Buscar

Normas Internacionais de Auditoria Financeira - NIA 5

Prévia do material em texto

Normas Internacionais de Auditoria Financeira - NIA
1. Painel
2. Meus cursos
3.  Normas Internacionais de Auditoria Financeira - NIA
4.  Módulo 5 - Formação da Opinião e Emissão de Relatório
5.  Exercício Avaliativo - Módulo 5
	Iniciado em
	sexta, 5 mar 2021, 14:11
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	sexta, 5 mar 2021, 14:13
	Tempo empregado
	2 minutos 21 segundos
	Notas
	6,00/6,00
	Avaliar
	20,00 de um máximo de 20,00(100%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Com base nas disposições da NBC TA 700 – Formação da Opinião e Emissão do Relatório do Auditor Independente sobre as Demonstrações Contábeis, assinale a opção que NÃO considera de forma adequada o conteúdo das seções de um relatório de auditoria que contempla uma opinião não modificada:
Escolha uma opção:
a. A seção “Opinião” deve registrar as ressalvas que indicam a existência de distorção relevante nas demonstrações financeiras da entidade. 
b. A seção “Base para opinião” deve declarar, entre outros pontos, que a auditoria foi conduzida em conformidade com as normas de auditoria e que o auditor acredita que a evidência de auditoria obtida por ele é suficiente e apropriada para fundamentar sua opinião.
c. A seção “Responsabilidade da administração pelas demonstrações contábeis” deve explicar a responsabilidade da administração pela elaboração das                                 demonstrações contábeis de acordo com a estrutura de relatório financeiro aplicável e pelos controles internos necessários para permitir a elaboração de demonstrações contábeis livres de distorção relevante, independentemente se causadas por fraude ou erro.
d. A seção “Responsabilidade do auditor pela auditoria das demonstrações contábeis” deve declarar, entre outros, que os objetivos do auditor compreendem a obtenção de segurança razoável de que as demonstrações contábeis tomadas em conjunto estão livres de distorção relevante e que o auditor exerce o julgamento profissional e mantém o ceticismo profissional durante toda a auditoria.
Feedback
Sua resposta está correta.
a. Errado. O comando da questão se refere a informações que devem constar de um relatório que apresenta uma opinião não modificada, caso em que não se aplicam as observações relativas a ressalvas que indicam a existência de distorção relevante nas demonstrações financeiras.
b. Certo. Segundo a NBC TA 700, item 28, “O relatório do auditor deve incluir uma seção, logo após a seção “Opinião”, com o título “Base para opinião”, que:
(a) declare que a auditoria foi conduzida em conformidade com as normas de auditoria;
(b) referencie a seção que descreve as responsabilidades do auditor, segundo as normas de auditoria;
(c) inclua a declaração de que o auditor é independente da entidade de acordo com as exigências éticas relevantes relacionadas com a auditoria e que ele atendeu às outras responsabilidades éticas do auditor de acordo com essas exigências [...]; e
(d) declare se o auditor acredita que a evidência de auditoria obtida por ele é suficiente e apropriada para fundamentar sua opinião”.
c. Certo. Segundo a NBC TA 700, itens 33 e 34, “O relatório do auditor independente deve incluir uma seção com o título “Responsabilidade da administração pelas demonstrações contábeis.
O relatório do auditor independente deve explicar a responsabilidade da administração pela elaboração das demonstrações contábeis, de acordo com a estrutura de relatório financeiro aplicável e pelos controles internos que a administração determinar que sejam necessários para permitir a elaboração de demonstrações contábeis livres de distorção relevante, independentemente se causada por fraude ou erro”.
d. Certo. Segundo a NBC TA 700, itens 37, 38 e 39, “O relatório do auditor deve incluir uma seção com o título “Responsabilidades do auditor pela auditoria das demonstrações contábeis”.
Essa seção do relatório do auditor deve declarar que:
(a)  os objetivos do auditor são:
(i) obter segurança razoável de que as demonstrações contábeis tomadas em conjunto estão livres de distorção relevante, independentemente de se causada por fraude ou erro; e
(ii) emitir um relatório que inclua a opinião do auditor; [...]
A seção “Responsabilidades do auditor pela auditoria das demonstrações contábeis” do relatório do auditor deve também:
(a) declarar que, como parte da auditoria de acordo com as normas de auditoria, o auditor exerce o julgamento profissional e mantém o ceticismo profissional durante toda a auditoria; [...]”
 
Gabarito: A
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Assinale a opção correta em relação à NBC TA 701 – Comunicação dos Principais Assuntos de Auditoria no Relatório do Auditor Independente:
Escolha uma opção:
a. Principais assuntos de auditoria são aqueles que, segundo o julgamento dos responsáveis pela governança, foram os mais significativos na auditoria das demonstrações contábeis do período corrente.
b. O auditor não deve comunicar os principais assuntos de auditoria em seu relatório quando ele se abstiver de expressar opinião sobre as demonstrações contábeis, exceto quando a apresentação dessas informações for exigida por lei ou regulamento. 
c. A comunicação dos principais assuntos de auditoria no relatório visa eliminar a necessidade de comunicação específica do auditor com os responsáveis pela governança no decorrer dos trabalhos.
d. A comunicação dos principais assuntos de auditoria visa comunicar aos usuários previstos das demonstrações contábeis o resultado das avaliações realizadas e a conclusão do auditor quanto à adequação das demonstrações contábeis da entidade.
Feedback
Sua resposta está correta.
a. Errado. Os principais assuntos de auditoria são os mais significativos na auditoria das demonstrações contábeis no julgamento profissional do auditor (item 7 da NBC TA 701) e não dos responsáveis pela governança.
 
b. Certo. Segundo NBC TA 701, item 5,
“Esta norma se aplica à auditoria de conjuntos completos de demonstrações contábeis para fins gerais de entidades listadas e às circunstâncias nas quais o auditor decide comunicar os principais assuntos de auditoria em seu relatório. Esta norma também se aplica quando o auditor é obrigado, por lei ou regulamento, a comunicar os principais assuntos de auditoria em seu relatório sobre as demonstrações contábeis (ver NBC TA 700 – Formação da Opinião e Emissão do Relatório do Auditor Independente sobre as Demonstrações Contábeis, itens 30 e 31). No entanto, a NBC TA 705, item 29, proíbe o auditor de comunicar os principais assuntos de auditoria quando ele se abstém de expressar opinião sobre as demonstrações contábeis, a menos que a apresentação dessas informações seja exigida por lei ou regulamento.”.
 
c. Errado. Em nenhum momento a norma traz como objetivo da comunicação dos principais assuntos de auditoria no relatório o de eliminar a necessidade de comunicação com os responsáveis pela governança, muito pelo contrário, no item 8, a NBC TA 701 assim define os principais assuntos de auditoria: “Principais assuntos de auditoria são assuntos que, segundo o julgamento profissional do auditor, foram os mais significativos na auditoria das demonstrações contábeis do período corrente. Os principais assuntos de auditoria são selecionados entre os assuntos comunicados aos responsáveis pela governança”.
 
d. Errado. A comunicação da conclusão do auditor quanto à adequação das demonstrações contábeis deve ser expressa na seção “Opinião”, nos termos preconizados pelas NBC TA 700 e 705.
 
Gabarito: B
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Assinale a afirmativa CORRETA em relação aos tipos de opinião modificada estabelecidos pela NBC TA 705 – Modificações na Opinião do Auditor Independente:
Escolha uma opção:
a. O auditor deve emitir uma opinião sem modificação quando ele não consegue obter evidência apropriada e suficiente de auditoria para suportar sua opinião, mas conclui que os possíveis efeitos de distorções não detectadas sobre as demonstrações contábeis,se houver, poderiam ser relevantes, mas não generalizados.
b. O auditor deve expressar uma opinião com ressalva quando ele, tendo obtido evidência de auditoria apropriada e suficiente, conclui que as distorções, individualmente ou em conjunto, são relevantes, mas não generalizadas, nas demonstrações contábeis. 
c. O auditor deve abster-se de expressar uma opinião quando, tendo obtido evidência de auditoria apropriada e suficiente, conclui que as distorções, individualmente ou em conjunto, são relevantes e generalizadas para as demonstrações contábeis.
d. O auditor deve expressar uma opinião adversa quando não consegue obter evidência de auditoria apropriada e suficiente para fundamentar sua opinião e ele conclui que os possíveis efeitos de distorções não detectadas, se houver, poderiam ser relevantes e generalizadas.
Feedback
Sua resposta está correta.
a. Errado. Nesse caso ele deve emitir uma opinião com ressalva (item 7, b, da NBC TA 705).
b. Certo. Segundo a NBC TA 705, item 7, a, "O auditor deve expressar uma opinião com ressalva quando:
(a) ele, tendo obtido evidência de auditoria apropriada e suficiente, conclui que as distorções, individualmente ou em conjunto, são relevantes, mas não generalizadas nas demonstrações contábeis".
c. Errado. Nesse caso ele deve emitir uma opinião adversa (item 8 da NBC TA 705).
d. Errado. Nesse caso ele deve abster-se de expressar uma opinião (item 9 da NBC TA 705).
 
