ª AVALIAÇÃO Data: 30/09/2020
1ª Questão: 1,0 ponto.
Para fins da NR-15, quais são as atividades ou operações consideradas insalubres? O que significa o termo insalubre? 
Serão consideradas atividades ou operações insalubres aquelas que, por sua natureza, condições ou métodos de trabalho, exponham os empregados a agentes nocivos à saúde, acima dos limites de tolerância fixados em razão da natureza e da intensidade do agente e do tempo de exposição aos seus efeitos, de acordo com o artigo 189 da CLT. 
Insalubridade é a condição de trabalho na qual o trabalhador é exposto, durante sua jornada de trabalho, a agentes e condições nocivas, que colocam em risco a saúde do trabalhador, podendo vir a causar doenças e debilidades, tirando ou diminuindo sua possibilidade de ter uma vida saudável após terminar sua vida laboral em determinada função. Exemplos de Condições Insalubres:
Ruído continuo ou intermitente;
Ruído de Impacto;
Exposição ao Calor;
Radiações Ionizantes e Não-Ionizantes;
Trabalho Sob Condições Hiperbáricas;
Vibração; Frio;
Umidade;
Agentes Químicos;
Poeiras Minerais;
Agentes Biológicos.
2ª Questão: 1,0 ponto.
Como pode ser caracterizada a insalubridade e quais os valores do adicional correspondente? É possível a eliminação ou neutralização da insalubridade? O que é penosidade, explique?
O exercício de trabalho em condições de insalubridade assegura ao trabalhador o pagamento de adicional, incidente sobre o salário
mínimo da região, equivalente a:
40% (quarenta por cento), para insalubridade de grau máximo;
20% (vinte por cento), para insalubridade de grau médio;
10% (dez por cento), para insalubridade de grau mínimo.
No caso de incidência de mais de um fator de insalubridade, será apenas considerado o de grau mais elevado, para efeito de acréscimo salarial, sendo vedada a percepção cumulativa.
Cabe à autoridade regional competente em matéria de segurança e saúde do trabalhador, comprovada a insalubridade por laudo técnico de engenheiro de segurança do trabalho ou médico do trabalho, devidamente habilitado, fixar adicional devido aos empregados expostos à insalubridade quando impraticável sua eliminação ou neutralização.
A eliminação ou neutralização da insalubridade deverá ocorrer:
a) com a adoção de medidas de ordem geral que conservem o ambiente de trabalho dentro dos limites de tolerância;
b) com a utilização de equipamento de proteção individual.
A eliminação ou neutralização da insalubridade cará caracterizada através de avaliação pericial por órgão competente, que comprove a inexistência de risco à saúde do trabalhador.
Entende-se por adicional de penosidade, aquele pago ao trabalhador a título de indenização, devido à realização de uma atividade penosa que causa pena, trabalho árduo, que embora não cause efetivo dano à saúde do trabalhador, possa tornar sua atividade profissional mais sofrida.
3ª Questão: 1,0 ponto.
Quais as atividades e operações que mais comumente expõem os trabalhadores a níveis de pressão sonora excessivos? Qual o grau de insalubridade correspondente ao ruído? 
Atividades que mais expõem os trabalhadores a níveis de pressão sonora: 
Tripulação de Vôo – 130 decibéis
Músicos e profissionais de áudio – 125 decibéis
Profissionais do trânsito – 120 decibéis
Motorista de ambulância – 120 decibéis
Engenheiro – 115 decibéis
Dentista – 115 decibéis
Enfermeiro – 113 decibéis
Trabalhador de construção – 110 decibéis
Mineiro – 108 decibéis
Motorista de Caminhão – 95 decibéis
Como regra geral, é tolerada exposição de, no máximo, oito horas diárias a ruído, contínuo ou intermitente, com média ponderada no tempo de 85 dB(A) , ou uma dose equivalente. No caso de níveis elevados de pressão sonora de impacto, o limite é de 130 dB(A) ou 120 dB(C). Como o nome bem sugere, ruído contínuo ou intermitente são aqueles que não cessam, que continuam, que não possuem um intervalo onde haja o fim do som.
4ª Questão: 1,0 ponto.
O que representa a eventual indicação de absorção também pela pele para os agentes químicos relacionados no Quadro nº 1 (Tabela de Limites de Tolerância) do anexo nº 11 da NR 15? Como pode ser definido o Limite de Tolerância Valor Teto?
