Buscar

LOGÍSTICA E MARKETING DE EMPRESAS ADMINISTRADAS NO PAVILHÃO DE EXPOSIÇÃO - Artigo Concluido - Alane

Prévia do material em texto

LOGÍSTICA E MARKETING DE EMPRESAS ADMINISTRADAS NO PAVILHÃO DE EXPOSIÇÃO
ALANE FERREIRA SILVA ESPINDOLA
Resumo
O Presente artigo científico, tem como objetivo expor o processo de logística, gestão e ações estratégicas que visam alavancar a economia local e que refletirá nas transformações políticas, sociais, econômicas e culturais da sociedade. Todo esse processo que ocorrerá no Pavilhão de Exposição em Porto Velho foi projetado para atender uma variedade de atividades como feiras tecnológicas, agropecuárias, artesanais que irão se tornar uma opção de entretenimento e negócio.
Palavras chave: Logística, Gestão, Ações Estratégicas.
Abstract: 
The present scientific article aims to expose the process of logistics, management and strategic actions that aim to leverage the local economy and that will reflect on the political, social, economic and cultural transformations of society. This whole process that will take place in the Exhibition Pavilion in Porto Velho, which was designed to serve a variety of activities such as technological, agricultural and livestock fairs, which will become an entertainment and business option.
Key-words: Logistics, Management, Strategic Actions.
Sumário. 1. Introdução. 2. Diretrizes do Pavilhão de Exposição. 3. Objetivos Estratégicos. 4. Público Alvo. 5. Contribuições. 6. Retorno de Benefícios. 7. Conclusão 8. Referências Bibliográficas.
1 Introdução
As exposições internacionais têm uma importância histórica no que diz respeito à divulgação de conhecimento: grandes avanços tecnológicos desenvolveram-se em função de tais eventos. A construção de pavilhões para essas exposições torna-se um grande acontecimento público, que gera possibilidades de discussões e que reflete as transformações políticas, sociais e culturais da sociedade (DANTAS,2010, P 14).
Diante do contexto histórico das exposições naquilo que se refere à publicidade de novos conceitos é muito importante para o comércio e a indústria grandes transformações. O Pavilhão de Exposição é um local agradável de ambiente planejado com uma estrutura organizada e uma setorização adequada que traz muitas possibilidades que geram discussões e que reflete nas mudanças políticas, comercias, econômicas e de investimentos locais. Seguindo essa linha de raciocínio e pensando na melhor forma estratégica de gerenciamento do Pavilhão de Exposição temos elencado ideais que balizam os trabalhos realizados como um todo.
	O Pavilhão de exposição se equipara as feiras agropecuárias atraem pessoas e empresas de todo o Brasil. No estado de Rondônia as principais atrações contam com rodeios, shows, exposição e comercialização de máquinas e animais além da divulgação do artesanato e da gastronomia rondoniense. O objetivo é mostrar o potencial de Rondônia, que é destaque no restante do país, com a produção de soja, pecuária e piscicultura. 
Os representantes do setor público e iniciativa privada realizam essas feiras de exposição com o intuito de fomentar a economia do estado, bem como expor incentivos do governo para micro e grandes produtores, atraindo desta forma investidores do estado e de outras regiões do país. As feiras com maior destaque no estado são as feiras do município de Vilhena, Ji-Paraná, Cacoal e Ariquemes que arrastam verdadeiras multidões todos os anos, atraindo investidores de todas as regiões do Brasil.
Tradicionais no estado, as feiras agropecuárias atraem público de todo o Brasil para conferir as festas que contam com rodeios, shows, exposição e comercialização de animais e máquinas, além da divulgação da gastronomia rondoniense.
Para mostrar todo potencial do agronegócio de Rondônia, que é destaque no restante do País, com a produção de soja, pecuária e piscicultura, os representantes do setor público e iniciativa privada realizam as feiras agropecuárias, que todos os anos, além de movimentar a economia com visitantes do próprio estado, atraem também um público de outras regiões.
As exposições agropecuárias constituem o maior circuito de negócios e oportunidades para o turismo no interior do estado, com destaque para as tradicionais feiras em Vilhena, Ji-Paraná, Cacoal e Ariquemes, que recebem público, conjunto, verdadeiras multidões todos os anos, das próprias cidades e turistas, movimentando toda a cadeia produtiva do setor (RONDONOTICIAS,2001).
