Buscar

Resenha Capítulo 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
DEPARTAMENTO DE ECONOMIA
CAMPUS DE APLMEIRA DAS MISSÕES
DISCIPLINA DE ECONOMIA REGIONAL E URBANA
Professor Nilson
Atividade à distância desenvolvida com base nas Instruções Normativas nº02/2020 e nº03/2020 e respaldada pelo Colegiado de Curso de Ciência Econômica de Palmeira das Missões, devido às externalidades do Coronavírus Covid-19.
Data: 13/07/2020
Aula em questão: Aula 02 – Capítulo 1 - Geografia Econômica, do Livro "Economia Regional e Urbana: teoria e métodos com ênfase no Brasil".
Instruções: Fazer uma resenha referente ao capítulo mencionado anteriormente.
Resenha
O objetivo do capítulo 1 é expor uma visão geral das principais contribuições feitas por economistas e planejadores regionais para perceber como a economia espacial é organizada. A geografia econômica procura entender por que algumas regiões são escolhidas para mais aglomerações e investimento do que outras e qual o motivo que leva esse sucesso em detrimento a outra região. Sempre no pensamento de que as aglomerações econômicas estão vinculadas com o surgimento de desigualdades com outros lugares. 
Comentou-se muito sobre 3 cientistas importantes que iniciaram esses questionamentos sobre economia regional (mesmo não sendo considerados “economistas espaciais), sendo que suas contribuições serviram para abrir caminho há um grande número de pesquisas de alta qualidade, que são eles: Heinrich Von Thünen, Harold Hotelling e Paul Krugman. Esse primeiro é o fundador da teoria do uso do solo, onde seu trabalho serviu como pilar para o desenvolvimento da economia moderna urbana. O Hotelling com pensamento diferente fala sobre como as empresas montam suas estratégias para se alocarem no espaço. Por último Krugman destaca é mais focado que questões microeconômicas nas aglomerações espaciais e desequilíbrios regionais em âmbito nacional e internacional. Sendo eu Krugman incorporou o conceito de espaço na periferia para o centro da teoria econômica. 
Foram mencionadas também com força nesse capítulo as contribuições do cientista Masahisa Fujita onde seus estudos microeconômicos aborcavam questões fundamentais para a existência das cidades.
Por fim, esse capítulo1 nos mostrou alguns precursores da economia espacial, mesmo que para alguns não era essa a ideia principal a ser estudada. Deixou-nos a entender que tem muitas respostas a serem pesquisadas por não se ter respostas, como por exemplo, mais pesquisas relacionadas ao desemprego regional e urbano.

Continue navegando