Buscar

AOL 2 ETNICA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

10/10
1. Pergunta 1
/1
Leia o texto a seguir: “Atualmente, mais de 160 línguas e  dialetos são falados pelos povos indígenas no Brasil. Elas integram o acervo de quase sete mil línguas faladas no mundo contemporâneo (SIL International, 2009). Antes da chegada dos portugueses, contudo, só no Brasil esse número devia ser próximo de mil”.(Fonte: https://pib.socioambiental.org/pt/L%C3%ADnguas Acesso em: 28 dez 2019). Os Povos Indígenas que viram chegar os portugueses no litoral, no século XVI, era de um dos troncos linguísticos existentes no Brasil à época e que resistem pelo nosso vasto território, atualmente. Eram, aproximadamente, em torno de 1 milhão de índios, organizados em diversos de grupos. Podemos dizer que estamos relatando o troncode língua indígena:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Nambikwara.
2. 
Tupi.
Resposta correta
3. 
Guarani.
4. 
Macro-Jê.
5. 
Tukano.
2. Pergunta 2
/1
Leia o texto a seguir: “A campanha abolicionista, em fins do século XIX, mobilizou vastos setores da sociedade brasileira. No entanto, passado o 13 de maio de 1888, os negros foram abandonados à própria sorte, sem a realização de reformas que os integrassem socialmente. Por trás disso, havia um projeto de modernização conservadora que não tocou no regime do latifúndio e exacerbou o racismo como forma de discriminação”.(Fonte:http://www.ipea.gov.br/desafios/index.php?option=com_content&id=2673%3Acatid%3D28&Itemid=23. 28dez 2019).Darcy Ribeiro relata que a resistência dos africanos escravizados foi intensa. Lá pelo final do período colonial, o Brasil compunha uma das maiores populações negras fora da África. A abolição tardou muito e isso foi a causa fundamental de um fato histórico importante, na história do Brasil, da (...). (RIBEIRO, 1995). O que ele quis dizer com isto?
Ocultar opções de resposta 
1. 
Queda do Império e da proclamação da República
Resposta correta
2. 
Concepção de mecanismos de vigilância nas fazendas.
3. 
Libertação dos escravos no Brasil.
4. 
Criação e muitos quilombos pelo país.
5. 
Ideia de retornar à África, após a Abolição.
3. Pergunta 3
/1
Leia o texto a seguir: “Partindo da premissa que o Brasil se tornou uma nação multicultural, com os mais diversos legados dos povos  indígenas, dospovoseuropeus edopovonegro,que contribuíram paraaformaçãodanaçãobrasileira,queé caracterizado como país de diversidade étnico-racial. Dessa forma, torna-se necessário evidenciar o estudo da história do Brasil Colonial sobre tradições, culturas e festas religiosas, bem como as festas profanas, pois passaram a ser relevantes para o estudo das culturas locais”.(Fonte:http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_unespar- paranavai_hist_artigo_linda_salete_mondo_pacheco.pdf. Acesso em: 28 dez 2019).
Sobre as festividades brasileiras é correto afirmar que os povos indígenas deram grande contribuição e muitas vezes desconhecida. O mesmo poderá ser dito dos africanos. Nas festas, os Povos Indígenas inscrevem, entre outras coisas, quais significantes importantes deles:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Memórias, valores, códigos de regras, crenças e angústias pelo árduo trabalho, esperanças e fantasias.
Resposta correta
2. 
Lideranças, desesperanças, rancores, algumas crenças antigas e já bastante superadas.
3. 
Seus desejos de agradar esteticamente os que acompanham para conseguir alguns donativos.
4. 
Ambição, desânimo, falta de valores, crenças em figuras folclóricas e palavras incompreensíveis.
5. 
São passos rítmicos muito insignificantes e que não atraem o olhar apurado de culturas mais avançadas.
