Buscar

INSTITUTO FEDERAL MATO GROSSO DO SUL

Prévia do material em texto

INSTITUTO FEDERAL MATO GROSSO DO SUL.
FORMAÇAO PEDAGOGICA PARA EAD/2021.
"Novas competências docentes frente as tecnologias digitais interativas”
Bom dia meu nome é Denize faria dos santos faço parte da formação pedagógica para EAD turma 2021 do instituto federal mato grosso do sul.
O tem de hoje tem como base o artigo NOVAS COMPETENCIAS DOCENTES FRENTE AS TECNOLOGIAS DIGITAIS INTERATIVAS.
O podcast terá embasamento na crítica dos autores a respeito das concepções instrumentalistas e deterministas das tecnologias digitais interativas.
Diante das diversas transformações tecnológicas atuais podemos ver novos ritmos, novas percepções no nosso meio de aprendizagem. A era digital é responsável por uma grande revolução, mas não só na tecnológica também na cultural. Trago aqui a opinião adverso de dois autores, diante isso de acordo com Romero o professor precisa saber entender a capacidade cultural com a tecnológica unindo-as em um proposito maior.
Já para Amaral a tecnologia não é apenas um suporte e sim uma ferramenta consciente de trabalho. Diante o posicionamento dos autores entendemos que as TIC são elementos mediadores de aprendizagem e a interação aluno/professor deve ser o ápice do ensino.
Podemos entender dois tipos de visões; A visão determinista que aponta os meios técnicos como imparcial no ensino, e a visão instrumentalista que é oposta e valoriza o meio técnico considerando como objeto flexível no ensino aprendizagem.
Devemos quebrar os estigmas de que a tecnologia seja apenas um instrumento superficial do trabalho pedagógico, ressaltando que o uso das ferramentas digitais vai muito além da boa vontade do professor, trata-se de um projeto educacional a ser implantado no ambiente.
Pra finalizar a análise de hoje devemos entender que a utilização das tecnologias digitais visa potencializar o trabalho do educador e o aprendizado do aluno em grande leque de oportunidades para todos.
Um beijo e até a próxima.

Continue navegando