Buscar

PROVA DE IED

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
FACULDADE DE DIREITO CURSO DE DIREITO
Prova do 1º Bimestre – CEAD-DP
Disciplina de Introdução Ao Estudo Do Direito – Prof. Esp. Robson Moraes dos Santos
	Nota Final
	
Acadêmica (o): Paulo Henrique Moura Silva R.G.M.: 012.8430
A prova contém 06questões, sendo OBJETIVAS e DISCURVIVAS. QUE EQUIVALEM AO TOTAL DE SETE (7,0) PONTOS DO TOTAL DA PROVA. Há cinco questões objetivas que equivalem 1,0 (um) ponto e uma questão discursiva que equivale 2,0 (dois) pontos.
Deverão ser respondidas no espaço destinado ao Gabarito (sob pena de a questão ser considerada inválida), da seguinte forma:
A = ANNA; B = BIA; C = CARLA; D = DIVA; e E = EVA
A Introdução ao Estudo do Direito é matéria de iniciação, que fornece ao estudante noções fundamentais para a compreensão do fenômeno jurídico. Apesar de se referir a conceitos científicos, a Introdução não é, em si, uma ciência, mas um sistema de ideias gerais estruturado para atender as finalidades pedagógicas. Considerando a sua condição de matéria do curso jurídico, deve ser entendida como disciplina autônoma, pois desempenha função exclusiva, que não de confunde com a de qualquer outra. Sob este enfoque Luiz Luisi reconhece a autonomia, que “deriva de seu fim específico: reduzir o Direito a unidade sistemática”. Se tomarmos, porém, a palavra Disciplina no sentido de ciência jurídica, devemos afirmar que a Introdução ao Estudo do Direito não possui autonomia; ela não cria o saber, apenas recolhe das disciplinas jurídicas (Filosofia do Direito, Ciência do Direito, Sociologia Jurídica, História do Direito, Direito Comparado) as informações necessárias para compor o quadro de conhecimentos a ser apresentado aos acadêmicos. 
NADER, Paulo. Introdução Ao Estudo Do Direito – 36.ª ed. Rio de Janeiro: Forense, 2014, p. 03-04.
QUESTÃO 1: Analise a veracidade das frases. (Valor 1,0) 
I. Sobre o entendimento sistemático do Direito, as disciplinas jurídicas se dividem em duas classes, sendo, fundamentais e auxiliares. Para a primeira classe encontram-se a Ciência do Direito, a Filosofia do Direito e a Sociologia do Direito. Já para a segunda classe encontram-se a História do Direito e o Direito Comparado. 
II. A Ciência do Direito visa a investigação e estudo das normas jurídicas. 
III. A Sociologia do Direito busca a mútua convergência entre Direito e Sociedade. Logo, trata-se do exame do fenômeno jurídico do ponto de vista social. 
IV. A Sociologia Jurídica busca observar a adequação da ordem jurídica aos fatos sociais. 
Destas, pode-se dizer que estão corretas:
(a) Somente a assertiva I está incorreta.
(b) Somente as assertivas I, II e III estão corretas.
(c) Somente as assertivas II, III e IV estão corretas.
(d) Todas as assertivas estão corretas.
(e) Somente a assertiva IV está correta.
QUESTÃO 2: Analise as assertivas. (valor 1,0)
I- Moral tem como característica a bilateralidade já que possui caráter imperativo-atributivo; 
II- Direito tem como principal característica a incoercibilidade, já que apresenta traço apenas intimidador; 
III- A moral se preocupa com a vida interior, com a consciência, julgando os atos humanos exteriorizados apenas para aferir a intencionalidade; 
IV- O Direito cuida das ações humanas e investiga o animus do agente, ou seja, quando praticado determinado ato que passa do campo da consciência, exteriorizado através de ações ou omissões que venham a ofender o bem jurídico alheio; 
V- O Direito só tem sentido quando presente o elemento alteridade;
Marque a alternativa CORRETA: 
(a) Apenas as assertivas I e III estão corretas;
(b) Apenas as assertivas I, II e V estão corretas;
(c) Apenas as assertivas III e IV estão corretas;
(d) Todas estão incorretas.
(e) Todas estão corretas;
QUESTÃO 3: Sobre a Teoria Tridimensional de Hans Kelsen, assinale a alternativa correta. (valor 1,0) 
a) O direito só se constitui quando determinadas valorações dos fatos sociais culminam numa integração de natureza normativa, ou seja, as normas apresentam a integração de fatos sociais segundo múltiplos valores. 
b) As três dimensões Fato, Valor e Norma, correspondem, as seguintes disciplinas: Filosofia ou Axiologia Jurídica, Sociologismo jurídico e Normativismo jurídico. 
c) Os três elementos (fato, valor e norma) devem ser considerados para fins de interpretação do Direito. A interpretação, de acordo com a Teoria Tridimensional, é um processo de integração dialética que implica ir do fato à norma e da norma ao fato, sem desconsiderar os valores subjacentes ao caso concreto. 
d) Os três elementos (fato, valor e norma) devem ser considerados para fins de interpretação do Direito. A interpretação, de acordo com a Teoria Tridimensional, é um processo de integração dialética que implica ir do fato à norma e da norma ao fato, mas desconsidera os valores subjacentes ao caso concreto. 
e) Fato, Valor e norma não são elementos do fenômeno jurídico. 
QUESTÃO 4: Quanto à hierarquia, as normas classificam-se em: (valor 1,0)
