Buscar

O Que é Matriz BCG

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

O Que é Matriz BCG?
A matriz BCG é uma ferramenta desenvolvida pela consultoria Boston Consulting Group – daí a sigla do nome. Ela foi elaborada no final dos anos 60, por Bruce Henderson.
Trata-se de um gráfico utilizado para analisar um produto em relação ao mercado e aos seus concorrentes. A matriz BCG conta com dois eixos:
· Crescimento de mercado e;
· Participação relativa de mercado.
O objetivo é verificar o desempenho e potencial futuro de cada produto. Com a visualização gráfica desses fatores, fica mais fácil tomar decisões estratégicas.
De decisões sobre investimentos até estratégias de marketing, essa análise permite uma gestão mais eficiente. Munido desse conhecimento, é possível assegurar a manutenção da competitividade.
A matriz BCG pode ser aplicada a fim de identificar oportunidades, reciclar o ciclo de vida de um produto e fazer sua empresa crescer!
Também conhecida como Matriz de Participação, pode-se dizer que esse é um método de estudo. Com ela, entendemos a carteira de negócios. Como você sabe, conhecer esses dados é fundamental para um bom planejamento.
A matriz BCG é capaz de auxiliar a tomada de decisões a respeito dos produtos. Isso inclui, mas não se limita, a se vale ou não a pena investir neles. Ela pode ajudar a decidir, inclusive, quais são os produtos que precisam ser tirados do mercado.
Pense no seu portfólio de produtos como um time esportivo. Os melhores atletas precisam ser mantidos e incentivados, e os que não estão tendo boa performance devem ir para o banco.
Da mesma forma, algumas atividades precisam ser intensificadas, já outras, eliminadas. A matriz BCG é ideal para visualizar a situação da sua cartela de produtos de forma simples. Como é gráfica e bastante didática, fica muito fácil.
Como funciona a matriz BCG?
A matriz BCG foi pensada com as necessidades de empresas de grande porte em mente. No entanto, seus conceitos podem ser adaptados para todos os negócios.
A única exceção são as empresas em fase de planejamento. Como não existe um histórico de informações disponíveis, não é possível aplicar a matriz BCG. Afinal, quanto mais dados você tiver sobre o produto e sobre o mercado, melhor.
Essa é uma metodologia ágil, que age em perfeita harmonia com o atual mercado digital. Como as mudanças são constantes, é preciso que as análises também sejam. Por isso, quanto mais simples for a ferramenta, melhor.
A classificação dos produtos em si é feita a partir de quatro categorias:
· Estrela;
· Vaca leiteira;
· Interrogação ou Em Questionamento e;
· Abacaxi (Cachorro, no original em inglês).
Os quadrantes representam uma relação entre crescimento e participação relativa de mercado. Cada um deles foi nomeado de forma a facilitar o entendimento do seu significado. O uso dessas expressões auxilia no rápido entendimento da análise.
Veja na figura como fica a distribuição do gráfico:
Esses quadrantes representam, também, os estágios de desenvolvimento de um negócio. Confira:
· Introdução de um produto: Interrogação;
· Crescimento no mercado: Estrela;
· Maturidade do negócio: Vaca Leiteira e;
· Declínio no mercado: Abacaxi.
Estrelas: O quadrante da estrela corresponde ao alto crescimento, combinado com alta participação de mercado. Os produtos que se enquadram aqui são aqueles que geram boa rentabilidade, mas também precisam de investimentos altos.
Seu alto índice de vendas ajuda a manter o bom posicionamento no mercado, mesmo que ele precise de investimento constante, devido ao crescimento do mercado.
Esses produtos têm muito potencial, mas ainda não estão estáveis.
Vacas leiteiras: Esses produtos são aqueles indispensáveis. O mercado já está consolidado, então pouco investimento é necessário. A participação no mercado, no entanto, continua firme e forte.
Esse é o quadrante de produtos que mantém o balanço positivo da empresa. O mercado tem baixo crescimento, mas representa dinheiro certo. Essa alta rentabilidade permite a “ordenha” constante desses produtos.
Normalmente, um produto começa como interrogação e transforma-se em estrela ou abacaxi. Os produtos estrelas, então, podem eventualmente se tornar um produto vaca leiteira.
Pontos de interrogação: Esses são normalmente produtos inovadores. Exploram um nicho ou mercado normalmente novos. Como ainda não há mercado estabelecido, a adesão do público é baixa.
No entanto, com o investimento adequado, esses produtos apresentam um enorme potencial. O problema é: eles podem dar certo, e podem não dar.
Abacaxis: No original em inglês, esse quadrante é chamado de cachorro ou vira-latas. No Brasil, utilizamos o abacaxi, que nos lembra mais do que ele representa: problemas.
Produtos abacaxi estão no final de sua vida: o declínio no mercado. Já não são considerados inovativos, ou, então, sua qualidade não está mais à par do crescimento do setor. Além disso, o volume de vendas é muito baixo.
Retirar esse tipo de produto do mercado é uma estratégia que libera recursos. Com o investimento que era desperdiçado nele, é possível turbinar os produtos interrogação e estrelas, por exemplo.

Outros materiais