Buscar

movimento, Intelecto e afeto Psicomotricidade

Prévia do material em texto

Psicomotricidade
PROFESSORES:
Dayanna Karla Gonzaga Ximenes
Fernanda Maria Agostinho de Araujo
Lucinalva Maria da Conceicao Souza
Gislaine Mesquita da Silva
Cleudo Pinheiro da Silva
Herica Teixeira Simão
TUTOR: Lucinalva Maria da Conceicão Souza
ALUNA: Giovana Rita de Cássia Raimundo 28285344
MOVIMENTO, INTELECTO E AFETO
CONCEPÇÃO DE PSICOMOTRICIDADE A concepção da psicomotricidade no campo da prática e da investigação científica é a investigação das dos três conhecimentos básicos que norteiam a psicomotricidade, que são o movimento, o intelecto e o afeto, estes sim, são individuais e únicos em cada criança.
Atualmente, na Psicomotricidade, existem três campos de atuação: reeducação, terapia e educação. ... Assim, a Psicomotricidade atua proporcionando ambientes que estimulem as vivências corporais, ou seja, buscando desafiar os alunos, atingindo suas zonas de desenvolvimentos, como de São considerados como eixos de atuação do psicomotricista os seguintes campos de trabalho: A psicomotricidade educacional, voltada para escolas e instituições de ensino; e a psicomotricidade hospitalar, referente às atividades para hospitais, clínicas e espaços de saúde, defende Vygotsky.
O movimento humano é a parte mais ampla e significativa do comportamento do ser humano”. É obtido através de três fatores básicos: os músculos, a emoção e os nervos, formados por um sistema de sinalizações que lhes permitem atuar de forma coordenada” (BARROS & NEDIALCOVA,1999:, p.3).
O movimento no desenvolvimento infantil tem uma função fundamental, principalmente nos primeiros estágios da criança onde esta não adquiriu a linguagem falada ainda. O movimento tem a função de comunicação. É através do movimento que a criança expressa suas sensações e manifesta o contato com o mundo ao seu redor.
Entende-se por comunicação o ato ou ação de comunicar-se, esta dada através de gesticulação, expressando assim seus desejos, vontades e sentimentos.
As necessidades físicas ou psíquicas são expressas através do movimento, essa, portanto, é a primeira forma de comunicação antes do desenvolvimento da linguagem. Essa comunicação através do movimento é definida por Wallon como comunicação emocional. A necessidade da criança de se expressar faz com que a postura corporal demonstre seu estado orgânico ou emocional
O aspecto afetivo por si só não pode modificar as estruturas cognitivas, mas pode influenciar as estruturas a se modificar. No processo de ensino-aprendizagem, o aspecto afetivo é de grande importância para compreender que cada criança é única, tanto no desenvolvimento afetivo, quanto no cognitivo.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
https://monografias.brasilescola.uol.com.br/pedagogia/psicomotricidade-identificando-novos-paradigmas-sua-colaboracao.htm
https://psicomotricidade.com.br/sobre/o-que-e-psicomotricidade/

Continue navegando