4. Pergunta 4
/1
Leia o seguinte texto a seguir e reflita: “Ao contrário das demaisfamíliasdessetronco,osTupi-Guaranitornaram-se conhecidos historicamente por terem sido grupos dessa família (aqui denominados de maneira ampla, como Tupinambás), os primeiros a fazer contato com os europeus, no que seria o início do período colonial, e também pelo imenso território ocupado por esses grupos então: no litoral Atlântico desde o cabo de São Roque, ao norte, até o Trópico de Capricórnio, ao sul, assim como extensas áreas do planalto meridional e entorno”. (Fonte: http://www.scielo.br/pdf/mana/v21n3/0104-9313-mana-21- 03-00499.pdf.Acessoem:28dez2019). Segundo Ribeiro, (1995), os grupamentos (...) não conseguiram uma unificação através de uma organização política, com o fim de agir conjugadamente. O que ela quis dizer com isto?
Ocultar opções de resposta 
1. 
Tapuia.
2. 
Bantus.
3. 
Baniwa.
4. 
Tabajara.
5. 
Tupy.
Resposta correta
5. Pergunta 5
/1
Leia o seguinte texto a seguir e reflita: “Tomando como base a realidade atual mundial, podemos fazer uma analogia e dizer que o povo europeu é um destes membros opressores que se mantém nessa posição etnocentrista. Com vários países europeus possuindo partidos políticos que visam o favorecimento da “população nacional”, começa a ocorrer o surgimento agrupado de xenófobos organizados, na qual por muitas vezes se manifestam contrários, publicamente, acerca de imigrantes ou descendentes desses. (No caso europeu, principalmente muçulmanos)”. (Fonte:https://www.geledes.org.br/xenofobia-e-sua- ligacao-com-o-etnocentrismo/.Acessoem:28 dez.2019). Segundo Bandeira (2003), “O (...) é uma forma de etnocentrismo, todavia, associadomaisdiretamenteàvisãobiologizadado evolucionismo social. ”. (BANDEIRA, 2003).O que ela quis dizer com isto?
Ocultar opções de resposta 
1. 
O Xenófobo europeu é um ultrapassado.
2. 
O Europeu sempre foi xenófobo.
3. 
O preconceito é uma forma de discriminação.
4. 
O etnocentrista é um preconceituoso.
5. 
O racismo é uma forma de etnocentrismo.
Resposta correta
6. Pergunta 6
/1
Leia o texto a seguir: “Costa brasílica, 23 de abril de 1563. Os padres jesuítas Manoel da Nóbrega e José de Anchieta, tendo partido de São Vicente, núcleo colonial português, chegavam a Iperoig, núcleo de aldeias tupi situado nas imediações do que hoje é a cidade de Ubatuba, estado de São Paulo. Vinham em missão diplomática ao encontro de Caoquira, um dos chefes que integravam uma coalização de diversos grupos tupi — espalhados por um vasto território compreendido entre Bertioga e Cabo Frio — unidos em guerra contra os portugueses”.(Fonte: Acesso em: 28 dez 2019). Eram povos indígenas, opostos aos portugueses, nos tempos coloniais, venceram várias batalhas, aniquilaram a capitania do Espírito Santo e ameaçaram gravemente a de São Paulo. Mas foram, afinal, derrotados por outros povos indígenas,atraídos pelos jesuítas. De que Povo Indígena se trata aqui:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Os Tupiniquins.
2. 
Os Tupy.
3. 
Os Tamoios.
Resposta correta
4. 
Os Tupinambás.
5. 
Os Macro-Jê.
7. Pergunta 7
/1
Leiaotextoaseguir:“OsTeneteharasereferemao sobrenaturaispela designaçãogenéricadekaroara,porémos distingue pelo menos em quatro categorias: criadores ou heróis culturais (Mahira, Mukwani, Tupã e Zurupari); os donos das florestas, das águas e dos rios (Ywan, Maranaywa); os azang, espíritos errantesdos mortos; eosespíritosde animais(piwara)”.(Fonte:http://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/13451/15269 Acessoem:  28  dez  2019). 
Quandoosportuguesesaportaram no litoral brasileiro foram confundidos com os queridos e cultuados deuses do Povo Tupi. Marque a alternativa que melhor exprime quem seria a divindade do povo tupi que foi confundida com aquele povo que chegada ao Brasil:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Tupã chegou como em um trovão e aportado na beira do mar.
2. 
Maíra e sua gente que estaria chegando, sobre as ondas do mar.
Resposta correta
3. 
