Buscar

Trabalho_Português

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

INSTITUTO FEDERAL MINAS GERAIS – CAMPUS CONGONHAS
RESENHA DA CARTILHA DO PARTICIPANTE: A REDAÇÃO DO ENEM
Congonhas 2021
Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa
 A competência 1 diz respeito ao domínio da língua portuguesa, ou seja, nesse tópico será avaliado a capacidade do candidato de desenvonvolver um texto formal, contemplando as regras de ortografia e de acentuação gráfica regidos pelo atual Acordo Ortográfico. 
 O desempenho será avaliado em seis níveis: 0, 40, 80, 120,160 e 200; a depender da fluidez da leitura, beneficiada ou não, pela contrução sintática. De modo geral, durante a correção da redação, o avaliador levará em consideração os possíveis problemas e desvios de construção sintática - convenções da escrita, gramaticais, de escolha de registro e de escolha vocabular.
Figura 1: Avaliação da Competência 1
Comentário: 
 Essa competência é de extrema importância, visto que o prejuízo da construção sintática influência a coesão e a coerência do texto, tópico avaliado em outra competência. Dessa forma, o desempenho ruim nesse tópico acarretará em um prejuízo na estruturação lógica e formal entre as partes da redação.
Competência 2: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa
 Nesta competência, por meio da dissertação argumentativa, um texto no qual se defende um ponto de vista sobre determinado assunto, deve-se demonstrar domínio do tema proposto, de forma que as ideias da tese sejam assertivas.
 Há grande demanda de atenção para leitura e interpretação para que seja realmente compreendido o que foi proposto, assim será mais fácil definir a abordagem da discussão e defender o foco adotado. Evitando quaisquer desvios ao recorte temático. Estando atento a atender o tipo textual e eventuais tangências, ou seja, abordagem que deixa a principal discussão sobre o assunto e se torna ampla associando-se a outros problemas vinculados, porém não solicitados. 
Os textos motivadores despertando uma reflexão ajudam a entender melhor a proposta, mas é necessário estar atento para evitar ficar preso somente nas ideias apresentadas, lembrando-se de não os copiar, pois levará a redação ser vista negativamente.
Comentário:
Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de VISTA 
 Na competência 3 é analisada a capacidade de selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. O texto, portanto, deve apresentar de forma clara uma ideia e argumentos que a sustentem demonstrando um posicionamento referente ao tema apresentado.
 
