Buscar

AULA 07 -A POESIA SOCIAL E CONDOREIRA - LITERATURA BRAS

Prévia do material em texto

1
           Questão
	
	
	Sobre o romance O Guarani, de José de Alencar: Peri é um índio. No entanto, enfrenta sozinho duzentos índios da tribo Aimoré para salvar seus amigos brancos. De acordo com o ponto de vista do romantismo brasileiro, a atitude de Peri significa:
		
	 
	altruísmo.
	
	vingança.
	
	egoísmo.
	
	covardia.
	
	desonra.
	Respondido em 31/01/2021 16:55:37
	
Explicação:
A atitude corajosa e altruísta de Peri se evidencia em suas lutas no romance.
	
	
	 
		2
           Questão
	
	
	Leia a afirmativa a seguir e depois escolha a opção correta. Importava a "Alencar cobrir com a sua obra narrativa passado e presente, cidade e campo, litoral e sertão, e compor uma espécie de suma romanesca do Brasil". (BOSI, A História concisa da literatura brasileira, p. 137).
		
	
	Alencar concentrou-se na crítica da elite social do império, empreendendo o desmascaramento da aristocracia e da burguesia.
	 
	Alencar tentou construir com sua obra romanesca um painel panorâmico do país, abarcando diferentes épocas e espaços do Brasil.
	
	Alencar interessou-se exclusivamente pelo passado indianista da história pátria.
	
	Produzindo na corte, era natural que Alencar privilegiasse em sua obra os aspectos pitorescos das regiões mais remotas do país, dentro do melhor espírito do exotismo romântico.
	
	Alencar privilegiou ao longo de toda a sua obra romanesca a análise psicológica das personagens femininas.
	Respondido em 31/01/2021 16:57:37
	
Explicação:
 Alencar tentou construir com sua obra romanesca um painel panorâmico do país, abarcando diferentes épocas e espaços do Brasil, basta verificar as temáticas de suas obras e os cenários que escolheu para desenvolvê-las. Há romances que se passam no Rio de Janeiro, no Ceará, no Espírito Santo e mesmo nos pampas gaúchos. 
	
	
	 
		3
           Questão
	
	
	CESMAC 2019/1
Um dos principais temas do Romantismo brasileiro foi o indigenismo. Poetas e prosadores como Gonçalves Dias, Machado de Assis e José de Alencar exploraram em suas obras, dentro de uma perspectiva mítica, a figura do índio. No caso de José de Alencar, quais dos seus romances versam sobre a temática indigenista?
		
	 
	Iracema, O Guarani e Ubirajara.
	
	Ubirajara, Ocidentais e Confederação dos Tamoios.
	
	O Guarani, Iracema e Vozes d¿África.
	
	Iracema, o Guarani e De Ierecê a Guaná.
	
	Ubirajara, Confederação dos Tamoios e Ocidentais.
	Respondido em 31/01/2021 17:01:44
	
Explicação:
Os romances Iracema, O Guarani e Ubirajara são romances indianistas.
	
	
	 
		4
           Questão
	
	
	A série de romances consagrada por José de Alencar ao retrato e ao estudo da personagem feminina inclui apenas três títulos: Lucíola, Diva e Senhora. Contudo, outro romance de Alencar, que tem por personagem central uma mulher, poderia ser inserido nesta série por igualmente desenvolver uma caracterização e estudo da psicologia feminina romântica. Assinale a opção que indica corretamente o título do romance de Alencar que apresenta as características mencionadas:
		
	
	A Escrava Isaura.
	
	Inocência.
	 
	Iracema.
	
	A Moreninha.
	
	Helena.
	Respondido em 31/01/2021 17:06:41
	
Explicação: O outro romance de José de Alencar que poderia ser inserido na série de romances consagrados pelo autor ao retrato e estudo da personagem feminina seria Iracema.
	
