Buscar

ZIKA VÍRUS

Prévia do material em texto

Zika Virus
Tamires Feitosa – 2420100605
Yasmim Feitosa – 2420100604
Sheila Roque – 2420101481
Kelly Fernanda – 2420100463
Julia Gomes – 2420101306
Hillary Macedo – 2420102223
Definição
Zika Vírus (ZKV) é um vírus transmitido pelos mosquitos Aedes aegypti (mesmo transmissor da dengue e da febre chikungunya) e o Aedes albopictus. O vírus Zika teve sua primeira aparição registrada em 1947, quando foi encontrado em macacos da Floresta Zika, em Uganda. Entretanto, somente em 1954 os primeiros casos em seres humanos foram relatados, na Nigéria. O vírus Zika atingiu a Oceania em 2007 e a Polinésia Francesa no ano de 2013. O Brasil notificou os primeiros casos de Zika vírus em 2015, no Rio Grande do Norte e na Bahia. Atualmente, sua presença já está documentada em cerca de 70 países.
Sinais e Sintomas
O vírus Zika causa uma doença febril aguda, geralmente autolimitada, que poucas vezes 
necessita internação para tratamento. Estima-se que somente 20% das pessoas com infecção pelo vírus 
Zika apresentem sintomas e sinais clínicos, os quais podem incluir febre baixa, manchas vermelhas com 
prurido, dores nas articulações, dores musculares, cefaleia, vermelhidão nos olhos, tosse seca ou
vômitos. Não existe tratamento específico e os sintomas duram poucos dias. O vírus Zika também é 
causa da síndrome de Guillain-Barré e de outras doenças neurológicas relevantes, como mielites e 
meningo-encefalites, embora esses agravos sejam pouco frequentes. Casos de óbito decorrentes da 
infecção pelo vírus Zika são raros.
Meio de Transmição
O contágio principal pelo ZKV se dá pela picada do mosquito que, após se alimentar com sangue de alguém contaminado, pode transportar o ZKV durante toda a sua vida, transmitindo a doença para uma população que não possui anticorpos contra ele.
A transmissão do ZKV raramente ocorre em temperaturas abaixo de 16° C, sendo que a temperatura mais propícia gira em torno de 30° a 32° C - por isso ele se desenvolve preferencialmente em áreas tropicais e subtropicais.
Outras formas de transmissão
Uma gestante pode transmitir o ZKV para o feto durante a gravidez e essa forma de transmissão está relacionada a ocorrência de microcefalia e outros defeitos cerebrais graves do feto, além disso, alterações articulares, oculares e outras malformações vem sendo relacionadas à transmissão do ZKV da mãe para o feto e estão em estudo.
O Zika vírus pode ser transmitido através de relação sexual de uma pessoa com Zika para os seus parceiros ou parceiras, mesmo que a pessoa infectada não apresente os sintomas da doença.
Há ainda a possibilidade de transmissão por transfusão sanguínea e outros derivados, com o reporte de alguns casos no Brasil, nos quais a transmissão ocorreu provavelmente por esta via. 
Prevenção
Ainda não existe vacina ou medicamentos contra zika vírus. Portanto, a única forma de prevenção é acabar com o mosquito, mantendo o domicílio sempre limpo, eliminando os possíveis criadouros.
Usar roupas que cobram a maior parte possível do corpo.
Ficar em locais com ar condicionado ou que tenham telas nas portas e janelas, mantendo os mosquitos fora.
Cobrir berços, carrinhos ou transportadores de bebês com um mosquiteiro
Colocar areia em casos de plantas, esvaziar, limpar ou cobrir recipientes que possam conter água parada, a fim de reduzir as áreas em que os mosquitos possam se reproduzir, inclusive dentro e perto de casa.
Tratamento
Repousar muito.
Beber bastante líquido para prevenir desidratação.
Tomar medicamentos, como o acetaminofeno (Tylenol®), para diminuir a febre e aliviar a dor.
Não tomar aspirina ou outros anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), até que a dengue seja descartada, para reduzir o risco de sangramento.
Se estiver tomando remédio por qualquer outra condição médica, converse com o profissional de saúde antes de tomar mais medicamentos.

Continue navegando