 A avaliação dessa competência se baseia na inteligibilidade do texto, ou seja, de sua coerência e da plausibilidade entre as ideias apresentadas, que devem ser construídas através de um projeto de texto.
A inteligibilidade da sua redação depende, portanto, dos seguintes fatores:
· Seleção de argumentos.
· Relação de sentido entre as partes do texto.
· Progressão temática adequada ao desenvolvimento do tema, revelando que a redação foi planejada e que as ideias desenvolvidas são, pouco a pouco, apresentadas, de forma organizada, em uma ordem lógica.
· Desenvolvimento dos argumentos, com a explicitação da relevância das ideias apresentadas para a defesa do ponto de vista definido.
 A nota estabelecida a essa competência varia de 200 a 0, de acordo com a forma que seus quesitos são apresentados e realizados no texto.
Comentário:
 A compreensão da terceira competência é de suma importância uma vez que é necessário que seu texto tenha coerência em todo seu decorrer e que todas as informações utilizadas nele estejam devidamente conectadas e claras a respeito do tema apresentado.
Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
 Nesse tópico é avaliada a estruturação lógica e formal entre as partes da redação, na qual se observa a relação entre os parágrafos da mesma, de modo que a redação fique coerente sequencialmente e suas ideias se interdependam. A coerência e coesão do texto se darão pelo uso de preposições, conjunções, advérbios e locuções adverbiais e, também, pela conexão das ideias citadas no texto, o garantindo relações de continuidade. De maneira geral, na competência 4 avalia-se o encadeamento textual.
 Para assegurar a coesão textual é necessário: a estruturação dos parágrafos com comparação de ideias, causa-consequência, exemplificação e outros; a estruturação dos períodos para expressar ideias de causa-consequência, contradição, comparação, temporalidade, entre outros; a referenciação para estabelecer relações de sinonímia, hiperonímia, antonímia e de expressões resumitivas, metadiscursivas e metafóricas.
 Para se referir a elementos já citados no texto é recomendado:
· Substituir termos ou expressões por pronomes pessoais, demonstrativos e possessivos, advérbios de localização e artigos;
· Substituir expressões ou termos por sinônimos, hipônimos, hiperônimos ou expressões resumitivas;
· Substituir verbos, substantivos, períodos e fragmentos do texto por conectivos ou expressões de retomada do assunto;
· Fazer a elipse ou omitir elementos já abordados ou facilmente identificáveis;
· Conferir se o elemento coesivo utilizado estabelece o devido sentido;
· Utilizar articuladores textuais para relacionar orações, frases e parágrafos.
Na avaliação dessa competência os pontos adquiridos podem ser 0, 40, 60, 120, 160 e 200 de acordo com o seu nível de desempenho.
Comentário:
Compreender essa competência é essencial, pois a coesão e coerência do texto são fatores que farão a diferença no momento de avaliação da sua redação. Fazendo o devido e bom uso de preposições, conectivos, conjunções, advérbios e os outros que já foram citados acima, seu texto terá um melhor encadeamento e, dessa forma, sua nota será maior e melhor.
Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos
 A Competência 5 se constitui na elaboração de uma proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos. 
 Tal proposta deve estar articulada com o restante do texto, ou seja, responder os problemas que foram apresentados no desenvolvimento, e ir de acordo com a tese defendida e os argumentos apresentados pelo autor do texto. 
 Para uma conclusão completa, algumas perguntas tem que ser respondidas, como por exemplo: 
— Quem deve executar tal medida? 
Qual o órgão que deve ser responsável, nesse momento é citado os Ministérios, os agentes sociais que podem ser relacionados ao tema.
— Como?
De que forma isso será aplicado na sociedade prática? Quais serão os meios necessários? 
É importante se atentar a esse detalhe, por que deve ser uma medida que consiga ser realizada, de certa maneira, alcançável na nossa realidade. Um exemplo: por meio de palestras, de pesquisas, etc.
— O que será conquistado com essa intervenção? Qual será o efeito? 
Aqui é falada a finalidade da proposta apresentada, o que se espera alcançar com ela. 
Respondendo essas perguntas, torna-se mais prático a elaboração da Conclusão, uma vez que está ligando tudo que já foi falado anteriormente no texto sendo apresentada uma possível solução para o problema a partir do que foi defendido na sua tese.
 É importante se atentar também a questão do Desrespeito aos Direitos Humanos, que são considerados os seguintes princípios:
· Dignidade humana.
· Igualdade de direitos.
· Reconhecimento e valorização das diferenças e diversidades.
· Laicidade do Estado.
· Democracia na educação.
· Transversalidade, vivência e globalidade.
· Sustentabilidade socioambiental.
 Na Cartilha é mostrado alguns exemplos de participantes que levaram a nota 0 nessa competência por desrespeitarem os direitos citados a cima, ou relacionados