	
	 
		5
           Questão
	
	
	(CP2- 2008- Magistério- modificada)
(...) O primeiro quartel do século XIX foi, em toda a América Latina, um tempo de ruptura. O corte nação/ colônia, novo/ antigo exigia, na moldagem das identidades, a articulação de um eixo: de um lado, o pólo brasileiro, que enfim levantava a cabeça e dizia seu nome; de outro, o pólo português, que resistia à perda do seu melhor quinhão. 
 Segundo esse desenho de contrastes, o esperável seria que o índio ocupasse, no imaginário pós colonial, o lugar de rebelde. Era, afinal, o nativo por excelência em face do invasor; o americano, como se chamava metonimicamente, versus o europeu. Mas não foi precisamente o que se passou em nossa ficção romântica mais significativa.  
(BOSI, Alfredo. Dialética da colonização. São Paulo: Companhia das Letras, 1992. p.133)
A tese defendida pelo autor do texto VI sustenta-se na análise de obras fundamentais para a fundação do romance nacional. Dentre as análises apresentadas a seguir, assinale a que não exemplifica a idéia do autor.
		
	
	Em Iracema, de José de Alencar, a heroína apaixona-se por Martim, o branco colonizador, por amor de quem rompe com a sua nação tabajara depois de violar o segredo da jurema.
	 
	Para dar forma a Peri e Iracema, Alencar não via meio mais eficaz senão os amalgamar à vida da natureza. A profunda identificação entre o herói indianista e a natureza é a própria matriz dos valores românticos.
	
	Nas histórias de Peri e de Iracema, a entrega do índio ao branco é incondicional, faz-se de corpo e alma, implicando sacrifício e abandono de suas origens. Uma partida sem retorno.
	
	Iracema se entrega a Martim incondicionalmente, embora o personagem trave guerras com indígenas em terras brasileiras.
	
	Em O Guarani, de José de Alencar, Peri é um escravo de Ceci, a quem venera. Comporta-se como um vassalo de dom Antônio, de quem recebe o nome após manifestar seu desejo de ser cristão.
	Respondido em 31/01/2021 17:08:30
	
Explicação:
O trecho apresentado no enunciado faz referência à relação entre colonizador e colonizado nas obras de Alencar. O trecho que está incorreto é o que se refere à descrição das personagens como elementos da natureza.
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		6
           Questão
	
	
	(UFU-MG) Sobre Iracema, de José de Alencar, temos:
1. as cenas de amor carnal entre Iracema e Martim são de tal forma construídas que o leitor as percebe com vivacidade, porque tudo é narrado de forma explícita.
2.em Iracema temos o nascimento lendário do Ceará, a história de amor entre Iracema e Martim e as manifestações de ódio das tribos tabajara e potiguara.
3.  Moacir é o filho nascido da união de Iracema e Martim. De maneira simbólica ele representa o homem brasileiro, fruto do índio e do branco.
4. a linguagem do romance Iracema é altamente poética, embora o texto esteja em prosa. Alencar consegue belos efeitos linguísticos ao abusar de imagens sobre imagens, comparações sobre comparações.
Assinle a opção correta em relação ao que foi dito sobre a obra:
		
	
	apenas 2 e 4 estão corretas.
	
	 todas estão corretas
	 
	 2, 3 e 4 estão corretas.
	
	apenas 2 e 3 estão corretas.
	
	1, 3 e 4 estão corretas.
	Respondido em 31/01/2021 17:23:15
	
Explicação:
As cenas de amor entre Iracema e Martim são apenas insinuadas, como orientava o estilo romântico.
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		7
           Questão
	
	
	(FEI-SP) Sobre o romance O Guarani, é possível afirmar que:
		
	 
	pretende narrar a fundação de uma nova nação a partir da miscigenação entre brancos e indígenas.
 
	
	reconstitui acontecimentos históricos verídicos do período inicial da colonização do Brasil
	
	aponta para um tempo em que os indígenas recuperarão o território brasileiro e expulsarão os brancos e negros.
	
	defende a união entre negros e índios contra os colonizadores portugueses.
	
	 projeta um futuro trágico para o Brasil.
	Respondido em 31/01/2021 17:27:55
	
Explicação:
No romance O Guarani, a relação entre o índio Peri e a filha do colonizador, Cecília,  ganha a possibilidade de interpretação de remeter à miscigenação ao final da narrativa, quando ambos escapam da explosão.
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		8
           Questão
	
	
	Os valores e o comportamento da sociedade do século XIX são analisados e criticados na vertente ______________ dos romances de Alencar.
		
	
	indianista.
	
	histórica.
	 
	urbana.
	
	política.
	
	regional.
	Respondido em 31/01/2021 17:32:51
	
Explicação:
A resposta correta é: urbana, pois nas obras com essa temática o autor procuroutratar de questões próprias de seu tempo, como a prostituição, o dote no casamento, entre outros

Continue navegando