Buscar

Fichamento- 'reivente seu bairro '

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

FICHAMENTO
CAMPOS FILHO, Candido Malta. “Reinvente seu bairro. Caminhos para você participar do planejamento de sua cidade”. São Paulo: Editora 34, 2003
1. BIBLIOGRAFIA
O autor do livro, Candido Malta Campos Filho, possui mestrado em Cidade e Plano Regional na Universidade Berkeley da California (1972) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1973). Estuda temas como o urbanismo, são paulo, plano diretor, associações de bairro e morfologia urbana.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1. Capítulo 14: qual é a cara, cidadão, do tecido urbano de sua preferencia? 
Para que os cidadãos possam definir qual tecido urbano preferem, devem pensar em quais fatores estruturam e desestruturam a cidade que vivem, e quais são as consequências que essas mudanças geram. Essa reflexão deve levar em conta o preço que se paga pelo solo urbano. O Estatuto da Cidade, aprovado no Plano Diretor de SP, regula a inflação da especulação imobiliária.
Os tipos básicos de tecido urbano surgem das relações: vizinhança, comércio, serviços e equipamentos sociais. A partir de estudos sistemáticos do tecido urbano, surge o zoneamento que tem a função de regrar a implantação de um bairro ou de controlar sua transformação.
2.2. Capítulo 15: os tipos básicos de tecido urbano
O traçado básico de quadras, a distribuição do tráfego de veículos e os usos associados ao solo da cidade nos permitem dividir o tecido urbano em quatro tipos. E a partir disso dizer como surgem.
O primeiro tipo de tecido urbano é aquele que surge e se desenvolve separadamente (a periferia é um exemplo). Esse bairro nasce por causa da falta de planejamento e de controle sobre o zoneamento e sobre o mercado. 
O tipo dois de tecido urbano surge pelos mesmos motivos do primeiro, porém neste há o cruzamento entre duas vias (coletoras e/ou estruturais) importantes no meio do bairro. Essa área possui uma relação com os bairros vizinhos formando malhas- proporcionalmente a expansão territorial.
O tipo três de tecido urbano é composto por bairros planejados que nascem nas periferias urbanos e com o passar do tempo tornam-se centrais. É resultado de um planejamento privado (destinado às classes médias) ou de um planejamento público (destinado às classes populares - conjuntos habitacionais).
O quarto e último tipo de tecido é aquele que por causa da expansão do território se transformou em central na estrutura urbana. Surge, na maioria das vezes, devido ao crescimento demográfico de bairros vizinhos e por um processo de saturação urbana do local, popular e/ou de classes médias. Os centros das cidades, são exemplos desse tecido 
A divisão do tecido urbano em quatro tipos depende da distinção dos interesses sociais relacionado aos valores de uso e a estilos de vida. Estes devem ser avaliados de acordo com os valores especulativos imobiliários.
2.3. Capítulo 16: como todos os tecido urbanos básicos podem tender para o tipo 4, e isso ser um grande problema para a maioria dos cidadãos.
Os quatro tipos de tecidos urbanos dependem dos traçados viários – que delimitam as quadras e os tamanhos de seus lotes – e das tipologias arquitetônicas que definem a intensidade e da diversidade de usos do espaço urbano. Esses estudos sistemáticos sobre o território são distinguidos por sua altura e posição (mais central ou mais periferica) na estrutura urbana da cidade. Essas características as essenciais para entendermos como a transformação do local deve ser feita.
2.4. Capítulo 17: como alterar os tecidos existentes?
Os tecidos existentes podem ser alterados através da mudança viária ou da tipologia arquitetônica no centro das quadras. A justificativa mais adequada para que essas alterações aconteçam é a requisição urbanística - que acontece de forma ‘espontânea’-, porque desta maneira não haveriam problemas com o alto custo de desapropriação para a abertura e/ou alargamento viário e com os custos sociais decorrentes dos deslocamentos de pessoas e do fechamento de atividades. 
2.5. Capítulo 18: como os quatro tipos básicos podem ser desdobrados em muitos outros tipos de tecido urbano
Os quatro tipos básicos podem ser desdobrados em muitos outros tipos de tecido urbano através do modo como os traçados viários básicos estão dispostos e como se comunicam com a paisagem, a quadra, o lote, o tamanho e a forma dos edifícios.
3. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CAMPOS FILHO, Candido Malta. “Reinvente seu bairro. Caminhos para você participar do planejamento de sua cidade”. São Paulo: Editora 34, 2003. Disponível em: https://lookaside.fbsbx.com/file/T2-Reinvente%20seu%20Bairro%20-%20Candido%20Malta%20Campos%20Filho.pdf?token=AWy2vAgCpb3lyGk07K-XpGIxidfUkWMSeiIMjtlqwhGSuYpodGHELC8Fa2jGNpBcJem0CuMAHGvdgCrgD1OkKZCf4Cfm27g1IFakRayae9yUTBlqde_x9djdJeOsoyVYTb1ZQflvVmrpZY5PMoEzUKqM. Acesso 02 de abril de 2016.
Bibliografia do autor. Disponível em: https://uspdigital.usp.br/tycho/CurriculoLattesMostrar?codpub=77A0A6539567. Acesso 02 de abril de 2016.
Bibliografia do autor. Disponível em: https://www.escavador.com/sobre/678525/candido-malta-campos-neto. Acesso 02 de abril de 2016.
Centro Universitário Senac
Arquitetura e Urbanismo
Juliana Patricio 
Turma A

Continue navegando