Buscar

tics semana 7 Larissa Mendes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina: Sistema Orgânicos Integrados
Aluna: LARISSA MENDES RODRIGUES 
Período: Primeiro período de Medicina
Turma: 33
Data: 28.09.2020
Pergunta: O que ocorre com o paciente quando o médico realiza a manobra de massagem do seio carotídeo?
De acordo Tortora e Derrickson (2017), “os seios caróticos são pequenas ampliações das artérias carótidas internas direita e esquerda, um pouco acima do ponto em que elas se ramificam da artéria carótida comum”.
CLÍNICA | carótico
Pelo fato do seio carótideo encontrar-se próximo da face anterior do pescoço, verifica-se a possibilidade de se estimular os barorreceptores nesse ponto através de compressão do pescoço. 
Nesse caso, muitos médicos em algumas situações usam a massagem do seio carótico para reduzir a frequência cardíaca em uma pessoa com taquicardia paroxística supraventricular, um tipo de taquicardia originada nos átrios.
Dessa forma, interrompe-se a mencionada taquicardia, haja visa o desencadeamento de um reflexo vagal produzido por meio dessa pressão realizada pescoço nas regiões dos seios carotídeos.
Além disso, qualquer coisa que distenda ou comprima o seio carótico, como a hiperextensão da cabeça, colarinhos apertados ou o transporte de cargas pesadas sobre o ombro, também pode desacelerar a frequência cardíaca e causar síncope do seio carótico, desmaio decorrente da estimulação inadequada dos barorreceptores do seio carótico. p.1441
CORRELAÇÃO
Referências:
TORTORA, Gerard J.; DERRICKSON, Bryan. Princípios da Anatomia e da Fisiologia. 14. Edição. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017.
GUYTON, A.C.; HALL, J.E. Tratado de Fisiologia Médica. 13ª ed. Rio de Janeiro, Elsevier Ed., 2017.

Continue navegando