Buscar

Anna Pimentel

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

IFSUL – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul- Rio Grandense - Pólo Venâncio Aires
Refrigeração I AT
História
Anna Pimentel
A primeira governadora de 
São Vicente/SP
Nascida em Salamanca, casou-se cedo, em 1524 com um jovem fidalgo português. Sabia ler, escrever e contar o que já era suficiente para torna-la uma mulher especial, já que no século XVI, às mulheres cabia a atividade do lar, organizar a cozinha, cuidar das crianças e do pomar, fiar, tecer e rendar.
Um Pouco de Sua História 
Em 1524 ela se casou com o português Martim Afonso de Souza, fundador da vila de São Vicente, que foi enviado para as Índias, deixando sua esposa como procuradora da capitania.
Entre uma e outra missão do marido, Anna Pimentel pôde gerar e criar oito filhos. Nunca pisou em terras brasileiras e administrou o quinhão afonsino de além mar, em meio das tarefas de criar os filhos e cuidar do lar. 
Sua Administração 
Anna governou com sucesso por 10 anos (1534-1544), resultado de sua personalidade forte e independente. No primeiro ano de sua administração, Anna era vista como uma mulher fraca, porém, quando, em 1534, chegou à capitania conquistou o respeito por ser muito ativa e presente nas questões políticas de São Vicente. E em 1571 ela retornou para Lisboa. 
Podemos dizer que ela foi a pioneira no cultivo de laranja em São Paulo, hoje uma das nossas maiores commodities agrícolas, na qual somos líderes mundiais em produção. Também comprou e mandou vir para cá gado da Ilha de Cabo Verde, para iniciar a atividade pecuária na região. Assim seguiu, administrando os negócios a distância e conhecida por sua personalidade "fraca" - fato que mudaria logo após.
Chegando em São Vicente, Anna reorganiza as atividades da capitania e derruba uma lei feita pelo marido que proibia que os vicentinos subissem a Serra do Mar em direção ao interior, propiciando mais tarde a fundação das vilas de São Paulo (re-fundada em 1554), Santo André, Guarulhos, dentre outras; com a nova regra, permitiu também a criação e popularização das Bandeiras que, sabemos, desbravaram o interior do continente americano, criando as riquezas paulistas e moldando o contorno de nosso território como nenhum outro povo aqui fez.
Após mais de 10 anos em terras paulistas, retornam a Portugal, onde Martim Afonso falece em 1564 em Lisboa. A viúva Anna, então, retoma o governo de São Vicente sozinha mais uma vez, posto em que permaneceu até 1571, quando também falece, em Lisboa. O governo de São Vicente fica então para seu segundo filho mais velho, Pero Lopes de Souza, já que seu primeiro faleceu quando lutava ao lado do pai.
Por que o grupo escolheu este ou esta personagem?
Esta personagem foi escolhida devido a sua determinação e garra em administrar uma cidade.Como dito, uma mulher diferenciada das demais devido ao seu conhecimento. 
Por que ela seria um sujeito excluído da historia
Atualmente, as mulheres vêm conquistando cada vez mais espaço e importância na sociedade. Porém, ainda vigora um alto preconceito quanto a capacidade de liderança e grandes feitos femininos. Anna Pimentel, embora tenha atuado expressivamente na história de São Vicente e tenha significado muito para a sociedade feminina, continua até então à margem da história e à sombra de seu marido.
O grupo acredita que ela possa ser considerada um sujeito histórico? 
Sim ela pode ser considerada, pois ela fez parte da historia de são Vicente e conquistou muitos beneficios para região. 
Por: Luis Fernando S. Reis, Henrique , Jennifer, Lucas Overbeck, Rodrigo Spinelli, Valentina e Vitória

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando