A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
AVALIAÇÃo sobre supervisao

Pré-visualização | Página 1 de 1

AVALIAÇÃO – PRINCÍPIOS E MÉTODOS DA ORIENTAÇÃO INSPEÇÃO SUPERVISÃO E GESTÃO ESCOLAR
· O PL 4.106/2012, estabelece atribuições do supervisor educacional. Nesse sentido, assinale a opção correta dentro das alternativas abaixo.
 
 
Resposta Marcada :
Supervisionar o cumprimento dos dias letivos e horas/aula estabelecidos legalmente;
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· Ao longo do tempo, prevaleceu uma ________ da supervisão ligada à fiscalização e ao controle. Contudo, alguns ______________ revelam que se muitas vezes eles pareciam ligados aos políticos pela _________________ e enfrentando os docentes, outras tantas se recortavam com independência dos mandatos governamentais e se uniam às lutas do magistério. Este _______ de posições em torno do vínculo com as gestões políticas e com os mestres também está presente nos discursos e práticas que hoje os supervisores realizam.
 
Resposta Marcada :
imagem, estudos históricos, hierarquia administrativa, leque
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· Inspeção é o ato de inspecionar algo, fiscalizar, de contrapartida, a supervisão é o ato de orientar, guiar, motivar e gerar resultados entre as equipes supervisionadas. Nesse as funções específicas dos inspetores escolares são:
1. Participar do planejamento e aplicação dos mecanismos e instrumentos de controle referentes a currículos e programas educacionais, previstos ou em desenvolvimento;
2. Auxiliar os professores a melhor compreenderem os problemas e necessidades dos jovens educandos e atender, na medida do possível, a tais necessidades.
3. Colaborar no estabelecimento de diretrizes pedagógicas que levem à consecução da política educacional do Estado;
4. Ajudar os professores a melhor compreenderem os objetivos reais da educação e o papel especial da escola na consecução dos mesmos.
Resposta Marcada :
1 e 3
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· Salienta-se que os inspetores escolares são representantes legais dos departamentos administrativos centrais e regionais do estado, também ainda conceitua as inspeções escolares como correções, auditorias, orientações e assistência técnica. Esses profissionais são as ligações informativas do poder público no ambiente educacional. Desta forma é função do inspetor:
 
Resposta Marcada :
Função Verificadora: deve possuir domínio da legislação, ser pesquisador e observador;
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· Marque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas.
(   ) Estabelecer fortes laços morais entre os professores quanto ao seu trabalho, de tal forma que operem em estreita e esclarecida cooperação, para que os mesmos fins gerais sejam atingidos.
(   ) Ajudar os professores a melhor compreenderem os objetivos irreais da educação e o papel especial da escola na consecução dos mesmos.
(   ) Auxiliar os professores a não compreenderem os problemas e necessidades dos jovens educandos e atender, na medida do possível, a tais necessidades.
(   ) Identificar qual o tipo de trabalho mais adequado para cada professor, distribuindo tarefas, mas de forma que possam desenvolver suas capacidades em outras direções promissoras.
 
Resposta Marcada :
V F F F
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  0
· A supervisão passa de escolar para pedagógica e se caracteriza por “um trabalho de assistência ao professor, em forma de planejamento, acompanhamento, coordenação, controle, avaliação e atualização do desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem”. Nesse sentido a função do supervisor é:
 
Resposta Marcada :
Ajudar os professores a diagnosticar as dificuldades dos alunos na aprendizagem e a elaborar planos de ensino para superação das mesmas.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· Os diferentes tipos de planejamento, do mais simples ao mais complexo, referem-se aos diferentes ambientes, metas e objetivos existentes na escola, os quais se relacionam com a organização do espaço escolar e os objetivos relacionados. Nesse sentindo, qual dos planejamentos faz parte área educacional:
 
Resposta Marcada :
Planejamento de Ensino
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· Os diferentes tipos de planejamento, do mais simples ao mais complexo, referem-se aos diferentes ambientes, metas e objetivos existentes na escola, os quais se relacionam com a organização do espaço escolar e os objetivos relacionados. Nesse sentindo, qual dos planejamentos NÃO faz parte área educacional:
 
Resposta Marcada :
Planejamento direcional
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· A reclassificação e a classificação de alunos que deixam de frequentar o ambiente escolar por diversos fatores faz parte da rotina de trabalho dos supervisores, orientadores e inspetores. Sendo assim qual conceito se encaixa de forma correta na questão de reclassificação de alunos?
 
 
Resposta Marcada :
A escola poderá reclassificar os alunos, inclusive quando se tratar de transferências entre estabelecimentos situados no País e no exterior, tendo como base as normas curriculares gerais.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· A reclassificação e a classificação de alunos que deixam de frequentar o ambiente escolar por diversos fatores faz parte da rotina de trabalho dos supervisores, orientadores e inspetores. Sendo assim qual dos conceitos NÃO se encaixa de forma correta na questão de classificação de alunos?
 
Resposta Marcada :
Por transferência, para candidatos procedentes de outras escolas;
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  0

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.