2 Diretrizes do Pavilhão de Exposição
Como diretrizes norteadoras temos:
1. O Pavilhão está localizado na Rua da Beira com a Estrada treze de setembro no bairro Aeroclube na Zona Sul do município de Porto velho, com área de 120.000 m² construídos.
2. Principal foco é promover diferentes feiras e realizar grandes eventos. É de conhecimento geral que o estado de Rondônia possui grande potencial de desenvolvimento econômico pois tem grande diversidade de atividades.
3. O Pavilhão busca beneficiar os fornecedores e garantir alavancagem da economia, a geração de empregos e fortalecer o negócio local. O negócio local além incentivar o empreendedorismo ele traz impactos positivos como: Aumento na arrecadação de impostos, fortalecimento na economia, reduz os custos de logística e outros.
4. Presa pela credibilidade, acessibilidade, legalidade das ações, respeito e segurança em suas negociações.
3 Objetivos Estratégicos
Como objetivos e ações Estratégicas temos:
	Aperfeiçoar a atividade
	Aumentar a disponibilidade do local
	Reduzir o número de acidentes internos
	Aumentar a satisfação do público alvo
	Tempo de disponibilidade
	Aumentar a capacidade de Exposições
	Aprimorar a capacitação e os padrões operacionais
	Elevar o desempenho
	Realizar instruções
	Aprimorar as atividades operacionais e administrativas
	Realizar o mapeamento dos processos do Pavilhão de Exposição
	Melhorar as os meios de comunicação e informação
	Promover ações para a satisfação dos fornecedores e público alvo
	 Sempre melhorar a estrutura das instalações
	Promover confraternizações, eventos e exposições periódicas
	Aperfeiçoar o atendimento
	Realizar pesquisas de satisfação do ambiente interno e externo
	Projetar a imagem
	Divulgar as exposições e eventos do Pavilhão de Exposição na mídia local, regional, estadual, internacional e na internet
	Participar de ações cívico-sociais e campanhas de interesse social
	Estabelecer convênios com estabelecimentos diversos
4 Público Alvo
O Pavilhão de Exposição tem como um dos objetivos tornar o conhecimento acessível a outras pessoas ou nações. O comércio em si, se fortalece criando laços comerciais internacionais. Tendo como base o que foi dito o Pavilhão de Exposição será gerenciado com ampla capacidade de proporcionar com que aconteça eventos locais, regionais, estaduais, nacionais e internacionais, com isso teremos uma forte demanda de demonstrações, aprendizado, qualificações dentre outras agregações que trarão uma forte capacitação técnica e moverá a logística operacional e o Marketing das atividades será expandido para todo o território nacional e internacional, tendo um púbico alvo diversificado entre eles palestrantes, professores, políticos, audiências públicas, exposição de veículos, exposição de artes, máquinas, feiras tecnológicas, entretenimento, entre outras.
5 Contribuições
Tendo como principal objetivo, contribuir para o desenvolvimento econômico o Pavilhão de Exposição será gerenciado com redução das incertezas nas tomadas de decisões, otimização dos recursos, busca de excelência, eficiência e eficácia bem com aprimoramento das suas ações. 
Abaixo segue a feira de exposição já existente:
- Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Porto velho conhecida como Expovel pode-se dizer que foi umas das principais feiras do agronegócio de Rondônia, a feira arrastou multidões, proporcionou grandes shows musicais e movimentou a economia. A comercialização dos produtos no decorrer da feira vai desde veículos, roupas, comidas, bebidas e produtos regionais.
Na feira também era disponibilizado ao público, animais de alta linhagem do rebanho de Rondônia, entre bovinos de corte e de leite, equinos, suínos, caprinose ovinos e concurso de gado leiteiro. As negociações aconteciam ali mesmo nos stands como mostra a figura abaixo:
Figura 1- Exposição de Animais de Grande Porte
Fonte: Gente de Opinião, 2012.
A exposição agropecuária de Rondônia juntava as principais exposições ligadas a agricultura, pecuária e a pesca em toda a região norte, abria mercado para compra de insumos e maquinários agrícolas. 
Nossa Exposição reunia os principais eventos do setor em Rondônia, fomentava e incentivava as atividades ligadas à agricultura, pecuária e pesca em todas as regiões de Porto Velho, além da compra e venda de insumos, maquinários agrícolas e animais e financiamentos, além de empresas varejistas, concessionárias de veículos, motos e de construção civil.