ao tema proposto. 
 É a última competência a ser avaliada, como a conclusão do texto, também sendo classificada de 0 a 5.
Comentário: 
 O entendimento dessa competência é de grande importância, pois a proposta de intervenção é o que conclui o texto, a tese defendida pelo autor. Desse modo, tem que ir de acordo com os argumentos que foram usados, e se é possível ser efetuada na sociedade, assim sendo avaliada a capacidade da proposta estar de acordo com a realidade.
Síntese e comentário de Recomendações Gerais
 A proposta da redação do ENEM é apresentar um texto dissertativo-argumentativo, que vai exigir que você disserte argumentativamente, ou seja, que você escreva, com suas próprias palavras, sobre um tema de maneira crítica, apresentando o seu ponto de vista. Além disso, você deverá apresentar argumentos de autoridade que corroborem o seu ponto de vista, se posicionando claramente. A redação do Enem exige que na conclusão de seu texto você ainda apresente uma proposta de intervenção detalhada, que minimize os desafios citados por você durante o desenvolvimento.
Para ajudá-lo a se guiar, o Exame também traz alguns textos motivadores, para que você entenda como deve abordar o tema, indicando um caminho a ser seguido. Deverá possuir uma introdução, o desenvolvimento e uma conclusão. 
 O domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa é imprescindível para a construção do texto, é a primeira competência a ser avaliada. Para que você fique de acordo com a escrita formal, alguns cuidados devem ser levados em consideração. Como evitar os vícios de linguagem livremente cometidos na fala, pois eles definitivamente não cabem na norma-padrão da língua. Ter precisão vocabular: A precisão vocabular só é atingida quando o candidato dispõe de um bom vocabulário, empregando palavras que normalmente não são utilizadas na fala. O candidato deve obedecer às regras de: concordância nominal e verbal; regência nominal e verbal; pontuação; flexão de nomes e verbos; colocação de pronomes oblíquos; grafia das palavras; divisão silábica na mudança de linha.
 A redação será escrita à mão, por isso a caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, é obrigatória. Escrever em até 30 linhas. 
 A seguir, serão apresentados alguns fatores que podem zerar a redação do Enem. Fique atento:
· Fugir do tema
· Não atender à estrutura do texto dissertativo-argumentativo. 
· Redação em branco.
· Texto insuficiente.
· Textos que contenham desenhos, assinatura, nome, apelido rubrica etc. 
· Parte do texto deliberadamente desconectada com o tema proposto. 
· Cópia integral dos textos de apoio ou itens das provas objetivas.
· Texto integralmente em língua estrangeira. 
Comentário: 
É de suma importância o candidato corresponder as competências que são avaliadas. A redação do Enem tem um peso bastante significativo no exame. Equivalente a 50% do total de pontos que podem ser alcançados pelo candidato. A nota máxima, portanto, é de 1.000 pontos. Então a tal é imprescindível.
Síntese e comentário de Amostra de Redações Nota 1000 do ENEM 2018 
 Algumas das Redações nota mil do Enem 2018 foram escolhidas para a Cartilha do participante e a partir delas foram feitas análise sobre como os participantes cumpriram todas as exigências necessárias para que a nota mil fosse atingida. Um desses casos é o da redação da participante Luisa Sousa Lima Leite e é possível observar no texto dela o excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa. Ademais, ela trouxe um repertório sociocultural relacionado ao tema central do texto que é bem demarcado quando na introdução ela relaciona a Revolução Técnico-científico-informacional com o assunto central da redação. Os argumentos escolhidos são coesos e usados de forma a defender o ponto de vista da redatora. Além disso, a organização estrutural do texto é clara, já que Luisa o organizou com tese, desenvolvimento argumentativo e com uma excelente conclusão. Ao longo da redação a autora fez um bom uso de conjunções e são elas que ajudam a trazer coerência ao texto e o relaciona por completo (quando usadas corretamente). Por fim, a redação da participante Luisa possui uma proposta de intervenção, que respeita os direitos humanos, e que tem concordância com os argumentos apresentados ao longo da redação. Dessa forma a participante conseguiu atingir nota mil em seu texto.
Comentário:
 Todos esses pontos observados no texto da Luisa são de extrema necessidade em qualquer redação que o participante almeja atingir nota mil. Um bom domínio de escrita, uso adequado de conjunções, repertório sociocultural, uso de argumentos coesos, e uma proposta de intervenção bem elaborada são tópicos que serão observados no texto e avaliados. Por isso é imprescindível que o participante treine várias vezes a escrita para que assim consiga seguir todos os critérios exigidos e consiga uma excelente nota na redação do Enem.
 (
Página
 
2
)

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando