Buscar

Atividade Gestão e Responsabilidade Social e Ambiental (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Gestão e Responsabilidade Social e Ambiental
Profa. Larisse Lazaro S. Pinheiro
Semestre 2.2020
QUESTÕES PARA ESTUDO
01. Considerando os princípios, benefícios econômicos e estratégicos de programas envolvendo gestão ambiental e responsabilidade social nas empresas, analise as afirmativas abaixo, identificando com um “V” quais são VERDADEIRAS e com um “F” quais são FALSAS, assinalando a seguir a alternativa CORRETA:
( ) O enfoque preventivo é um importante princípio para programas de gestão ambiental e responsabilidade social, assim como a promoção da adoção dos princípios por fornecedores e subcontratados.
( ) Os benefícios dos programas de gestão ambiental e responsabilidade social acabam por ser mais estratégicos ou de geração de novas receitas, pois a implantação de tais ações implica geralmente em um aumento nos custos.
( ) Normas certificáveis, como as séries ISO14000 e ISO26000, são determinantes para o reconhecimento e uma boa comunicação das práticas de gestão ambiental e responsabilidade social.
( ) A variável ambiental pode atuar como um fator de inovação, contribuindo para renovação do portfólio de produtos e serviços.
A) F – V – V – F.
B) V – F – F – V.
C) V – F – F – F.
D) V – F – V – V.
E) V – V – V – V
02. O instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado pelo conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada, é denominado
A) destinação sustentável.
B) Política Nacional de Resíduos Sólidos.
C) coleta seletiva.
D) logística reversa.
E) Plano Nacional de Reciclagem.
03. A Organização das Nações Unidas (ONU), a partir de 2010, vem divulgando a “campanha mundial construindo cidades resilientes” a qual prevê medidas a serem adotadas, em especial, relacionadas aos desastres naturais.
Nesse contexto, o termo resiliência está relacionado
A) à capacidade de retorno parcial do sistema urbano, incluindo seus componentes físicos, sociais e ambientais, após um distúrbio ambiental de origem natural ou antrópica.
B) à persistência de uma cidade, incluindo seus componentes físicos, sociais e ambientais, que se mantém em dada condição de equilíbrio.
C) à capacidade que um sistema, comunidade ou sociedade, que expostos a riscos, tem de resistir, absorver, adaptar, transformar e recuperar-se dos efeitos de um perigo, de forma antecipada e eficiente, incluindo a preservação e restauração de suas estruturas básicas essenciais e funções por meio de gestão de riscos.
D) ao processo de devolver ao ambiente urbano suas características naturais, tais como a estabilidade e o equilíbrio dos processos atuantes naquele determinado ambiente, antes de ele ter sido degradado.
E) à capacidade de um sistema, comunidade ou sociedade em suportar variações, quando submetido a uma alteração ambiental, seja ela natural ou não.
04. Na implantação de um Sistema de Gestão Ambiental numa organização, é possível observar alguns pontos importantes. Em relação a estes pontos, é INCORRETO afirmar que:
A) há redução de gastos com consumos de recursos naturais
B) há redução de custos com acidentes e doenças profissionais
C) há melhoria contínua do desempenho ambiental da organização
D) a implantação e o desenvolvimento do Sistema de Gestão Ambiental dependem da seqüência de fases previamente definidas
E) há valorização da empresa frente aos clientes, acionistas e comunidade em geral, com melhora da imagem pública da organização, principalmente perante a sociedade, os meios de comunicação, os mercados consumidores nacionais e internacionais
05. Dos itens que se seguem, o que NÃO apresenta uma das vantagens derivadas do desenvolvimento e implantação de um Sistema de Gestão Ambiental é:
A) melhoria da imagem da empresa junto a clientes e operários
B) diminuição de atuações legais e de ações judiciais
C) redução dos custos diários e redução dos custos com seguros
D) redução de desperdícios e maior possibilidade de obtenção de financiamentos e créditos
E) redução do volume dos negócios
06. Sobre a Gestão Ambiental, analise as assertivas.
I- O sistema de gestão ambiental é a parte do sistema de gestão global que inclui estrutura organizacional, atividades de planejamento, responsabilidades, práticas, procedimentos, processos e recursos para desenvolver, implementar, atingir, analisar criticamente e manter a política ambiental.
II- Gestão Ambiental é um processo contínuo e adaptativo, por meio do qual uma organização define e redefine seus objetivos e metas relativas à proteção do ambiente e à saúde e segurança de seus empregados, clientes e comunidade.
III- O principal órgão credenciador que habilita, certifica, adota critérios legais e padroniza o sistema de gestão ambiental das empresas no Brasil é British STANDARD- BS 7750.
Estão corretas as assertivas
A) I e III, apenas.
B) II e III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) I, II e III.
07. Segundo a Resolução CONAMA 237/97, dependerá de prévio estudo de impacto ambiental e seu respectivo relatório de impacto sobre o meio ambiente (EIA/RIMA) a licença para:
A) obras de Edificações de Baixo Impacto Urbanístico situadas em áreas de APP (área de preservação permanente).
B) empreendimentos e atividades consideradas efetivas ou potencialmente causadoras de significativa degradação do meio.