Na coluna "ABSORÇÃO TAMBÉM PELA PELE" estão assinalados os agentes químicos que podem ser absorvidos, por via cutânea, e portanto exigindo na sua manipulação o uso da luvas adequadas, além do EPI necessário à proteção de outras partes do corpo. A eventual indicação de absorção representa o risco de contaminação.
Na coluna "VALOR TETO" estão assinalados os agentes químicos cujos limites de tolerância não podem ser ultrapassados em momento algum da jornada de trabalho, está definindo os limites.
5ª Questão: 1,0 ponto.
Como se enquadra, atualmente, o benzeno na NR- 15? Quais a disposições prevencionista a serem observadas na utilização do benzeno nos ambientes de trabalho? 
O benzeno foi incluido no anexo 13-A da NR 15, item "SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS". O benzeno foi retirado do anexo 11 da NR 15 onde constava com Limite de Tolerância de 8 ppm ou 24 mg/m3, com absorção tambem pela pele e insalubridade Grau Máximo. Foi proibida a utilização do benzeno, a partir de 01 de janeiro de 1997, para qualquer emprego, exceto nas indústrias e laboratórios que o produzem, o utilizem em processos de síntese química, o empregue em combustíveis derivados do petróleo, em trabalhos de análise ou investigação em laboratório (quando não for possível a sua substituição) e como azeótropo na produção de alcool anidro (até a data a ser definida para sua substituição).
Desse modo, em algumas atividades e operações, (por exemplo, na siderurgia) o benzeno tem sua utilização permitida. Para essas atividades, as empresas responsáveis devem elaborar e implantar o PPEOB - Programa de Prevenção da Exposição Ocupacional ao Benzeno.
6ª Questão: 1,0 ponto.
Quais as atividades definidas como perigosas a partir da NR-16. Qual o valor do adicional de periculosidade? O que se entende por áreas de riscos? Quais as áreas de risco na armazenagem de explosivos.
são consideradas atividades ou operações perigosas as executadas com explosivos sujeitos a:
a) degradação química ou autocatalítica;
b) ação de agentes exteriores, tais como, calor, umidade, faíscas, fogo, fenômenos sísmicos, choque
e atritos.
 As operações de transporte de inflamáveis líquidos ou gasosos liquefeitos, em quaisquer
vasilhames e a granel, são consideradas em condições de periculosidade, exclusão para o transporte
em pequenas quantidades, até o limite de 200 (duzentos) litros para os inflamáveis líquidos e 135
(cento e trinta e cinco) quilos para os inflamáveis gasosos liquefeitos. Locais ou áreas de armazenagem de pólvoras químicas, artifícios pirotécnicos e produtos químicos usados na fabricação de misturas explosivas ou de fogos de artifício, são consideradas de risco. Área de risco são locais que trazem perigo a qualquer vida ou dano a saúde de um individuo.
O exercício de trabalho em condições de periculosidade assegura ao trabalhador a percepção de adicional de 30% (trinta por cento), incidente sobre o salário, sem os acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participação nos lucros da empresa. O empregado poderá optar pelo adicional de insalubridade que porventura lhe seja devido.
.
7ª Questão: 1,0 ponto.
Como se dá a penetração das substâncias químicas no organismo humano? Como é feito o agrupamento dos agentes químicos para fins de insalubridade? Pesquise quais as medidas preventivas aplicáveis a cada um dos fatores de riscos e monte HIPOTETICAMENTE o Mapa de Riscos.
A presença de substâncias químicas nos ambientes de trabalho possibilita a exposição dos trabalhadores a estes produtos. Ocorrendo a exposição,o agente químico poderá ser introduzido no organismo através de uma ou mais vias, como a respiratória, cutânea ou digestiva.
• Via respiratória: compreende um sistema formado pelo nariz, boca, faringe, laringe, bronquíolos e pulmões e trata-se de via de entrada mais importante para a maioria dos contaminantes químicos. A quantidade total de um contaminante absorvido por via respiratória está em função da concentração da substância no ambiente, do tempo de exposição e da ventilação pulmonar.
• Via cutânea ou dérmica: compreende toda superfície que envolve o corpo humano. Nem todas as substâncias podem penetrar através da pele. Algumas conseguem atravessar a barreira cutânea diretamente e outras são veiculadas por outras substâncias.