Possibilitava aos pequenos e aos grandes produtores financiamentos, contribuindo para o desenvolvimento da atividade. As noites de exposições atraía o mercado varejista, aumentando as vendas de veículos, motores, máquinas agrícolas entre outros, contribuindo para o desenvolvimento local. Por falta de incentivo político e cultural e por falta de espaço adequado, uma vez que o estande onde ocorria não era da inciativa pública, porto velho deixou de sediar essa linda atração.
Como feiras Internacionais temos:
- O Centro de Eventos Bingool, recebe em suas instalações feiras internacionais, proporcionando oportunidade de intercâmbio. Do dia 1 ao dia 10 do mês de maio de 2015, a quarta edição da feira Internacional de Artesanato, Moda e Decoração, expôs mais de vinte mil itens, com 65 estande de nações com Índia, Turquia e Egito. Segundo a comissão organizadora, a feira proporciona aos artesões locais expositores e torna parte desses eventos bem atrativos e proporciona a integração dos mesmos com outras culturas.
Figura 2- Artesanato
Fonte: G1 Rondônia, 2015.
O evento acontece em todo o Brasil, mostrando as peças do artesanato brasileiro e internacional, de acordo com a organização do evento, demostrando que a produção artesanal no país cresce com qualidade devido à grande procura de decoradores. Os decoradores interessados em outros estilos ficam satisfeito em comprar artigos de outras regiões alavancando o comércio artesanal. Além desta feira a cidade sedia feira do comércio, tecnologias, itinerantes, entre outras.
Figura 3- Feira Bingool Fonte: GENTEDEOPINIÃO, 2019.
O evento percorre o Brasil levando novidades de artesanatos e lançamentos de produtos exclusivos com foco no artesanato e artigos que não existam na região. De acordo com a coordenadora geral do evento, Lemácia Muniz, o evento demonstra que a produção artesanal no país cresce com qualidade devido a grande procura de decoradores interessados nesse estilo de produção (G1 RONDONIA, 2015 ).
Porto velho sedia várias outras feiras e a casa de cultura Ivan Marrocos é referência para os artesões do estado pois proporciona a integração do artista e do público, criando oportunidade para expor dentro e fora do estado, proporcionando eventos coletivos de artistas do estado e da capital.
Essa Casa nasceu de reivindicações constantes dos artistas plásticos, que por não terem espaços dignos para mostrarem suas obras o faziam de inadequadamente nos mais variados espaços que Porto Velho oferecia. Com a realização das primeiras edições do Salão de Artes Plásticas de Rondônia – SART, também realizado em locais não condizentes com a importância do evento, o Governo sensibilizou-se com a causa e ordenou à Secretaria de Obras que elaborasse o projeto. Assim foi delegada a referida responsabilidade para o arquiteto Heitor. Em linhas modernas, o prédio foi concebido para atender as exposições de artes plásticas. Assim, o projeto foi executado no local onde anteriormente encontrava-se edificada a Vila Erse (casas conjugadas onde moravam trabalhadores da Estrada de Ferro Madeira Mamoré), (RONDONIANOAR, 2013). 
Figura 4- Casa de Cultura Ivan Marrocos.
Fonte: Portal do Governo do Estado de Rondônia, 2018.
Os artistas reivindicavam um lugar digno para suas exposições, então foi construído através da Secretaria de Obras, a casa de cultura Ivan Marrocos, pelo arquiteto Heitor, em linha moderna foi concebida para atender as exposições de artes plásticas dos artesões. 
Figura 5- Casa de Cultura Ivan Marrocos.
Fonte: Wikimedia Commons, 2014.
Figura 6- Casa de Cultura Ivan Marrocos.
Fonte: Diário da Amazônia, 2018.
6 Retorno de Benefícios
Visando obter resultados positivos, e ter um feedback de benefícios o pavilhão de exposição realizará avaliações periódicas para saber se seu efetivo está apto e se possui o “Know how”. 
 	Esse empreendimento garantirá que a capital tenha um lugar com dimensões adequadas para receber grandes públicos, ele conta com gerenciamento do contrele dos projetos que são e serão executados, e com registro de suas ações: o que (what), por que (why), onde (where), quando (when), quem (who), como (how) e quanto custa (how much). Em linhas gerais tudo que for administrado no Pavilhão de exposição será minimamente estudado e desenvolvido para o pleno retorno.
Segue abaixo um mapa estratégico que mostrará as reais perspectivas para o retorno de benefícios almejado pelo Pavilhão de Exposição.