Gabarito: B
Questão 4
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Assinale a afirmativa INCORRETA, a partir das disposições da NBC TA 706 - Parágrafos de Ênfase e Parágrafos de Outros Assuntos no Relatório do Auditor Independente:
Escolha uma opção:
a. Denomina-se parágrafo de ênfase o parágrafo incluído no relatório de auditoria referente a um assunto que não tenha sido apresentado ou divulgado nas demonstrações contábeis mas que, no julgamento do auditor, é de fundamental importância para o entendimento das demonstrações contábeis. 
b. Denomina-se parágrafo de ênfase o parágrafo incluído no relatório de auditoria referente a um assunto que, embora apropriadamente apresentado ou divulgado nas demonstrações contábeis, de acordo com o julgamento do auditor, é de fundamental importância para o entendimento das demonstrações contábeis.
c. O parágrafo de outros assuntos deve ser utilizado pelo auditor quando ele considera necessário comunicar outro assunto, não apresentado nem divulgado nas demonstrações contábeis, que, de acordo com seu julgamento, é relevante para o entendimento da auditoria, da responsabilidade do auditor ou do relatório de auditoria.
d. Quando o auditor espera incluir parágrafo de ênfase ou parágrafo de outros assuntos em seu relatório, ele deve comunicar-se com os responsáveis pela governança no que se refere a essa expectativa e à redação proposta desse parágrafo.
Feedback
Sua resposta está correta.
a. Errado. Segundo a NBC TA 706, ITEM 7 (a),
“Parágrafo de ênfase é o parágrafo incluído no relatório do auditor referente a um assunto apropriadamente apresentado ou divulgado nas demonstrações contábeis que, de acordo com o julgamento do auditor, é de tal importância que é fundamental para o entendimento pelos usuários das demonstrações contábeis.”
b. Certo. Segundo a NBC TA 706, item 7, transcrito acima,
c. Certo. Segundo a NBC TA 706, item 7,
“Parágrafos de outros assuntos é o parágrafo incluído no relatório de auditoria que se refere a um assunto não apresentado ou não divulgado nas demonstrações contábeis e que, de acordo com o julgamento do auditor, é relevante para os usuários entenderem a auditoria, a responsabilidade do auditor ou o relatório de auditoria”.
d. Certo. Segundo a NBC TA 706, item 12,
“Se o auditor espera incluir um parágrafo de ênfase ou parágrafo de outros assuntos no relatório, ele deve comunicar-se com os responsáveis pela governança no que se refere a essa expectativa e à redação proposta desse parágrafo”.
 
