Buscar

Tópicos em resumo sobre RAÇA, ETNICIDADE E MIGRAÇÃO_Livro de Anthony Giddens-2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FUNDAMENTOS SOCIO-ANTROPOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
PROF. RÔMULO GUEDES
TEMA: RAÇA, ETNICIDADE E MIGRAÇÃO
FONTE: GIDDENS, Anthony. Sociologia. Porto Alegre: Artmed, 2005
1 Por raça entendem-se as características físicas, como a cor da pele, tratadas pelos membros de uma comunidade ou sociedade como etnicamente significativas por assinalarem características culturais distintas. Muitas crenças populares acerca da raça são um mito. Não existem características nítidas que permitam distribuir os seres humanos por raças diferentes. 
2 Certos sectores de uma população formam grupos étnicos em virtude de partilharem características culturais comuns que os separam de outros grupos da mesma população. Por etnicidade entendem-se as diferenças culturais que separam os grupos. As principais características que distinguem os grupos étnicos são a linguagem, a história ou ancestralidade, a religião, modos de vestir ou adornos. As diferenças étnicas são inteiramente aprendidas, embora, por vezes, sejam vistas como "naturais". 
3 Um grupo minoritário é aquele cujos membros são discriminados pela maioria da população de uma sociedade. Os membros dos grupos minoritários têm frequentemente um forte sentido de solidariedade de grupo, derivado em parte da experiência coletiva de exclusão. 
4 A deslocação e a procura de bodes expiatórios são mecanismos psicológicos associados ao preconceito e à discriminação. No caso da deslocação, os sentimentos de hostilidade são dirigidos contra objectos que não são a real causa das ansiedades. As pessoas projectam as suas ansiedades e inseguranças em bodes expiatórios. Ter preconceitos significa manter atitudes pré-concebidas acerca de um indivíduo ou grupo; a discriminação significa comportamentos que privam os membros de um grupo das oportunidades dadas a outros. 
5 Racismo significa atribuir falsamente características hereditárias de personalidade ou de comportamento a indivíduos com determinada aparência física. Um racista é alguém que acredita que existe uma explicação biológica para características de inferioridade supostamente possuídas por pessoas de um ou outro tipo físico. Fala-se em racismo institucional para designar padrões de discriminação baseados na etnicidade que se tornaram estruturados nas instituições sociais existentes. O novo racismo descreve atitudes racistas que são expressas através da noção de diferenças culturais, em vez da noção de inferioridade biológica. 
6 O fechamento de grupo e o acesso privilegiado a recursos são um aspecto importante de muitas situações de antagonismo étnico. Contudo, alguns dos aspectos fundamentais dos conflitos étnicos modernos, especialmente as atitudes racistas dos brancos contra negros, têm de ser entendidos à luz da história da expansão do Ocidente e do colonialismo. 
7 Têm sido adoptados três modelos de integração étnica por sociedades multiétnicas. No modelo de assimilação, os novos grupos de imigrantes adoptam as atitudes e a linguagem da comunidade dominante. No melting pot, as diferentes culturas e perspectivas dos grupos étnicos de uma sociedade fundem-se. O pluralismo significa que os grupos étnicos existem separadamente e são vistos como participantes em termos idênticos na vida económica e política. 
8 Os estados multiétnicos podem ser frágeis e viverem, por vezes, episódios de conflito étnico. A limpeza étnica é uma forma de conflito étnico em que são cria-das áreas etnicamente homogéneas através da expulsão em massa de outros gru-pos étnicos. O genocídio descreve a eliminação sistemática de um grupo étnico às mãos de outro. 
9 A migração é um movimento de pessoas de uma região ou sociedade para outra com o objectivo de aí se estabelecerem. A migração global, o movimento de indi-víduos através de fronteiras nacionais, aumentou nos anos a seguir à Segunda Guerra Mundial e está a intensificar-se com a globalização. Por diáspora entende-se a disseminação de uma população étnica a partir de uma terra natal para áreas estrangeiras, muitas vezes de forma forçada ou sob circunstâncias traumáticas. 
10 A imigração levou à existência de numerosos grupos étnicos diferentes na Grã--Bretanha, nos Estados Unidos e em outros países industrializados. Na Grã-Bre-tanha, os grupos étnicos, no seu conjunto, experienciam desvantagens em relação à população branca - em áreas como o emprego, o rendimento, a habitação e o crime. Todavia, os padrões de desigualdade têm estado a mudar e existem agora muitas diferenças entre os grupos étnicos minoritários, com alguns grupos a alcançarem amplamente a paridade com a população branca. 
11 A nova migração refere-se a padrões alterados de migração na Europa que resultaram do fim da Guerra Fria, de prolongados conflitos étnicos na antiga Jugoslá-via, e do aprofundamento da integração europeia. A imigração ilegal tem estado a aumentar à medida que as oportunidades de imigração legal para a UE têm sido gradualmente limitadas. 
QUESTÕES PARA REFLEXÃO
1 Como é que uma pessoa não preconceituosa pode encontrar-se a agir de forma discriminatória? 
2 Precisamos de compreender a história para entender os padrões actuais de migração e o antagonismo étnico? 
3 Quão preciosa será a noção de multiculturalismo? 
4 O que se ganha por se viver numa cultura de melting potl 
5 O conceito de raça deverá ser eliminado da Sociologia? 
6 Deveríamos ter a possibilidade de viver e trabalhar em qualquer parte do mundo?

Continue navegando