Buscar

texto argumentativo dissertativo

Prévia do material em texto

MAPA – Material de Avaliação Prática da Aprendizagem SUBSTITUTIVO
	R.A.: 1961543-5
	Acadêmico: Antonio Carlos de Souza Carvalho 
	Curso: Licenciatura em História 
	Disciplina: História do Brasil:colônia 
	 
 Caio Prado Júnior traz para a nossa compreensão à sua tese principal “o sentido da colonização” expandindo através de desdobramentos de diversos autores sugerindo novas perspectivas. O sentido começa a ganhar novas formas e definições que reforçaram suas formulações precursoras. Sua origem trazia dois pontos importantes: a ruptura da ordem social e de qual Brasil partiu sua análise.
 Essa radicalidade se referia não só ao seu posicionamento marxista e comunista mas as suas colocações desses grupos numa perspectiva crítica.
 Ele afirma que a importância não era olhar as características do Brasil mas como estava vinculado ao processo do capitalismo. 
 Gilberto Freyre tinha o pensamento clássico caracterizado por uma visão do passado. Buscava pensar na identidade brasileira, dando um significado positivo a miscigenação que era vista como um defeito um erro social. Também valorizava a cultura portuguesa e q influencia na cultura brasileira. 
 Sérgio Buarque de Holanda nos trouxe o conceito de homem cordial que era a forma natural e viva que se transformou em fórmula. Ele estudava a forma plural dos povos brasileiros chegando a publicar sua obra intitulada “Raízes do Brasil “ baseado numa visão controversa que foi repleto de críticas é elogios no século XX. Sua teoria aproximava se de Gilberto Freyre sobre a miscigenação , entretanto ambas desconsideração a questão do estrupo e do abuso sexual as mulheres negras e indígenas. 
 Sérgio Buarque mostrava que a população formada após a colonização era uma população cordial, que se aceitava os comandos da colonização e eram cordiais ao sucumbir às propriedades da formação familiar em detrimento do bem público.
 De acordo com os estudos Caio Prado Júnior e Gilberto Freyre, há traços do período colonial ainda nos dias atuais, o Brasil foi colonizado para ser explorado seus recursos, isso é visto até hoje, somos exportadores de café, algodão, açúcar, entre outros... 
 Os povos continuam sendo escravizados em cerâmicas de tijolos, carvoarias, tráfico sexual, entre muitas outras atividades ainda hoje exercidas.
 Mesmo com o passar de décadas os negros continuam sendo impedidos de alcançaram cargos melhores , são intitulados a serviços braçais, ainda podemos apontar os cargos superiores que são alcançados não por classificação ou qualificação, mas sim pela aproximação de alguém no poder, por ser parente, atitudes evidentes do período colonial que continua em nossa atualidade.
Disserte seu MAPA aqui!

Continue navegando