Um Padre Jesuíta que chegou e foi confundido com Ywan.
4. 
Mukwani, um dos criadores heroicos do povo Tupã.
5. 
Maranaywa, dono das florestas e das águas e dos rios.
8. Pergunta 8
/1
Leia o texto a seguir: “Muitas são, no entanto, as manifestações de tradição oral que tendem a cair no esquecimento, como o Terno de São Bojô e o Bangariô, aos quais é atribuída uma origem africana. Tudo indica, porém, que o modelo inicial de manifestações artísticas como estas tenha sido introduzido no Brasil pelos europeus nos primeiros
anos da colonização. “. (Fonte:https://portalseer.ufba.br/index.php/afroasia/article/view/209 51/13554 . Acesso em: 29dez 2019).
Segundo GANDON (1997), os padres jesuítas se serviam também dos autos -forma teatral de uma trama popular, com cantos e danças - como elemento eficaz da (...). É bastante provável que, desde então, personagens representativos dos indígenas figurassem nestas peças, encenadas sobretudo no ciclo natalino. (GANDON, 1997). O que ela quis dizer com isto?
Ocultar opções de resposta 
1. 
Catequese.
Resposta correta
2. 
Educação.
3. 
Vivência.
4. 
Festa.
5. 
Diversão
9. Pergunta 9
/1
Leia o texto a seguir: “Neste, em especial, há algumas informações já superadas no tocante à diáspora no Brasil e seus efeitos, desde o percentual de entrada de cativos africanos no nosso território – 38% do total do tráfico transatlântico, sendo que as estimativas atuais apontam para cerca de 45% –, até os episódios de rebeldia escrava, cuja menção não ultrapassou Palmares, e mesmo o silêncio quanto ao retorno de africanos libertos no Brasil para a África, onde foram fundar importantes colônias de ‘brasileiros’ ou agudás. Tudo isso pode ser atribuído ao enorme desconhecimento sobreahistóriados   africanosnoBrasil. ”(Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0002- 05912012000200009 Acesso em: 28 dez 2019).
Calcula-se que no Brasil, chegaram em torno de 1,5 milhão de negros, constantemente poupados, nunca foram a principal força de trabalho, eram inexperientes e pouco produziram ou construíram neste país. O que você acha desta assertiva? Assinale a alternativa que melhor discorre sobre ela.
Ocultar opções de resposta 
1. 
De fato, só foram 1,5 milhão de negros vindos de Portugal, e depois chegaram os primeiros migrantes da Europa, por volta de 1808, com a chegada da Família Real que veio visitar o Brasil.
2. 
Engana-se quem pensa que a verdadeira força de trabalho no Brasil republicano foram negros, isso é inverídico, já que os indígenas, em suas tribos plantavam para a subsistência.
3. 
Atualmente já não é mais discutido a temática da escravidão no Brasil e não existem provas históricas que contestem ou neguem que os negros foram principal força de trabalho.
4. 
Apenas está claro nas documentações da época o fato real de que chegaram mais de um milhão de africanos no Brasil, com um relativo papel na lavoura de cana de açúcar.
5. 
A assertiva não procede, porque o que ocorre é justamente o contrário, ou seja, foram 12 milhões de negros, desgastados como a principal força de trabalho, produzindo e edificando constantemente.
Resposta correta
10. Pergunta 10
/1
Leia o texto a seguir: “Boa noite meu povo que vieram aqui me ver. Com esta brincadeira, trazendo grande prazer; Saldo grandes e pequeno, este é o meu dever. Sai para cantar boi bonito para o povo ver São João mandou, é pra mim fazer. É de minha obrigação eu amostrarmeusaberVivaJesusde Nazaré“.(Fonte:http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/ Dossie_bumba_meu_boi(1).pdf . Acesso em: 28  dez  2019). Para (RIBEIRO, 1995), as festas brasileiras como coroação dos reis, danças que rivalizam com temas como a caça e a guerra e festas do boi foram contribuições originárias da influência dos povos ______________________.
Ocultar opções de resposta 
1. 
Antigos Africanos
2. 
Africanos Kongos
3. 
Africanos Bantos
Resposta correta
4. 
Africanos bakongos,
5. 
Africanos Sudaneses

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais