Buscar

Qual é a característica da literatura brasileira nos seus primórdios? A literatura brasileira nos seus primórdios despertou diante da cultura nati...

Qual é a característica da literatura brasileira nos seus primórdios?

A literatura brasileira nos seus primórdios despertou diante da cultura nativista que tinha como objetivo descrever a geografia local e a historiografia da figura do herói nacional.
Tanto na prosa quanto na poesia existiu esta propensa característica nos primeiros momentos do romantismo brasileiro.
Gonçalves Dias, considerado o autor com maiores tendências indianistas da primeira fase do romantismo, elucida a personificação deste projeto de nacionalização do literário brasileiro em sua obra centrada na figura indígena.

Essa pergunta também está no material:

AD Brasil III
2 pág.

Literatura Brasileira III Universidade Federal FluminenseUniversidade Federal Fluminense

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A característica da literatura brasileira nos seus primórdios era a valorização da cultura nativista, com o objetivo de descrever a geografia local e a historiografia do herói nacional. Tanto na prosa quanto na poesia, essa característica estava presente nos primeiros momentos do romantismo brasileiro. Gonçalves Dias, considerado o autor com maiores tendências indianistas da primeira fase do romantismo, personificou esse projeto de nacionalização literária em sua obra centrada na figura indígena.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais