Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

1 – “Falar de um Caso Clínico é falar do desejo de se relatar uma análise e procede de uma contratransferência do analista, ou seja, as reações inconscientes do analista à transferência de seu paciente. O caso clínico torna-se objeto de pensamento e motivo de uma comunicação visando ao mesmo tempo o reconhecimento, o estudo e a divulgação para auxílio às próximas gerações psicanalíticas”. Explique esta frase destacando a contratransferência do analista e o desejo de reconhecimento. 
Através do relato de um caso clinico o analista busca trazer a tona suas ações perante a analise, esses relatos podem acrescentar a todos analistas ferramentas e formas de interpretar, deve-se sempre lembrar que não casos iguais que todas as mentes são diferentes porém relatos semelhantes e abordagens que funcionaram por outros profissionais podem ajudar o analista a ter uma base de por onde começar suas interpretações, formando assim uma vasta opção de recursos para novos psicanalistas. 
2 – Relatar um Caso Clínico é relatar a escuta analítica. O que significa a expressão: a escuta deve ser fundada no inconsciente do analisando?
A escuta analítica parte do pressuposto de que o analista precisa buscar entender o que o analisando traz direto de seu inconsciente. Uma escuta sensível e atenciosa buscando quaisquer escapes que possam ocorrer através dos chamados atos falho, relatos de situações diárias e até mesmo relatos sobre outras pessoas podem trazer informações sobre sentimentos anexados e trancados no inconsciente. A expressão por tanto significa que o analista não tem papel de acrescentar ou imaginar situações através de suas experiências, mas sim sempre através das narrativas do analisando. 
3 – O caso clínico é a prática da Psicanálise que aprimorará o psicanalista. Explique. 
Através dos casos clínicos é possível ter uma ideia dos casos que possivelmente os analistas possam encontrarem sua clínica, através dos relatos de queixas dos pacientes e das devolutivas dadas pelos analistas em diversos casos. Além de apresentar diversas técnicas que já funcionaram e podem funcionar no atendimento dos casos.
4 – Quando se dá a chamada Cura Psicanalítica? 
A cura acontece quando o sujeito toma consciência do seu desejo inconsciente e quando muda sua forma de ver a situação que antes estava guardada, recalcada, reprimida e causando uma serie de reações a outras situações que pudessem lembrar a esses desejos, dessa forma o sujeito passa a entender suas ações e modificá-las por perceber que elas se refletem do seu inconsciente, após a ressignificação é possível uma real visão da situação causando uma releitura da mesma e trazendo o alivio da angustia.
5 – Explique o que é o Efeito Sujeito
Quando a pessoa inicia a sua conexão com sigo mesma através das narrativas de suas experiências, ficando exposta a suas próprias interpretações de si mesma e colocando seus anseios, dessa forma na análise o sujeito passa a ter conhecimento de si mesmo, entendendo seus pensamentos e ações como consequência do conteúdo armazenado em seu consciente. 
6 – Quando o Efeito Terapêutico é estabelecido?
Quando o processo analítico traz o real significado da angustio do paciente através da relação paciente e analista.

Mais conteúdos dessa disciplina