Buscar

QUEIJOS FRESCAIS

Prévia do material em texto

QUEIJOS FRESCAIS
Julia silva – processamento de leite e derivados
HISTORIA
O Queijo Minas surgiu com a vinda das famílias portuguesas para o Brasil, que trouxeram uma técnica antiga de fazer queijo coalhado com leite fresco .
Ao notarem as boas condições ambientais e geográficas do estado para produção de laticínios, logo as famílias começaram a adaptar as receitas de Portugal para solo mineiro
Vivenciado no século XVII.
CONCEITO DE QUEIJO
RTQI n° 146 de 07 de março de 1996: Entende-se por queijo o produto fresco ou maturado que se obtém por separação parcial do soro do leite ou leite reconstituído (integral, parcial ou totalmente desnatado), ou de soros lácteos, coagulados pela ação física do calho, de enzimas especificas, de bactéria específica, de ácido orgânicos, isolados ou combinados, todos de qualidade apta para uso alimentar, com ou sem agregação de substâncias alimentícias e/ou especiarias e/ou condimentos, aditivos especificamente indicados, substâncias aromatizantes e matérias corantes.
CONCEITO DE QUEIJO MINAS FRESCAL 
Entende-se por Queijo Minas Frescal, o queijo fresco obtido por coagulação enzimática do leite com coalho e/ou outras enzimas coagulantes apropriadas, complementada ou não com ação de bactérias lácticas específicas.
É um queijo delicado, consistência mole, com alto teor de umidade, sua massa é branca com algumas olhaduras irregulares.
Seu sabor é suave e levemente ácido.
TIPOS DE QUEIJOS FRESCAIS
Queijo Cottage Ricota Minas Frescal
CLASSIFICAÇÃO QUANTO A GORDURA
CLASSIFICAÇÃO QUANTO A UMIDADE
INGREDIENTES OBRIGATORIOS
INGREDIENTES OPCIONAIS
FLUXOGRAMA
DEFEITOS ENCONTRADOS 
Marca comercial 
Denominação
Carimbo oficial de Inspeção
Dados do estabelecimento
Conteúdo liquido 
Ingredientes
Informação nutricional
Data de fabricação, validade e lote
REFERENCIAS 
ÁVILA, C. R. de; GALLO, C. R. Pesquisa de Salmonella spp. em leite cru, leite pasteurizado tipo C e queijo Minas frescal comercializados no município de Piracicaba – SP. Scientia Agrícola, v. 53, n. 1, jan./abr., 1996.
BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Decreto nº 2244, de 04 de junho de 1997. Regulamento de inspeção industrial e sanitária de produtos de origem animal (RIISPOA). Diário Oficial da União, Brasília, 04 de junho de 1997
FURTADO, M. M. Principais problemas dos queijos: causas e prevenção. Edição Revisada e Ampliada. São Paulo: Fonte Comunicação e Editora, 2005. 200 p.
PERRY, K. S. P. Queijos: aspectos químicos, bioquímicos e microbiológicos. Química Nova, v. 27, n. 2, p. 293-300, 2004.
ROCHA, J. S.; BURITI, F. C. A.; SAAD, S. M. I. Condições de processamento e comercialização de queijo de Minas frescal. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia, v. 58, n. 2, p. 263-272, 2006.
SILVA, F. Queijo Minas Frescal, EMBRAPA, Brasilia – DF, 2005.

Continue navegando