• Via digestiva ou oral: compreende o sistema formado pela boca, faringe, esôfago, estômago e intestinos. No entanto, pode assumir importância quando é permitido aos trabalhadores comer ou beber nos postos de trabalho.
• Via Parenteral: se entende como a penetração direta do contaminante químico no organismo através de uma descontinuidade da pele (ferida ou punção).
Nas atividades ou operações nas quais os trabalhadores ficam expostos a agentes químicos, a caracterização de insalubridade ocorrerá quando forem ultrapassados os limites de tolerância constantes do Quadro n.1 da NR15, onde exemplifica o os agentes químicos para fins de insalubridade.
MAPA DE RISCOS:
8ª Questão: 1,0 ponto.
Qual a distinção entre os conceitos legal e prevencionista de acidente do trabalho?
A diferença entre os dois conceitos reside no fato de que para o conceito legal é necessário haver lesão física, enquanto que no conceito Prevencionista são levadas em consideração, além das lesões físicas, a perda de tempo e de materiais.
Quais as consequências dos acidentes do trabalho?
Transporte: O custo para manter uma ambulância em funcionamento é alto. Elas possuem todos aqueles equipamentos médicos, consomem bastante energia, e tem também os gastos com manutenção. Dependendo do tipo de serviço que é destinado essa ambulância, é necessário um motorista profissional, técnico em enfermagem, enfermeiro e médico, o que torna tão caro esse serviço que sempre é acionado em caso de acidente.
Hospital: Em muitos casos de acidentes de trabalho, é necessário a realização de cirurgia, os equipamentos para esses procedimentos possuem custos muito elevados, oneroso também é o conhecimento exigido por parte dos profissionais que realizam tais procedimentos, como os médicos. Existem inda os gastos para internar o paciente (cuidados de enfermeiros, medicação, alimentação).
Familiar: Imagine que o acidentado é quem mantém os gastos da casa, uma família inteira pode ser afetada. Outra dificuldade são os custos com gaze, fraldas, remédio, soro, esparadrapos, cadeira de roda entre outros. Se engana quem pensa que os gastos terminam no hospital, quem já teve uma vítima de acidente em casa sabe disso.
Psicológico: Pessoas que sofrem acidentes de trabalho, nunca mais são as mesmas. Ficam mais atentas durante seu trabalho, algumas ficam traumatizadas e não conseguem exercer sua atividade como antes.
9ª Questão: 2,0 pontos.
A respeito do adicional de insalubridade, assinale e comente a opção correta e explique também as opções incorretas:
(a) Se o empregador fornece ao empregado o equipamento aprovado pela autoridade competente, e este não o utiliza ou o faz de forma incorreta, aquele não estará eximido do pagamento do adicional de insalubridade, pois cabe ao empregador fiscalizar a utilização correta do equipamento.
LETRA (a) CORRETA.
(b) Na hipótese de o empregado receber por dez anos ou mais o adicional de insalubridade, mesmo que não esteja mais laborando em condições insalubres, deve ser integrado ao seu salário o adicional em questão.
 
“errado, pois as Súmulas nº 80 e 248 do TST deixam claro que não há direito adquirido ao recebimento do adicional, por tratar-se de salário-condição, ou seja, parcela salarial paga somente enquanto o empregado estiver submetido àquela situação”
(c) De acordo com súmula vinculante do STF, a partir de 9/5/2008 o adicional de insalubridade terá de ser calculado sobre o salário básico, salvo se um critério mais vantajoso for fixado em instrumento coletivo de trabalho. 
“errado, pois a Súmula Vinculante nº 4 informa que não pode o adicional ter como base de cálculo o salário mínimo, mas não afirma que será o salário base.”
(d) Caso seja reclassificada ou descaracterizada a insalubridade por ato da autoridade competente, somente os empregados admitidos após tal ato não receberão o adicional em questão, respeitando-se o direito adquirido quanto aos demais que o recebiam antes da reclassificação. 
“errado, “A reclassificação ou a descaracterização da insalubridade, por ato da autoridade competente, repercute na satisfação do respectivo adicional, sem ofensa a direito adquirido ou ao princípio da irredutibilidade salarial".
(e) Tanto o empregado rural quanto o empregado doméstico têm direito ao adicional de insalubridade, caso laborem em ambiente insalubre
“errado, pois o empregado doméstico não faz jus ao adicional de insalubridade, já que tal direito não lhe foi garantido pela Constituição Federal, pelas peculiaridades do seu trabalho.”

Continue navegando