Gabarito: A
Questão 5
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Assinale a afirmativa CORRETA em relação à NBC TA 710 - Informações Comparativas: Valores Correspondentes e Demonstrações Contábeis Comparativas:
Escolha uma opção:
a. No caso de auditoria de demonstrações contábeis comparativas, a opinião do auditor deve referir-se apenas ao período atual coberto pelos exames.
b. O auditor não pode emitir opinião diferente da expressa anteriormente em relação a exercício anterior contemplado em uma demonstração contábil comparativa.
c. No caso de demonstrações contábeis que contemplam valores correspondentes do período anterior, a opinião do auditor deve mencionar esses valores, mesmo se tratando de opinião anterior sem modificação.
d. O auditor deve modificar sua opinião quando identificar distorção relevante não tratada na auditoria anterior. 
Feedback
Sua resposta está correta.
a. Errado. Segundo a NBC TA 710, item 15,
"Quando são apresentadas demonstrações contábeis comparativas, a opinião do auditor deve referir-se a cada período para o qual as demonstrações contábeis são apresentadas, ou seja, a opinião cobre os dois períodos".
b. Errado. Segundo a NBC TA 710, item 16,
"Ao emitir relatório sobre demonstrações contábeis cobrindo também o período anterior, em conexão com a auditoria do período corrente, se a opinião atual (do mesmo auditor) sobre as demonstrações do período anterior for diferente da opinião expressa anteriormente, o auditor deve divulgar as razões substanciais para a opinião diferente no parágrafo de Outros Assuntos, de acordo com a NBC TA 706".
c. Errado. Segundo a NBC TA 710, item 10,
"Quando são apresentados valores correspondentes, a opinião do auditor não deve mencionar os valores correspondentes exceto nas circunstâncias descritas nos itens 11, 12 e 14".
d. Certo. Segundo a NBC TA 710, item 12,
"Se o auditor obtém evidência de auditoria de que existe distorção relevante nas demonstrações contábeis do período anterior sobre as quais foi emitida anteriormente uma opinião sem modificação e os valores correspondentes não foram adequadamente ajustados ou não foram feitas divulgações apropriadas, o auditor deve expressar uma opinião com ressalva ou uma opinião adversa no seu relatório sobre as demonstrações contábeis do período corrente. Essa opinião com ressalva ou adversa é sobre o efeito na comparação dos valores correntes com relação aos valores correspondentes nelas incluídos".
Gabarito: D
Questão 6
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
De acordo com a NBC TA 720 - Responsabilidade do Auditor em Relação a Outras Informações, quando o auditor concluir pela existência de inconsistências relevantes entre as outras informações e as demonstrações contábeis, o auditor deverá adotar um ou mais dos seguintes procedimentos, conforme apropriado nas circunstâncias:
I) No caso de inconsistências relevantes nas demonstrações contábeis, identificadas a partir da análise das outras informações, responder apropriadamente de acordo com outras normas de auditoria.
II) Não realizar qualquer procedimento adicional, dado o fato de que a sua opinião não abrange as outras informações.
III) Comunicar o assunto aos responsáveis pela governança e solicitar a sua correção.
IV) No caso de distorção relevante não corrigida mesmo após a comunicação aos responsáveis pela governança, tomar as medidas adicionais apropriadas, entre elas, considerar as implicações no seu relatório e comunicar aos responsáveis pela governança sobre como planeja endereçar essa distorção relevante em seu relatório.
V) Em nenhuma hipótese é permitido ao auditor se retirar do trabalho.
 
Assinale a opção CORRETA.
Escolha uma opção:
a. Todos os itens estão corretos.
b. Apenas os itens I, II e III estão corretos.
c. Os itens I, II, III e IV estão incorretos.
d. Apenas os itens I, III e IV estão corretos. 
Feedback
Sua resposta está correta.
I – Certo. Segundo a NBC TA 720, item 20
“Se, como resultado de procedimentos executados, conforme itens 14 e 15, o auditor concluir que existe distorçãorelevante ou que o seu entendimento sobre a entidade e seu ambiente precisa ser atualizado, ele deve responder apropriadamente de acordo com outras normas de auditoria”.
II – Errado. Segundo a NBC TA 720, item 17, o auditor deve requerer à administração a sua correção.
III. Certo. Segundo a NBC TA 720, item 17,
“Se o auditor concluir que existe distorção relevante nas outras informações, o auditor deve requerer à administração a sua correção. Se a administração:
(a) concordar em fazer a correção, o auditor deve verificar se a correção foi feita; ou
(b) recusar em fazer a correção, o auditor deve comunicar o assunto aos responsáveis pela governança e solicitar a sua correção”.
IV – Certo. Segundo a NBC TA 720, item 18,
“Se o auditor concluir que existe distorção relevante nas outras informações obtidas antes da data do seu relatório, e essas outras informações não foram corrigidas depois de comunicadas aos responsáveis pela governança, o auditor deve tomar ações apropriadas, que incluem:
(a) considerar as implicações no seu relatório e comunicar aos responsáveis pela governança sobre como planeja endereçar essa distorção relevante em seu relatório; ou
b)  se retirar do trabalho, quando permitido por lei ou regulamento aplicável”.
V - Errado. Segundo a NBC TA 720, item 18,
“Se o auditor concluir que existe distorção relevante nas outras informações obtidas antes da data do seu relatório, e essas outras informações não foram corrigidas depois de comunicadas aos responsáveis pela governança, o auditor deve tomar ações apropriadas, que incluem:
(a) considerar as implicações no seu relatório e comunicar aos responsáveis pela governança sobre como planeja endereçar essa distorção relevante em seu relatório; ou
b)  se retirar do trabalho, quando permitido por lei ou regulamento aplicável”.
 
Gabarito: D
Parte inferior do formulário

Continue navegando