Buscar

Atividade 2

Prévia do material em texto

UNIGRAN – Centro Universitário da Grande Dourados
Curso: Pedagogia
Disciplina: Relações Étnicas Raciais
Professora: Dra. Terezinha Bazé de Lima 
Aluno(a): Angela Soares Zanin 	RGM: 053.18542 Polo: Videira
Atividade/ Portfólio 02 – AULAS 05, 06, 07 e 08 (VALOR 6,0 PONTOS)
PLANO DE AULA PARA ETAPA PRÉ-ESCOLAR - JARDIM (crianças pequenas na faixa etária de 4 a 5 anos e 11 meses)
 O INDIOZINHO 
JUSTIFICATIVA 
O objetivo dos PCN’s é desenvolver capacidades de valorizar as várias culturas presentes no Brasil e também reconhecer suas qualidades e assim buscar a valorização de uma convivência criativa e pacifica com o outro. Partido deste contexto, falar sobre o índio também nos remete as nossas raízes e nossa história, assim apresentar a cultura indígena para a educação infantil, de forma leve e divertida, oportuniza o aluno a identificar-se e respeitar outros grupos sociais auxiliando-o na construção de sua identidade de forma positiva. Despertando também atitudes de cuidado, respeito e preservação do meio ambiente, bem como a construção de valores.
CAMPO DE EXPERIÊNCIAS 
-O eu, o outro e o nós.
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
-Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.
-Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida.
TEMA 
Diversidade Cultural - Índios
SITUAÇÕES DIDÁTICAS
Apresentação do tema para a turma e contextualização da história que seguirá. Assistir com a turma a história, “O Indiozinho e o Rio Voador”.
Após assistir a história, conversar com a turma, perguntar a eles se já conheceram algum indiozinho de verdade, uma criança indígena, se sabem como eles são, como brincam, onde moram, se eles também vão para a escola? Convidar a turma a conhecer indiozinhos de verdade, lembrando-os que são crianças de tribos e locais diferentes do Brasil. Apresentar o vídeo com fotos de diferentes crianças indígenas. Encerrar a aula trazendo a importância do respeito por outras culturas e etnias.
 Link da aula gravada: https://www.youtube.com/watch?v=4DrkSOFnnRI .
RECURSOS
Computador, celular, caixa de som.
AVALIAÇÃO 
A avaliação acontecerá de forma contínua considerando a participação, interesse e envolvimento da turma nas atividades propostas.
REFERÊNCIAS 
ABRINQ, Fundação. Projeto financiado pela Fundação Abrinq ajuda a reduzir desnutrição de crianças indígenas. 09/12/2019. Disponível em: <https://www.fadc.org.br/noticias/projeto-mudanca-de-habitos-alimentares>. Acessado em 26/02/2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
BRASIL. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: pluralidade cultural e orientação sexual. 2 ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2000b. 164 p. Disponível em: https://www.novaconcursos.com.br/blog/pdf/pcn-pluralidade-cultural.pdf. Acesso em 13/02/2021 as 12:15hs.
FUNAI. Fundação Nacional do Índio. Ministério da Justiça e de Segurança Pública. O Cântico das Crianças. Disponível em: <https://observatorio3setor.org.br/colunas/o-que-uma-crianca-nao-indigena-quer-saber-sobre-a-cultura-indigena/> Acessado em: 21/02/2021.
HISTÓRIAS, Varal de. O Indiozinho e o Rio Voador. Youtube. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=89AllP1b_eA.> Acessado em: 27/02/2021.
MARGARIDA, Rádio. Eca e os Direitos das Crianças Indígenas. 16/02/2012. Disponível em: <https://radiomargarida.org.br/2012/02/16/eca-e-os-direitos-das-criancas-indigenas/> Acessado em 25/02/2021.
SANTOS, Irene Reis dos. O que uma Criança não Indígena quer saber sobre uma Criança Indígena? Observatório do Terceiro Setor.30/05/2019. Disponível em: <https://observatorio3setor.org.br/colunas/o-que-uma-crianca-nao-indigena-quer-saber-sobre-a-cultura-indigena/.> Acessado em 20/02/2021.

Continue navegando