Buscar

Benefícios da organização e sediação de eventos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão:
A seguir, há um trecho de reportagem da revista Veja, publicado em 28 de novembro de 2018: “O Brasil desistiu da candidatura para sediar a COP 25, Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que acontecerá em novembro de 2019. Segundo nota do Ministério de Relações Exteriores, a decisão foi tomada levando em conta restrições orçamentárias e o atual processo de transição presidencial”. Muitos órgãos de imprensa criticaram essa decisão, afirmando que, com isso, o Brasil perde a oportunidade de atuar como protagonista mundial em questões ambientais e que a desistência de sediar um evento desse porte pode gerar prejuízos. Considerando seus conhecimentos na organização de eventos, apresente benefícios ocasionados devido à organização e sediação de eventos.
Fonte: BRAUN, J. Alegando falta de orçamento, Brasil desiste de sediar COP 25. Veja, 28 nov. 2018. Disponível em: < https://veja.abril.com.br/mundo/alegando-falta-de-orcamento-brasil-desiste-de-sediar-cop-25/ >. Acesso em: 18 jan. 2019.
 
Resposta:
A realização e impacto de um megaevento é sempre marcante, isto porque, se positivo, gerará lucros e crescimento para diversos setores, se negativo acarretará em prejuízos imensos. Neste texto abordaremos os benefícios de se organizar e sediar um evento.
Se tratando do setor econômico, há um dado que fala por si só, segundo Embratur (2015) um turista de lazer gasta em média U$ 73,77 por dia, enquanto um turista de negócios e eventos chega a gastar U$ 329,39. Além do setor econômico, há outros setores que também são beneficiados com megaeventos como, social e cultural. Abaixo, listaremos alguns pontos a respeito de cada setor:
Econômico
· Gera empregos através da contratação de mão de obra local;
· Contratação de serviços relacionados ao turismo, como hospedagem, passeios aos pontos turísticos do local;
· Aumento da receita municipal, através dos impostos devido à emissão de notas fiscais.
Social
· Melhoria na segurança, reforço do policiamento e luzes da cidade;
· Renovação urbana, como construção de novos parques, edifícios, centro de esportes, entre outros;
· Renovação dos meios de transporte, como a criação de novas linhas de metrô, trem e ônibus, e melhoria nos aeroportos.
Cultural
· Ao sediar um grande evento, qualquer cidade pode ter seu turismo impulsionado, o que funciona como um incentivo para atividades culturais.
· Segundo Brito & Fontes (2002), “um evento gera benefícios para empreendedores, para a cidade que o promove, para o comércio local, restaurantes, hotéis e para a comunidade receptora.” Com isso, concluímos que, um bom planejamento, é fundamental para o sucesso de um evento.
Referências Bibliográficas:
· Material dado em aula
· https://www.moblee.com.br/blog/impacto-de-grandes-evento-em-cidades/

Continue navegando