Buscar

Enron Corporation

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Enron Corporation
Questões para discussão.
1) Por que a Enron faliu?
A prática de fraudes e manobras contábeis que culminaram no prejuízo de milhares de pessoas. Com o objetivo de maquiar o balanço da companhia, foi usado um complexo sistema de parcerias financeiras para esconder prejuízos. Esses prejuízos vieram à tona em 2001, a empresa entrou em investigação e após escândalos com as divulgações das fraudes, os preços das ações despencaram e a empresa abriu concordata.
2) Como funcionavam as operações de “Finança Estruturada” através da criação de empresas? Comente: objetivo, quem arquitetou essas operações, se a manobra foi legal ou infringiu as normas contábeis, quais principais diretores estavam envolvidos na fraude e de que forma estavam envolvidos. 
A Enron utilizou empresas coligadas e controladas para inflar seu resultado, uma prática comum nas empresas. Através de SPE´s (Special Purpose Entities), a empresa transferia passivos, camuflava despesas, alavancava empréstimos, leasings, securitizações e montava arriscadas operações com derivativos. Existem duas maneiras de contabilizar participações em outras empresas nas demonstrações contábeis. A primeira é contabilizar esta participação como um investimento no ativo. A segunda é através da consolidação, onde os ativos e passivos da coligada/controlada são somados aos da controladora. De acordo com as normas contábeis americanas (GAAP- General Accepted Accounting Principles), o uso de SPE´s é autêntico e sua consolidação não é regra. A FASB (Financial Accounting Standards Board) exige consolidação de uma SPE apenas no balanço de sua controladora. A Enron utilizou participações cruzadas e minoritários para diluir sua participação e com isso desenquadrar suas SPE´s da obrigatoriedade da consolidação. Ou seja, ela era a controladora indiretamente. Na realidade, a Enron utilizou a legislação para camuflar seu resultado. Houve manobras contábeis, falta de transparência. O filme evidência também a participação de várias pessoas nesse esquema além do mentor Jeff Skilling, como por exemplo: Ken Rice, Cliff Baxter e Lou Pai, sendo o último o responsável pela posteriormente fracassada EES (Enron Energy Services) e quem mais lucrou na empresa.
3) Quais foram os fatores que levaram os diretores da Enron a cometer tais atos?
Entendemos que essas manobras foram influenciadas, sobretudo, pela ganância dos administradores em inflarem, manifestamente, seus lucros. Nesse sentido, grandes corporações comumente vinculam a remuneração dos seus administradores aos resultados obtidos em benefício delas. Seria uma espécie de participação nos resultados - normalmente atribuída como fator motivacional - paga aos administradores com as próprias ações da corporação. São as conhecidas “Stock Options”. Nesse sistema, os administradores ou funcionários passam a ser proprietários de ações da empresa e podem ou não obter lucros, o que dependerá do desempenho da corporação. Não é necessário nenhum esforço interpretativo para compreender que os administradores, nesse contexto, teriam total interesse em que suas ações se valorizassem cada vez mais para obterem grandes resultados na sua comercialização. Foi o que aconteceu com um dos fundadores e CEO da “Enron”, Kenneth Lay. “Kenneth Lay reuniu mais de 200 milhões de dólares em ações em quatro anos e vendidas antes que o escândalo estourasse e transformasse em pó o fundo de pensão de mais de 20 mil funcionários da empresa”
4) Como funcionava a contabilização "mark to market" da nova tecnologia anunciada sobre a banda larga?
 Esta era uma técnica usada por empresas de corretagem e importação e exportação. Com uma contabilidade desta, o preço ou valor de um seguro é registrado em uma base diária para calcular lucros e perdas. Acredita-se que esta técnica foi usada para aumentar os números de rendimento manipulando projeções para rendimentos futuros.
5) Qual era a importância dos Traders para a empresa?
Em 1992, a Enron virou um espécie de “bolsa de valores” da energia, e os traders da empresa tinham a liberdade para negociar suas ações da maneira que entendessem visando ao lucro máximo. Traders da Enron se uniram com os legisladores californianos e conseguiram a desregulamentação da área de energia no Estado da Califórnia. O objetivo de tal ato legal era o de permitir a oscilação de preço da energia segundo o mercado, ou seja, com a desregulamentação, o preço da energia poderia variar de acordo com a oferta e a procura. Neste contexto de suposto livre mercado, os traders da Enron conseguiam, mediante acordos escusos com as usinas, exportar energia da Califórnia, e importar a energia de volta na alta de preços.
6) Os analistas (como: Goldman Sachs), os bancos (como: JP Morgan, Chase e Citigroup) e as agências de análise de risco (como: Moody´s Investor Service e Standards & Poor´s) falharam? Em que cada um falhou?
A Arthur Andersen admitiu que deveria ter exigido a consolidação de uma SPE que representaria 20% do ajuste do 3°trimestre de 2001. Sua parte de culpa está muito mais relacionada ao fato de que maculara sua independência ao prestar serviços de consultoria e planejamento tributário para a Enron e por sua negligência em alertar a sociedade sobre os possíveis riscos dos ativos não auditados. Os bancos JP Morgan Chase e Citigroup emprestaram bilhões de dólares para a Enron, tendo gasodutos como garantias),financiar grandes aquisições ao redor do mundo, inclusive concessões de saneamento no Brasil e a distribuidora paulista Elektro. E, mesmo sabendo das dificuldades da empresa, optaram por tentar preservar o crédito da Enron com as outras instituições. Agências de análise de risco como a Moody´s Investor Service e a Standards & Poor´s demoraram a revisar o rating da Enron, somente o rebaixando próximo ao momento da concordata.

Outros materiais