Buscar

Atividade contextualizada Psicomotricidade 2

Prévia do material em texto

UNINASSAU
PEDAGOGIA
PSICOMOTRICIDADE
PROFESSORA FERNANDA MARINHO
TUTORA LUCINALVA SOUZA
ALUNA CLÁUDIA CRISTINA SILVA SOARES
A Psicomotricidade tem sua história marcada pela busca da compreensão do funcionamento neurofisiológico da criança e, ao longo de um século, graças às contribuições dos estudos sobre desenvolvimento humano e à participação da psicologia no campo das investigações científicas, assume uma outra abordagem.
Baseado nessas informações, explique qual é a concepção da psicomotricidade no campo da prática e da investigação científica na atualidade.
A psicomotricidade estuda o ser humano através da movimentação de seu corpo, primeiras ações realizadas pelas crianças, entendendo que é uma forma de se comunicar, abrindo caminhos para diversas formas de aprendizagem.
O foco da psicomotricidade está no corpo do sujeito e suas relações com o mundo, experiências vividas onde a ação é resultado de sua individualidade, linguagem e socialização.
O homem está sempre se movimentando seja no mundo externo ou interno, o corpo é o início das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas.
Concepção de interações cognitivas, sensório-motoras e psíquicas na compreensão das capacidades de ser, expressar-se a partir do movimento, em um contexto psicossocial.
Abordando o estudo motor, integrado e coordenado por funções mentais, onde a idéia de que dominar o corpo é a primeira condição para dominar o comportamento.
Existem três conhecimentos básicos que sustenta a psicomotricidade; o movimento, o intelecto e o afeto. Que são estruturados por três pilares; o querer fazer (emocional) sistema límbico, o poder fazer (motor) sistema reticular e o saber fazer (cognitivo) córtex cerebral.
Quanto a área de intervenção, foi verificado que basicamente são três áreas de atuação; educação, reeducação e terapia psicomotora.
A contribução da psicomotricidade é expressiva para a formação estruturação do esquema corporal e tem como objetivo principal o incentivo a prática do movimento em todas as etapas da vida da criança.
Por esse motivo os educadores recomendam que os jogos e brincadeiras ocupem um lugar destaque no programa escolar desde a educação infantil, com aulas de movimentos. Por meio dessas atividades as crianças se divertem, criam, interpretam e se relacionam com o mundo que vivem.
https://monografias.brasilescola.uol.com.br/pedagogia/psicomotricidade-identificando-novos-paradigmas-sua-colaboracao.htm
http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/4701/1/MD_EDUMTE_VII_2012_03.pdf
https://institutoneurosaber.com.br/a-importancia-da-psicomotricidade-para-educacao-infantil/
https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/a-importancia-psicomotricidade-para-aprendizagem.htm

Continue navegando