Buscar

ATIVIDADE DIDATICA DO ENSINO SUPERIOR

Prévia do material em texto

NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO
Curso: Núcleo Comum
Disciplina: DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
COMPONENTES DO GRUPO:																		
	
	Nome
	R.A.
	01
	Vania Maria Ferreira 
	
	02
	
	
	03
	
	
	04
	
	
	05
	
	
1. Para Libâneo (2006), existem duas Correntes Pedagógicas a serem consideradas, quais são? E o que dizem?
As duas Correntes Pedagógicas são Progressistas e Liberais
Corrente Pedagógica Liberal com a manifestação da sociedade capitalista da liberdade e dos interesses individuais, com base na propriedade privada dos meios de produção a escola tem o papel de preparar os indivíduos para a visa em sociedade, considerando as habilidades individuais de cada um onde aprende a adaptar-se á sociedade de classes desenvolve sua própria cultura sendo a mesma processo de reprodução de saberes e dentro da corrente Pedagógica liberal existem quatro teorias a Tradicional, Renovada Progressista, Renovada não diretiva e a Tecnicista.
A teoria Renovada Progressistas compreende que a escola deve adequar o individuo ás necessidades do meio social baseando seus conteúdos aluno deve aprender fazendo, em tal processo o professor deve auxiliar o aluno em seu desenvolvimento espontâneo pelo estimulo, valorizando a autoeducação.
2. Baseado na teoria de Jean Piaget, o conhecimento da criança é organizado como esquemas, que são estruturas cognitivas indispensáveis para o conhecimento das pessoas. Essas estruturas cognitivas são modificadas por meio dos processos de Assimilação, Acomodação e Equilibração. No ensino estes pressupostos acima elencados também ocorrem? 
Ocorrem quatro períodos no processo evolutivo da espécie humana no decorrer das diversas faixas etárias ao longo do seu processo de desenvolvimento são eles Sensório-motor (0 a 2 anos), Pré – operatório (2 a 7 anos ), Operação concretas (7 a 11 ou 12 anos) e Operação formais (11 ou 12 anos em diante. Cada uma dessas fases é caracterizada por formas diferentes de organização mental que possibilitam as diferentes maneiras do individuo relacionar-se com a realidade que o rodeia.
3. Com base na visão dos quatro pilares do conhecimento, (UNESCO, 2004) quando a educação contribui para o desenvolvimento total da pessoa. Quais das aprendizagens está intimamente ligada ao ensino superior? E porquê?
Aprender a fazer – o conhecimento pedagógico é constantemente contribuindo durante a vida profissional do professor e na relação que estabelece teoria e pratica. Francisco Imbernom (2011) em sua obra intitulada “Formação docente e profissional: formar-se para a incerteza” afirma que o conhecimento pedagógico se legitima na prática, representa mais que os conhecimentos de determinada disciplina ou disciplinas, reside nos procedimentos de transmissão do conhecimento, e reúne características como complexidade, acessibilidade e utilidade social. A pratica pedagógica deve ser um processo de constante estudo, discursão e experimentação conjunta, que levem o professor a ser a pessoas que propõe valores para a melhoria das condições de vida em sociedade. 
4. De acordo com Antônio Nóvoa um bom programa de educação continuada é aquele que concentra na pessoa do professor e a escola como um lugar de crescimento profissional permanente? Este mesmo crescimento é dado aos professores do ensino Superior?
De acordo com Antônio Nóvoa, afirma que a bagagem teórica terá pouca utilidade, se o professor não fizer uma reflexão global sobre sua vida, como aluno e como professor, o objetivo não pode ser a busca da formula magistral, mas a melhora da pratica, independentemente da modalidade de ensino que os docentes atuem são profissionais que devem diagnosticar o contexto de trabalho, tomar decisões, atuar e avaliar a pertinência das atuações a fim de reproduzi-la no sentido adequado. Essas atitudes resultam na melhora profissional aliadas ao conhecimento e a experiência, isto é, o conhecimento das variáveis que intervêm na Pratica e a experiência para dominá-la.

Continue navegando