Buscar

Determinação de Alumínio em Alimentos Ácidos Enlatados

Prévia do material em texto

Determinação de Alumínio em Alimentos Ácidos Enlatados
O alumínio é um metal muito abundante e está presente em medicamentos, na água e em vários produtos do cotidiano. As latas de alumínio apresentam muitas vantagens, mas este metal é anfótero, ou seja, é suscetível a corrosão tanto em meio ácido como alcalino, por isso os materiais em contato com o alumínio devem ter um pH mais próximo ao neutro.
Houveram alguns estudos sobre o alumínio em alta concentração no organismo provocar doença neurodegenerativa, como o Alzheimer, mas essa relação não é comprovada e alguns estudos dizem que o que pode acontecer é que essas doenças levam ao acumulo de alumínio no organismo.
Alguns fatores podem influenciar no aumento da dissolução de alumínio no alimento, como o pH, tempo de exposição e temperatura.
Para a determinação do alumínio em alimentos ácidos enlatados, primeiro é necessário fazer o preparo da amostra. Para isso, processamos o alimento, obtendo uma massa homogênea. Depois, coloca-se homogeneamente a pasta obtida em uma placa de Petri, utilizando uma espátula de plástico. Coloca a placa na estufa, controlando a temperatura para que a secagem seja lenta e não queime a amostra. Com a amostra seca, prepara-se pequenas placas quadradas usando uma tesoura, e assim realiza-se a analise nessas placas por EDS (espectroscopia de raios-X por dispersão de energia).
Repete-se o processo em triplicata, para que se tenha um resultado mais confiável.
A EDS é uma análise feita em um equipamento acoplado ao microscópio eletrônico de varredura que permite fazer uma avaliação química qualitativa e semiquantitativa. A microanálise se baseia na medida de raios-X característicos emitidos de uma região da amostra quando bombardeada por um feixe de elétrons. Assim seria possível verificar a presença de Al no alimento enlatado. Essa técnica é rápida e sem grandes limitações. Já para uma análise mais quantitativa do alumínio na amostra, poderia se usar a WDS (espectroscopia por comprimento de onda dispersiva), que tem maior resolução, porém é mais cara e precisa de um tempo maior para fazer a varredura.

Continue navegando