Buscar

Resumo Embriologia Geral

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EMBRIOLOGIA GERAL 
1. O que é a linha primitiva? O que é o nó primitivo? 
São estruturas formadas na fase de gastrulação da embriologia. Este segmento (fragmento linear) é originado a partir da proliferação e migração das células do epiblasto para o centro do disco embrionário. Graças à adição de células na extremidade caudal, ocorre a extensão da linha primitiva até formar o nó primitivo e, ao mesmo tempo, formar o estreito sulco primitivo.
2. Como se forma a notocorda? 
Na 3 SVIU, a medida em que se invaginam pela linha primitiva, as células migram ao longo da linha média em sentido cranial e formam duas estruturas: a placa precordal que é o primórdio da membrana bucofaríngea (futuro local da boca) o processo notocordal que cresce cefalicamente entre o ectoderma e o endoderma. O processo notocordal então passa por transformações. Primeiro, a parede ventral do processo notocordal funde-se a endoderme e degenera-se gradativamente formando temporariamente uma comunicação (canal neuroentérico) entre a cavidade amniótica e a cavidade vitelínica. Além disso, o processo notocordal transforma-se em placa notocordal. A placa notocordal então é induzida a dobrar-se sobre si formando a notocorda.
3. Como se formam o ectoderma, mesoderma e endoderma?
Células da linha primitiva começam a proliferar-se e a diferenciar-se em células fusiformes. Essas células migram para a cavidade em direção ao hipoblasto; na região do hipoblasto essas células fusiformes substituem o hipoblasto e constituem um novo folheto – ENDODERMA (tubo intestinal, pulmões, pâncreas e fígado) 
Células do epiblasto continuam a se proliferar e se diferenciam em células também de formato fusiforme, só que ao invés de migrarem para o hipoblasto, essas células migram e se fixam na cavidade formando outro folheto – MESODERMA (tecidos conectivos, músculos e sistema vascular) 
Por fim, as células do epiblasto continuam se diferenciando e ele mesmo se transforma em – ECTODERMA (pele e sistema nervoso)
 4. O que é e como se forma a placa neural? O que é neurulação?
A placa neural é uma área espessada do ectoderma neural na região dorsal média, que surge por volta da terceira semana, induzida pela notocorda e mesoderma paraxial que posteriormente irá dar origem ao tubo neural. 
Neurulação é uma série de processos envolvidos na formação da placa neural e pregas neurais e fechamento dessas pregas para formar o túbulo neural. Corresponde aos processos abaixo.
Placa neural e tubo neural
 • A notocorda em desenvolvimento induz a formação da placa neural.
 • Dia 18 → invaginação da placa neural formando um sulco neural mediano, com as pregas neurais de ambos lados (proeminentes na região cefálica – primeiros sinais de desenvolvimento do encéfalo).
 • Fim da terceira semana → aproximação das pregas, que começam a fundir-se. 
 • A formação do tubo neural começa no início da 4º semana (dias 22 a 23) e termina no final da 4º semana, quando ocorre o fechamento do neuróporo caudal (posterior). 
• O tubo neural se fecha primeiramente na região medial do embrião. 
• As extremidades abertas são os neuróporos rostral e caudal
• O neuróporo rostral se fecha no dia 25 e o caudal no dia 27. 
• O fechamento dos neuróporos coincide com o estabelecimento da circulação vascular no tubo neural.
 5. O que são as células da crista neural? Como se formam? A que estruturas dão origem? 
Células da crista neural são de origem ectodérmica e se estendem por todo o comprimento do tubo neural. Se formam pela subdivisão das pregas neurais. Migram lateralmente e dão origem as células dos gânglios sensitivos dos nervos espinhais e se estabelecem no local onde ocorrerá a formação da face, fazem a indução do desenvolvimento facial.
6. O que são somitos? Ao que dão origem?
Somitos são estruturas epiteliais transitórias que aparecem no mesoderma do tubo neural que auxiliam a definir a idade do embrião; Dão origem/estão envolvidos na formação da coluna vertebral, músculos esqueléticos do corpo e organizam o sistema nervoso periférico. São estruturas transitórias, só existem durante o desenvolvimento inicial embrionário.

Outros materiais