C) reformas de edificações em áreas de mananciais.
D) licença de funcionamento em terrenos potencialmente contaminados.
E) licença ambiental em lote maior igual a 7.500 m² (sete mil e quinhentos metros quadrados).
08. Em relação às normas que embasam os sistemas de gestão ambiental, são afirmativas corretas, EXCETO:
A) As auditorias internas do sistema da gestão ambiental não podem ser realizadas por pessoas que trabalhem para a própria organização, apenas por pessoas externas selecionadas pela organização que trabalhem em seu nome. Obriga-se que as pessoas que realizam a auditoria tenham empresas formais registradas no Cartório de Notas do município.
B) A prevenção de poluição é o uso de processos, práticas, técnicas, materiais, produtos, serviços ou energia para evitar, reduzir ou controlar (de forma separada ou combinada) a geração, a emissão ou a descarga de qualquer tipo de poluente ou rejeito, para reduzir os impactos ambientais adversos. A prevenção da poluição pode incluir redução ou eliminação de fontes de poluição, alterações de processo, produto ou serviço, uso eficiente de recursos, materiais e substituição de energia, reutilização, recuperação, reciclagem, regeneração e tratamento.
C) Melhoria contínua é o processo recorrente de se avançar com o sistema da gestão ambiental com o propósito de atingir o aprimoramento do desempenho ambiental geral, coerente com a política ambiental da organização. A alta administração deve definir a política ambiental da organização e assegurar que, dentro do escopo definido de seu sistema da gestão ambiental, a política inclua um comprometimento com a melhoria contínua e com a prevenção de poluição.
D) A organização deve decidir se realizará comunicação externa sobre seus aspectos ambientais significativos, devendo documentar sua decisão. Se a decisão for comunicar, a organização deve estabelecer e implementar método(s) para esta comunicação externa. A documentação do sistema da gestão ambiental deve incluir política, objetivos e metas ambientais; descrição do escopo do sistema da gestão ambiental; descrição dos principais elementos do sistema da gestão ambiental e sua interação e referência aos documentos associados; os documentos, incluindo registros determinados pela organização como sendo necessários para assegurar o planejamento, a operação e o controle eficazes dos processos que estejam associados com seus aspectos ambientais significativos.
09. Procedimentos administrativos realizados pelo órgão ambiental competente podem ser federal, estadual ou municipal, para licenciar a instalação, ampliação, modificação e operação de atividadese empreendimentos que utilizam recursos naturais, ou que sejam potencialmente poluidores ou que possam causar degradação ambiental.
Segundo a Resolução CONAMA Nº 237, a etapa do licenciamento ambiental que autoriza a execução da atividade ou do empreendimento, após a verificação do efetivo cumprimento das licenças anteriores, é a:
A) licença prévia.
B) licença de operação.
C) licença de instalação.
D) licença de certificação.
010. A norma ISO 14.001/2004 especifica os requisitos relativos a um sistema de gestão ambiental, permitindo a uma organização desenvolver e programar uma política que considere os requisitos legais referentes aos aspectos ambientais significativos.
Pode-se afirmar que essa norma se aplica a qualquer organização que deseje:
I. estabelecer, implementar, manter e aprimorar um sistema da gestão ambiental. 
II. participar da criação de novas leis que permitam adaptação da organização ao sistema de gestão ambiental. 
III. buscar certificação e / ou registro de seu sistema de gestão ambiental por uma organização externa.
Estão corretos os itens:
A) I e II, apenas.
B) I e III, apenas.
C) II e III, apenas.
D) I, II e III.
011. Estudos de impacto ambiental podem ser efetuados a qualquer momento, antes de realizar ações e depois que tais ações foram realizadas, ou seja, para produtos, atividades e empreendimentos existentes e propostos. Nesse sentido, assinale a alternativa que NÃO contém uma característica dos Estudos de Impactos Ambientais: 
 
A) O EIA faz parte do processo de implantação e operação de um SGA e das auditorias ambientais pertinentes. 
B) O EIA deve ser um processo formal, tanto para quem o faz, o empreendedor, quanto para o poder público que o exige e toma decisões baseadas em seus resultados. 
C) O EIA traz a síntese dos resultados dos estudos de diagnósticos ambiental da área de influência do projeto. 
D) O EIA deve ser entendido como uma etapa integrante do próprio projeto de obra ou de atividade potencialmente causadora de degradações significativas do meio ambiente.
E) O EIA objetiva dar ciência antecipadamente das agressões ao meio ambiente físico, biótico e social decorrentes da implantação de certos tipos de empreendimentos e atividades.
012. Segundo a resolução 001/86 do CONAMA, ¿qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam: a saúde, a segurança e o bem-estar da população, as atividades sociais e econômicas, a biota, as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente e a qualidade dos recursos ambientais é o conceito de: 
A) Impacto Ambiental 
B) Poluição 
C) Degradação Ambiental 
D) Meio Ambiente
E) Gestão Ambiental

Outros materiais