Buscar

ESTUDO DIRIGIDO - SEVERINO II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNICESUMAR
CURSO DE PEDAGOGIA
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS E ANTROPOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
PROFESSOR: CELSO KLAMMER
ESTUDO DIRIGIDO - EDUCAÇÃO COMO MEDIAÇÃO DA EXISTÊNCIA HISTÓRICA III
De acordo com o texto de SEVERINO, EDUCAÇÃO COMO MEDIAÇÃO DA EXISTÊNCIA HISTÓRICA: 
1. Considerando a abordagem do autor sobre a “articulação com a prática política”, explique a relação existente entre o processo educacional e o da sociedade.
A relação entre educação e sociedade é que ela exerce uma função organizadora de institucionalização de suas práticas. As ciências humanas afirmam que as práticas informais da educação trazem uma ideia da sociedade de que existe uma relação profunda entre os processos educativos e a sociedade em si, isso sucede de tal forma que a educação reproduz a formação estrutural da sociedade e dos indivíduos, de tal forma que também desencadeia uma desestruturação desenvolvendo um fator de mudança social. Sendo assim ela é criadora e transformadora da história, ou seja, adquirindo assim um significado de uma pratica social e histórica mediando inserir novas gerações no âmbito social, sendo um processo cercado de costumes, atividades culturais entre outros. 
2. Considerando a abordagem sobre a articulação entre os processos culturais e os sociais, a partir de Marx, explique por que, para esse pensador ‘não é a consciência que determina a vida, mas a vida que determina a consciência.
Por que para Marx o homem não se define como essência universal, entende-se que ele se incorpora as condições reais da produção da existência e as formas de intercambio e cooperação. As ações culturais nascem do processo de vida dos sujeitos concretos, ou seja, os movimentos dialéticos da sociedade se desenvolvem como um resultado das condições materiais da vida dos indivíduos, de tal forma que não são as ideias que formam a sociedade. Entendesse que “ como atuam e reproduzem materialmente e, portanto, tal e como desenvolve suas atividades sob determinados limites, pressupostos e condições materiais, independentemente de sua vontade”, o autor afirma que para garantir a reprodução do meio o capitalismo precisa assegurar a produção da força de trabalho. Sendo assim a raiz do homem é o próprio homem em sua condição material, e não em sua condição ideal.
3. Explique em que sentido o processo educativo pode se tornar uma prática transformadora.
A educação contribui para a reprodução de uma sociedade mediante a produção e divulgação de uma ideologia, podendo assim exercer uma função transformadora dessa sociedade por meio da produção, sistematização e divulgação de uma nova ideologia podendo assim criticar a ideologia vigente sendo uma contra ideologia que irá fustigar e desmascarar os ideias e compromissos com os interesses dominantes na sociedade, gerando um novo paradigma vigente que gera assim uma nova consciência entre os ínvidos. Ela também é um agente transformador objetivo das relações sociais, com uma função de gerar um efeito de desenvolver energias contraditórias que aniquilam o mecânico de reprodução de uma ideologia social.

Continue navegando

Outros materiais