Buscar

Atividade Complementar - Citologia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA
CITOLOGIA, HISTOLOGIA E GENÉTICA
JARDIANNE PEREIRA SOARES
ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA
a) Quais são as principais diferenças entre a molécula de DNA e de RNA? Cite pelo menos três.
- O DNA apresenta desoxirribose como açúcar, já o RNA apresenta uma ribose.
- As bases nitrogenadas presentes no DNA são citosina, guanina, adenina e timina. No RNA, são encontradas a citosina, guanina, adenina e uracila.
- O DNA apresenta duas fitas, mas o RNA é possui fita simples.
b) Em animais, o DNA pode ser encontrado em dois locais diferentes nas células. Pesquise e encontre quais são esses locais e quais são as diferenças entre os genomas.
Nos animais o DNA pode ser encontrado tanto no núcleo quanto na mitocôndrias. A diferença é que na Mitocôndrias encontra-se uma substância fluida que é denominado de matriz mitocondrial. Dentro dessa matriz encontramos enzimas, ribossomos e o DNA mitocondrial. Já no núcleo, encontra-se o material genético da célula. O núcleo controla a produção de RNA e a síntese de proteínas, comandando todas as demais atividades celulares. No interior do núcleo encontra-se um fluido chamado de cariolinfa. Na cariolinfa encontram-se os nucléolos e o DNA na forma de cromatina ou de cromossomos.
c) Cite e descreva os três tipos básicos de RNA.
Existem três classes de RNA: o RNA ribossômico, o RNA transportador e o RNA mensageiro. Essas classes são encontradas tanto em organismos procariontes quanto em eucariontes.
- RNA mensageiro (RNAm): é responsável por codificar as proteínas, tem seus códons (sequência de três bases nitrogenadas que codifica um aminoácido) lidos no momento da tradução. É, sem dúvidas, a classe mais heterogênea, podendo apresentar estruturas que variam de 500 até mais de 6000 nucleotídeos.
- RNA transportador (RNAt): Faz o transporte de um aminoácido específico para a síntese de proteína. Essa classe de RNA, que é semelhante em procariontes e eucariontes, apresenta-se como um trevo de quatro folhas, pois a estrutura da molécula apresenta-se dobrada em quatro alças. Uma dessas alças é a do anticódon, região responsável por reconhecer o códon que complementa a molécula do RNAm. Existe ainda uma região denominada de eixo aceptor, local onde o aminoácido liga-se e é levado para que ocorra a síntese proteica.
- RNA ribossômico (RNAr): é aquele que constitui o ribossomo. Assim que são sintetizados, os RNAr acumulam-se, formando regiões conhecidas como nucléolos. Nesses locais, o RNAr combina-se com proteínas e origina os ribossomos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando