Buscar

Prévia do material em texto

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE CARATINGA
FUNEC CENTRO UNIVERSITÁRIO DE CARATINGA
UNEC NÚCLEO DE ENSINO A DISTÂNCIA – NEAD
ALUNA: Rhubia Lozer Fernandes
CURSO: Agronomia - 1º Período
RESUMO 4: “FLOEMA”
O que é FLOEMA?
O floema é um importante tecido relacionado com a condução de seiva elaborada no corpo da planta. Isso quer dizer que é através desse tecido que substâncias como água, sacarose, aminoácidos, ácidos nucleicos, vitaminas e íons inorgânicos são transportados. Juntamente com o xilema, o floema é considerado um importante tecido de condução.
→ Quais as principais características do floema?
O floema é um tecido complexo formado por diferentes tipos celulares que garantem a condução de substâncias. O floema primário é proveniente da atividade do procâmbio, e o floema secundário é originado da atividade de um meristema lateral, denominado câmbio. Tanto o floema primário quanto o secundário são formados pelos mesmos tipos celulares.
Entre as células encontradas no floema, podemos citar os elementos crivados, que são as células mais especializadas do floema. Além disso, não podemos esquecer das células parenquimáticas especializadas, fibras e esclereides.
→ Onde o floema está localizado?
O floema, por ser responsável pela condução de substâncias, é encontrado em todos os órgãos do vegetal. Nas raízes primárias, ele forma cordões que se alternam com o xilema. Já em raízes em estrutura secundária e no caule, normalmente, o floema apresenta-se mais externamente ao xilema. Nas folhas, o floema está voltado para a face inferior.