Buscar

Crimes falimentares - Divulgação de informações falsas

Prévia do material em texto

Divulgação de informações falsas
 
 Aluna: Rafaela Maria Boniatti
Entende-se por crimes falimentares aqueles que decorrem de qualquer atividade fraudulenta, praticada pelo devedor ou terceiro, que resulte ou possa resultar em prejuízo aos credores da empresa falida. Estes crimes podem ser cometidos antes ou depois da sentença que declara falência, que concede a recuperação judicial ou homologa a recuperação extrajudicial.
Dentre os diversos crimes falimentares existentes, está o crime de divulgação de informações falsas.
Desse modo, temos no artigo 170 da Lei 11.101/05 que, aquele que divulga informação falsa sobre devedor em recuperação judicial para obter vantagem ou levá-lo à falência está sujeito à pena de reclusão de 2 a 4 anos.
Art. 170. “Divulgar ou propalar, por qualquer meio, informação falsa sobre devedor em recuperação judicial, com o fim de levá-lo à falência ou de obter vantagem:
 		Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”
É, portanto, crime comum quanto ao sujeito ativo, pois qualquer pessoa pode praticar a conduta, por exemplo: concorrentes, terceiros prestadores de serviço, como contadores, auditores e advogados, e mesmo funcionários com acesso a informações privilegiadas. O sujeito passivo, em primeiro plano, é o devedor em recuperação judicial. Em segundo plano, toda a coletividade, em razão do impacto econômico resultante da provocada inviabilidade do negócio.
É crime formal que exige do agente o elemento subjetivo denominado dolo específico. Se alguém divulgar ou propalar informação falsa sobre devedor em recuperação judicial, tendo o objetivo de levá-lo à falência ou de obter vantagem, reconhece-se a figura de divulgação de informações falsas. 
A divulgação pode dar-se, nos termos da lei, por qualquer meio (forma verbal ou escrita, em conversas ou até mesmo por meio da imprensa). É necessário que a informação seja falsa e o agente saiba disso.
Cabe destacar que, mesmo que a mentira não provoque a falência nem resulte em vantagem para o agente, o crime estará consumado. Como ocorre nos delitos formais, a obtenção do resultado é mero exaurimento.
REFERÊNCIAS:
Lei 11.101/05 
Site Âmbito Jurídico - https://ambitojuridico.com.br/edicoes/revista-53/crimes-falimentares-uma-abordagem-analitica/
Site Jus - https://jus.com.br/artigos/46145/crimes-falimentares-em-especie

Continue navegando