Buscar

contextualizada Psicologia de Aprendizagem

Prévia do material em texto

Nome da instituição: Univeritas Polo de Itaqua
Curso: Pedagogia
Disciplina: Psicologia do Desenvolvimento
Professor: Fernanda Maria A. De Araújo
Aluno: Rosemari Alves de Araújo
Contextualizada: Psicologia do Desenvolvimento
Sócrates acreditava que o melhor modo para as pessoas viverem era se concentrando no próprio desenvolvimento ao invés de buscar a riqueza material. Ele acreditava que veio com uma missão especial, de ajudar o ser humano a se conhecer ,conhecer suas fraquezas, emoções e aprender a controlar seu corpo e mente, sendo que ele mostrava que a alma era mais importante que o corpo,(conhecer a si mesmo é conhecer a própria alma). Ensinava que os erros dos outros e dele mesmo que cometia na vida, era culpa da própria ignorância (só sei que nada sei). 
Através de perguntas os próprios erros dos outros nas respostas, ele motivava as pessoas a reconhecer suas falhas e corrigi, por isso Sócrates fez muitos inimigos. Mas também valorizava a amizade entre as comunidades, pois deveriam se concentrar os seus esforços em serem virtuosos de caráter e o melhor modo do homem viver é buscando o desenvolvimento as suas razões e do seu conhecimento e não querendo riquezas materiais.
Sócrates também ensinou a maiêutica que é um estimulo para descobrir o conhecimento, aprender a se questionar a se interrogar, procurar respostas ainda que não as encontre, se esforçar para encontrar saídas sozinhos, não aceitar somente uma resposta mais sim entender a pergunta. Ele motivava os jovens a aprender sobre políticas, incluía eles na sociedade, acreditava que os filósofos poderiam governar, pois eles eram pessoas qualificadas e capazes de governar com intenção de ajudar e resolver todos os problemas dos outros.
Sócrates discutia valores, verdades, fundamentos, ele gostava de desenvolver suas reflexões filosóficas em praças públicas, para alguns estudiosos, o método socrático, que tem princípio construir conhecimento em vez da mera transmissão de ideias, isso tudo levou ele ser acusado de ser contra a democracia e também foi condenado à morte por não acreditar nos deuses da sua cidade.
A sabedoria passou a ser um objeto de pesquisa para Sócrates, o seu maior investimento foi desvendar a natureza humana descobrir a essência do homem. E assim poder ajudar, pois ele acreditava que se o homem se conhecesse assim seria um caminho mais fácil para lidar com as emoções e controlar seus impulsos.
Referencia: brasilescola.uol.com.br
www.ebiografia.com/
www.todamateria.com.br

Continue navegando