Figura 7- Mapa Estratégico
Fonte: Autor,2020.
Conclusão
Levando em consideração ao que foi apresentado, observa-se diante das pesquisas sobre o agronegócio e o mercado de exposições convir com o tema do referido trabalho, o qual traz soluções para a economia portovelhense. A burocracia de locais que não são adequados para sediarem eventos de exposições está causando o enfraquecimento cultural e econômico locais, que por muito tempo tem lutado para expor o que produz de melhor. Diante de todos os fatos a proposta tem como intuito fomentar o comércio, o entretenimento e alavancar a economia e o comércio cultural.
Observando que as feiras de Porto Velho vêm sendo extintas e que os interiores têm feito bem mais pela cultura e pelo agronegócio do que a capital portovelhense, nota-se a importância da proposta, pois tal conceito valoriza a infraestrutura urbana da cidade. Entre as propostas colocadas, a que mais fortalece o objetivo é o retorno de benefícios que garantirá com que a capital tenha um lugar com dimensões adequadas para receber grandes públicos, onde o espaço só tem a melhorar o convívio social e aproximar mais a população de novas tendências, fortalecendo os vínculos com a economia e com a cultura. 
O resultado da criatividade do trabalho do ser humano, faz com que diversos países do mundo participem de exposições internacionais estreitando as relações comerciais entre as nações, conclui-se que o seu papel econômico se tornou muito mais forte e a execução deste trabalho, a nível estadual, faz com que melhore a economia local e fortaleça os laços entre compradores e investidores.
Referências Bibliográficas
ANHEMBI. PAVILHÃO DE EXPOSIÇÕES. Disponível em: http://www.anhembi.com.br/espaco/pavilhao-de-exposicoes/. Acesso em: 29 abr. 2020.
BIBLIOTECADIGITAL. DISSERTAÇÃODEMESTRADO. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16133/tde-15062010-102841/pt-br.php. Acesso em: 3 jul. 2020.
DIÁRIODAAMAZÔNIA. Casa da Cultura Ivan Marrocos será reinaugurada no dia 02. Disponível em: https://www.diariodaamazonia.com.br/casa-da-cultura-ivan-marrocos-sera-reinaugurada-no-dia-02/. Acesso em: 3 jul. 2020.
G1RONDONIA. Porto Velho recebe feira internacional de artesanato e moda, no mês de maio. Disponível em: http://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/2015/04/porto-velho-recebe-feira-internacional-de-artesanato-e-moda-partir-de-maio.html. Acesso em: 3 jul. 2020.
GENTEDE OPINIÃO. Porto Velho: 3° Edição da Feira da Pechincha é sucesso de compras e vendas. Disponível em: https://www.gentedeopiniao.com.br/economia/porto-velho-3-edicao-da-feira-da-pechincha-e-sucesso-de-compras-e-vendas. Acesso em: 16 jul. 2020.
GENTEDEOPINIÃO. EXPOVEL 2012: 'Não sei mais a quem apelar', diz João do Vale. Disponível em: http://www.gentedeopiniao.com.br/noticia/expovel-2012-nao-sei-mais-a-quem-apelar-diz-joao-do-vale/94753.Acesso em: 3 jul. 2020.
NEWSRONDONIA. EXPOVEL - UM VAZIO ENORME – ATÉ QUANDO?. Disponível em: https://www.newsrondonia.com.br/noticias/expovel+um+vazio+enorme+ate+quando/60542. Acesso em: 3 jul. 2020.
PORTAL DO GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA. Lançamento do 13º Sart na Casa da Cultura. Disponível em: http://www.rondonia.ro.gov.br/lancamento-do-13o-sart-na-casa-da-cultura/. Acesso em: 16 jul. 2020.
RONDONIAAOVIVO. Exposições agropecuárias movimentam turismo de Rondônia. Disponível em: https://rondoniaovivo.com/geral/noticia/2016/07/07/exposicoes-agropecuarias-movimentam-turismo-de-rondonia.html. Acesso em: 3 jul. 2020.
RONDONIANOAR. Casa da Cultura Ivan Marrocos. Disponível em: http://www.rondonianoar.com.br/individual.php?idd=38#.wcmxkmhsziu. Acesso em: 3 jul. 2020.
WIKIPÉDIA. Cultura de Porto Velho. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Cultura_de_Porto_Velho. Acesso em: 3 jul. 2020.

Continue navegando