Buscar

at02 Empreendedorismo Social

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A expressão “Gestão Estratégica” vem sendo utilizada desde a década de 80, em substituição ao termo “Planejamento Estratégico” que se encontra desgastado. Essa mudança de terminologia também representa mudanças substanciais presente nos termos, nas práticas e na motivação em exercer a estratégia nas organizações.
A terminologia “gestão” ou “administração” tem um sentido mais amplo e, quando aplicada ao pensamento estratégico, influencia a forma de lidar com o conteúdo e também no processo de implantação da estratégia na empresa.  
Com base nos conhecimentos apresentados nesta unidade, disserte sobre a importância da gestão estratégica para o empreendedor e como ela se encaixa no empreendedorismo social.
Empreender um novo negócio exige planejamento; os investimentos devem ser consistentes e os riscos calculados a fim de garantir sustentabilidade ao empreendimento. Com este pensamento podemos dizer que a gestão estratégica é de grande importância para o empreendedor, pois ela dará os meios necessários para a continuidade do empreendimento tendo como baliza o seu planejamento estratégico, onde encontramos a missão, visão, valores e as estratégias para o desenvolvimento do empreendimento. A gestão estratégica é o dia a dia da empresa, é algo cíclico e recorrente que busca gerir o empreendimento de forma estratégica para atingir as metas e os planos constantes do planejamento estratégico. 
No empreendedorismo social, a gestão estratégica é tão importante quanto para as empresas do setor privado, e suas práticas se encaixam da mesma forma. A diferença dessa gestão para o empreendedorismo social está no foco a ser atingido, visto que a preocupação está voltada para questões maiores, como: socioambientais dos bens e serviços que consomem. Sendo assim, não basta atingir os lucros esperados, mas faz-se necessário buscar atingir os valores socioambientais que foram relacionados no planejamento.
A gestão estratégica se faz necessário para o bom andamento e acompanhamento do plano estratégico das organizações. Toda organização deve ter seu planejamento estratégico, onde deve constar sua missão, visão, valores e as estratégias para alcance dos objetivos. No mundo corporativo de grande competitividade esse processo deve ser dinâmico e constante, fazer parte da gestão integrada das corporações. Uma filosofia de gestão estratégica é importante no que tange a elaboração e acompanhamento do desenvolvimento de todas as atividades da organização e seus resultados, acompanhando mercados e promovendo de forma dinâmica alternativas para a sobrevivência e crescimento do negócio. A gestão estratégica é tão importante para o empreendedorismo social quanto para empresas de outros setores que desejam implementar seu modelo de negócio de forma sistematizada e responsável, controlando os riscos e assim aumentando as chances de sucesso.

Outros materiais