Buscar

INTERDISCIPLINARIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR: RELATO DE UMA ATIVIDADE ENVOLVENDO UM ESTUDO SOBRE DIFERENTES PAISES (SEMANA CULTURAL VIRTUAL)

Prévia do material em texto

Anotações e fichamento sobre o texto:
INTERDISCIPLINARIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR: RELATO DE UMA ATENÇÃO:
Essas foram as principais abordagens sobre o texto Melina Nymann dos Santos, Cleci Teresinha Werner da Rosa e Luiz Marcelo Darroz. Revista Vivências. Vol. 15, N.28: p. 135-144, Maio/2019. Poderão auxiliar para a construção do Proposta de Trabalho em Grupo (PTG) ou Proposta de Trabalho Individual (PTI) da UNOPAR ou ANHANGUERA. 4º ou 5º semestre da temática: Semana Cultural Virtual. 
NÃO COPIE – PLÁGIO É CRIME!
Fernanda Simões da Silva Costa
ATIVIDADE ENVOLVENDO UM ESTUDO SOBRE DIFERENTES PAISES
SANTOS; ROSA; DARROZ, 2019
PROBLEMÁTICA:
O cenário atual de educação, particularmente os indicados pelas avaliações externas, a exemplo do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) trazem resultados preocupantes em relação ao ensino e aprendizagem de Matemática. No primeiro caso, apenas para exemplificar, os índices apontam que 39,5% das crianças tem desempenho adequado no 5º ano do Ensino Fundamental. No Ensino Fundamental II e Ensino Médio, as avaliações apontam que 16,4% dos estudantes apresentam desempenho adequado em Matemática até o 9º ano do Ensino Fundamental e 9,3% no Ensino 
Médio (TODOS PELA EDUCAÇÃO, 2015). (SANTOS; ROSA; DARROZ, 2019, p.136)
São dados que se apresenta o crescimento de alunos desmotivados e elevação de desistência de alunos ao cursar sua educação básica. Além disso, cresce também a desvalorização do professor, condições precárias de trabalho, baixos salários, na qual contribui para diversos problemas em geral: Educação sem qualidade, professores descapacitados, alunos sem concluir seu ensino básico.
Tudo isso deixa claro a necessidade de mudança e principalmente de encontrarmos meios para incentivar os alunos a aprender. Assim, nessa busca pela melhoria da qualidade de ensino e de engajar os alunos na procura por conhecimento, surge a busca por recursos, teorias, métodos que possam contribuir com a melhoria da qualidade de ensino. SANTOS; ROSA; DARROZ, 2019, p.136).
Uma das soluções na prática do professor:
[...] a interdisciplinaridade surge como um meio de possibilitar essa melhoria, 
vinculando as diversas disciplinas em torno de uma única temática. O foco está em provocar os alunos por meio de temáticas interdisciplinares ou apresentar problemas que levam a necessidade de diálogo entre diferentes componentes curriculares, (SANTOS; ROSA; DARROZ, 2019, p.136).
OS AUTORES DESTACAM QUE DE MANEIRA INTERDISICPLINAR, COM QUESTIOMANETOS QUE PROMOVA O DIÁLOGO, FAVORECE ATIVIDADES QUE ENVOLVE DIVERSAS ÁRES DE CONHECIMENTO EM TORNO DO TEMA SELECIONADO PELO PROFESSOR. 
COMO ISSO OCORRE? EXEMPLO DADO PELOS AUTORES.
O projeto interdisciplinar a que esse texto se ocupa de relatar, iniciou como uma atividade curricular no primeiro ano do Ensino Médio, em que os alunos divididos em pequenos grupos, deveriam pesquisar sobre um determinado país, elencado suas indagações e curiosidades sobre esses países. A partir disso as demais disciplinas curriculares do primeiro ano foram sendo integradas ao projeto, de modo que os professores auxiliassem os grupos nas respectivas pesquisas que estavam sendo desenvolvidas. Essas pesquisas envolviam aspectos sociais, econômicos, culturais, políticos e outros vinculados aos países. E foi por meio da participação dos professores que os estudantes puderam perceber a inter-relação que existe nas disciplinas curriculares, pois muitas vezes para responder a um questionamento havia necessidade de buscar conhecimento em mais de uma disciplina. Por exemplo, para compreender o porquê do Produto Interno Bruto (PIB) de um país ser maior que o de outro é necessário estudar a origem e o desenvolvimento histórico desses países, o que envolve além da disciplina de Matemática, conhecimentos de História, Geografia e Sociologia. (SANTOS; ROSA; DARROZ, 2019, p.136).
SIGNIFICADO DE INTERDISPLINARIDADE
Voltado para a pesquisa científica, Japiassu (1976, p. 74) mostra que a interdisciplinaridade “se caracteriza pela intensidade das trocas entre os especialistas e pelo grau de integração real das disciplinas, no interior de um projeto específico de pesquisa”. Em outras palavras, o autor evidencia que a interdisciplinaridade representa a reunião de todas as áreas do conhecimento em torno de um único tema de pesquisa, em busca de respostas as indagações decorrentes da produção do conhecimento. SANTOS; ROSA; DARROZ, 2019, p.137).
Conforme Gaston Bachelard
é algo a ser vivido e está relacionado a atitude de espírito, realizada pela curiosidade do senso de aventura e descoberta, instituindo as relações entre saberes. Seu posicionamento mostra que mesmo a pesquisa que é realizada de forma individual, também é decorrente de um conhecimento coletivo, porque se serve de diálogos com outros saberes e campos do conhecimento. Portanto, são a produção isolada do saber, mas sim uma produção coletiva embebida em um conjunto de conhecimentos de natureza interdisciplinar. (SANTOS; ROSA; DARROZ, 2019, p.137).
SANTOS; ROSA; DARROZ, 2019, p.138).
Dessa maneira interdisciplinaridade escolar não requer a formação de conhecimentos ou disciplinas novas, mas de uma relação entre elas, de modo que haja uma complementação na busca pela solução a uma situação-problema apresentada (SANTOS; ROSA; DARROZ, 2019, p.138).
O QUE DIZ O PCN 
Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs (BRASIL, 1999, p. 21) ao sugerir que “a interdisciplinaridade não tem a pretensão de criar novas disciplinas ou saberes, mas de utilizar os conhecimentos de várias para resolver um problema concreto ou compreender um determinado fenômeno sob diferentes pontos de vista (SANTOS; ROSA; DARROZ, 2019, p.138).
Nesse entendimento, uma disciplina fornece suporte a outra para responder as indagações apresentadas no contexto da sala de aula, seja decorrente das dúvidas dos alunos frente aos conteúdos apresentados nas disciplinas escolares, ou demandas especialmente elaboradas pelos professores como as decorrentes de projetos associados a situações-problemas. O importante é que a solução ou as respostas sejam sempre a partir de múltiplos olhares e nunca limitados pelo âmbito de uma única componente curricular. (SANTOS; ROSA; DARROZ, 2019, p.138).
De acordo com os autores, a interdisciplinaridade não está sendo alcançado nas instituições educacionais, pois, ainda há sistemas em modelos disciplinares principalmente na formação dos professores. No entanto, as especializações por sua vez estão buscando superar a fragmentação, pois, há dificuldades dos professores por conta de sua formação inicial, sendo um fator cultural e não falta de discussão. 
CONTUDO, É IMPRESCINDIVEL QUE OS PROFESSORES SAIBAM A IMPORTÂCNIA DA INTERDISCIPLINARIDADE.
Rosa (2015) salienta que a interdisciplinaridade é muito mais uma questão de concepção e de metodologia do que curricular, uma vez que os professores precisam estar convencidos da sua importância e querer realizar ações e devolver projetos voltados a ela. Portanto, segue a autora mencionando, a escola precisa oportunizar espaços para que os professores se conheçam, dialoguem e se convençam de que essa é uma alternativa que qualifica o processo de ensino-aprendizagem. (SANTOS; ROSA; DARROZ, 2019, p.139).
SOLUÇÃO?
 [...] os professores deveriam organizar um tempo para se reunirem e debaterem conteúdos que perpassam diferentes as áreas do conhecimento. Esse representa outro entrave para a realização de projetos e ações como as defendidas neste texto, uma vez que, no cotidiano escolar, os momentos de reuniões entre todos os professores são escassos. (SANTOS; ROSA; DARROZ, 2019, p.139).[...] o uso da interdisciplinaridade, no contexto escolar, se revela uma ferramenta indispensável quando se busca um ensino voltado a dar significado aos conteúdos e, especialmente, quando se deseja que as respostas aos problemas e indagações apresentados, não estejam limitados a uma única disciplina ou área do conhecimento. Contudo, cabe aos professores e as equipes diretivas estimularem ações e atividades dessa natureza, promovendo a integração dos conteúdos. (SANTOS; ROSA; DARROZ, 2019, p.140).
CONSIDERAÇÕES SOBRE O TEXTO
Entende-se que ao desenvolver um projeto é preciso elaborar voltado para um diálogo entre as disciplinas presente no currículo escolar. As dúvidas serão respondidas de diversas maneiras atendendo mais de uma disciplina. Por ora, percebe-se que os projetos interdisciplinares são imprescindíveis para contribuir na aprendizagem dos alunos, e que tais dificuldades que ainda são presentes, devem ser superadas, com intenção de desmitificar as disciplinas isoladas.

Continue navegando