Buscar

TEORIA DA CONTABILIDADE 28 01

Prévia do material em texto

Jéssica Gonçalves de Almeida
TEORIA DA CONTABILIDADE
 
O CPC (comitê de pronunciamentos contábeis) tem como objetivo o “estudo, preparo e a missão de pronunciamentos técnicos sobre procedimentos de contabilidade e a divulgação de informações dessa natureza, para permitir a emissão de normas pela entidade reguladora brasileira, visando a centralização e uniformização do seu processo de produção, levando sempre em conta a convergência da contabilidade brasileira aos padrões internacionais.” sendo assim podemos entender que os pronunciamentos emitidos pelo CFC possuem caráter de manual para as mais diferentes praticas contábeis.
O CPC 00 em resumo, descreve o objetivo e os conceitos do relatório financeiro para fins gerais, esses relatórios fornecem informações financeiras sobre a entidade que reporta que sejam úteis para investidores, credores por empréstimos e outros credores, existentes e potenciais, na tomada de decisões referente à oferta de recursos à entidade.
Conforme video do professor Gabriel Rabelo o capitulo 5 do CPC 00 trata do reconhecimento e desreconhecimento, Reconhecimento é o processo de captação para inclusão no balanço patrimonial ou na demonstração do resultado. O reconhecimento vincula os elementos, o balanço patrimonial e a demonstração do resultado e a demonstração do resultado abrangente, ainda mais citado no material postado, Somente itens que atendem à definição de ativo, passivo ou patrimônio líquido devem ser reconhecidos no balanço patrimonial. O reconhecimento está alicerçado em 3 elementos: - Informação útil; - Informação fidedigna; - E deve haver justificativa para o custo de informar esse dado.
Já o desreconhecimento é a retirada de parte ou da totalidade de ativo ou passivo reconhecido do balanço patrimonial da entidade, geralmente ocorre quando esse item não atende mais à definição de ativo ou passivo, quando no ativo, ocorre se a entidade perde o controle da totalidade ou de parte do ativo reconhecido; e quando no passivo, é se a entidade não possui mais uma obrigação presente pela totalidade ou parte do passivo reconhecido. Um exemplo seria quando uma dívida que ao ser quitada deixa de ser um passivo, por isso, tem a necessidade do seu desreconhecimento.
No capitulo 6 é tratado sobre a mensuração, que é dada mediante ao custo histórico do ativo ou do passivo e suas respectivas receitas e despesas, sendo assim, utilizam o preço da transação ou outro acontecimento (evento) que deu origem ao dado registrado. Os elementos reconhecidos nas demonstrações contábeis são quantificados em termos monetários. Isso exige a seleção de uma base de mensuração. A base de mensuração é uma característica identificada por exemplo, custo histórico, valor justo ou valor de cumprimento de item sendo mensurado.
O princípio da mensuração na contabilidade ajusta os valores registrados ao longo do tempo, afinal, o valor do dinheiro não é constante. Um exemplo: um carro que é comprado hoje no valor de R$ 100 mil, certamente, não estará valendo esse mesmo valor daqui 10 anos. A contabilidade procede o ajuste dos seus registros com base na mensuração e o valor atual. Os elementos reconhecidos nas demonstrações contábeis são quantificados em termos monetários. Isso exige a seleção de uma base de mensuração. A base de mensuração é uma característica identificada por exemplo, custo histórico, valor justo ou valor de cumprimento de item sendo mensurado. Aplicar a base de mensuração a ativo ou passivo cria uma mensuração para esse ativo ou passivo e para as respectivas receitas e despesas.
No capítulo 7 é comentado a Apresentação e Divulgação. A entidade que reporta informa os dados, seja por obrigação ou de forma voluntária, sobre seus ativos, passivos, patrimônio líquido, receitas e despesas, apresentando e divulgando informações em suas demonstrações contábeis. 
A compensação ocorre quando a entidade reconhece e mensura tanto ativo como passivo como unidades de conta separadas, mas as agrupa em um único valor líquido no balanço patrimonial, também faz parte da apresentação e divulgação, quando lançamentos similares, por exemplo ICMS a recolher e a compensar são apresentados separadamente, mas havendo a compensação entre eles.
Já a agregação é a soma de ativos, passivos, patrimônio líquido, receitas ou despesas que possuem características compartilhadas e de mesma classificação. A agregação torna as informações mais úteis ao resumir grande quantidade de detalhes. 
O capitulo 8 trata da manutenção de capital (Capital é sinonimo de ativos/patrimonios liquido) pode ser dividida em financeiro e físico. O conceito financeiro de capital é adotado pela maioria das entidades na elaboração de suas demonstrações contábeis, desse modo, o conceito de financeiro trata do capital investido e o quanto ele evolui ou perde até o final de um exercício, um exemplo as aplicações financeiras e seus rendimentos que eu apliquei “x” valor e ganhei mais através disso, mantive meu capital financeiro. 
A manutenção do capital fisico diz respeito de como os ativos físicos podem gerar capacidade produtiva. Um exemplo citado no video é de quando a empresa produz 1000 UN por ano e agora no fim de ano ela produz 1300 UN ela manteve seu capital fisico, quando mantem a capacidade produtiva desse modo esses ativos podem ter a capacidade de produzir mais ou menos ao longo do exercício analisado.

Continue navegando