(a) Normas Constitucionais, Leis Federais e Leis Ordinárias.
(b) Normas Constitucionais, Leis Ordinárias e Medidas provisórias.
(c) Normas Constitucionais, Leis Ordinárias e Medidas Provisórias.
(d) Normas Constitucionais, Leis Federais e Leis Estaduais.
(e) Normas Constitucionais e Leis Federais.
“A integração é um processo de preenchimento de lacunas, existentes na lei, por elementos que a própria legislação oferece ou por princípios jurídicos, mediante operação lógica e juízos de valor. A lacuna se caracteriza não só quando a lei é completamente omissa em relação ao caso, mas igualmente quando o legislador deixa o assunto a critério do julgador.”
NADER, Paulo. Introdução Ao Estudo Do Direito – 36.ª ed. Rio de Janeiro: Forense, 2014, p. 191.
QUESTÃO 5: Sobre a analogia é correto afirmar: (valor 1,0)
(a) Analogia é o mecanismo destinado a suprir eventual omissão legal. 
(b) Analogia é tão somente um processo revelador de normas explícitas. 
(c) Na analogia não tem fundamento na igualdade jurídica e na similitude. 
(d) Analogia é tão somente um processo revelador de normas implícitas e não tem fundamento na igualdade jurídica e na similitude. 
(e) Analogia é tão somente um processo revelador de normas explícitas bem como tem fundamento pautado na igualdade jurídica e na similitude. 
	Questão
	Resposta
	1
	B
	2
	C
	3
	C
	4
	C
	5
	A
DISCURSIVA
QUESTÃO 06: De acordo com o estudado em nossas aulas, vimos que a sociedade somente é possível perante as regras. Regras estas que emanam da moral e do direito. Leia o texto a seguir: 
“Direito e a Moral são instrumentos de controle social que não se excluem, antes, se completam e mutuamente se influenciam. Embora cada qual tenha seu objetivo próprio, é indispensável que a análise cuidadosa do assunto mostre a ação conjunta desses processos, evitando-se colocar um abismo entre Moral e Direito”. 
NADER, Paulo. Introdução ao Estudo do Direito. -40 ed. rev. e atual., Rio de Janeiro: Forense, 2017, p. 35.
De acordo com o texto acima, comente em no mínimo 05 linhas sobre a diferença entre a moral e Direito (Valoração: em até 2,0 pontos)
	Atualmente inúmeros critérios são utilizados para distinção entre Direito e Moral, sendo essas de ordem formal e material No ponto de vista formal pode-se verificar as seguintes distinções: O Direito é bilateral, enquanto a moral é unilateral: Essa distinção relaciona-se ao fato de que o Direito, ao conceder direitos, da mesma forma impõe obrigações, sendo pois uma via de mão dupla. Já a moral não, suas regras são simplificadas, impondo tão somente deveres, e o que se espera dos indivíduos é a obediência as suas regras. Exterioridade do Direito e Interioridade da Moral: por essa distinção entende-se que o Direito é externo por se ocupar das atitudes externalizadas dos indivíduos, não devendo se atuar no campo da consciência, somente quando necessário para averiguar determinada conduta. Já a moral se destina influenciar diretamentea consciência do indivíduo, de forma a evitar que as condutas incorretas sejam externalizadas, e quando forem, deverá ser objeto de análise somente para se aferir a intenção do indivíduo. Vale dizer que esse critério não atingiria a moral social.
No que diz respeito ao conteúdo material: Os objetivos do Direito e da moral são diferentes na medida em que o Direito visa criar um ambiente de segurança e ordem para que o indivíduo possa alcançar o desenvolvimento e progresso pessoal, profissional, científico e tecnológico. Já a moral se destina a aperfeiçoar o ser humano, sua consciência e para tal lhe impõe deveres na relação consigo mesmo e para com o próximo. Quanto ao conteúdo propriamente dito, surgem quatro teorias: Teoria dos círculos concêntricos: por esta teoria haveria dois círculos, sendo que um está inserido no outro. O maior pertenceria à moral, enquanto que o menor pertenceria ao Direito. Isso significa que a moral é maior que o Direito, e que o Direito dela faz parte; e que o Direito se subordina às regras morais. Teoria dos círculos secantes: por essa teoria haveria dois círculos que se cruzam até um determinado ponto apenas. Isso significa que o Direito e a moral possuem um ponto comum, sobre o qual ambos têm competência para atuar, mas deverá haver uma área delimitada e particular para cada um pois há assuntos que um não poderá interferir na esfera do outro. A visão Kelseniana: Para Kelsen o Direito é autônomo e a validade de suas normas nada têm a ver com as regras morais. Para ele haveria dois grandes círculos totalmente independentes um do outro. Teoria do mínimo ético: por essa teoria o Direito deveria conter o menor número possível de regras morais, somente aquelas que forem indispensáveis ao equilíbrio das relações. Pode-se dizer que essa teoria se opõe ao pensamento do máximo ético, que se expressa na adoção pelo Direito de uma grande parte da moral, para que as relações sociais sejam reguladas de forma mais próxima à consciência dos indivíduos.

Outros materiais