Buscar

determinantes de saude

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Instituto Superior de Ciências de Saúde
Tema: Determinantes de saúde
Aula Nº 
Sheila Chambule
Objectivos de aprendizagem
Explicar Desigualdades e Inequidades em saúde;
Conhecer os determinantes sociais de saúde;
Descrever as intervencoes sobre os determinantes de saúde;
Diferenças e desigualdades no mundo
Diferenças e desigualdades no mundo
A expectativa de vida de uma criança varia muito dependendo de onde ele nasceu. No Japão ou na Suécia, pode esperar viver mais de 80 anos, no Brasil 72, Índia 63 e em vários países Africanos menos de 50 anos.
O risco de uma criança morrer antes dos 5 anos é de oito vezes maior na Região Africano, que na Região Europeia. 
4
Equidade e inequidade em Saúde
Saúde e doença seguem um gradiente social: quanto menor é a situação socioeconômica é pior a saúde.
DESIGUALDADES OU INEQUIDADES SOCIAIS no campo da saúde são disparidades de saúde em um país e entre diferentes países que são consideradas improcedentes, injustas, evitáveis e desnecessárias, e que sistematicamente impõem responsabilidades a populações consideradas vulneráveis pelas estructuras sociais subjacentes e pelas instituições políticas, econômicas e jurídicas. 
Os determinantes Sociais da Saúde
OS DETERMINANTES SOCIAIS DA SAÚDE SÃO as circunstâncias em que as pessoas nascem, crescem, vivem, trabalham e envelhecem, incluindo o sistema de saúde. Estas circunstâncias são o resultado da distribuição de dinheiro, poder e recursos a nível global, nacional e local, que por sua vez depende das políticas adotadas”. (CDSS/OMS 2005)
Os determinantes Sociais da Saúde
O moderno movimento de promoção da saúde surge no Canadá em maio de 1974, com a divulgação do conhecido “INFORME LALONDE”.
Os determinantes Sociais da Saúde (DSS)
 Modelo de Dahlgren e Whitehead - 1990
Intervenções sobre os DSS
1º nível: factores comportamentais e de estilos de vida - são necessárias políticas de abrangência populacional que promovam mudanças de comportamento. 
2º nível: as comunidades e suas redes de relações - políticas que busquem estabelecer redes de apoio e fortalecer a organização e participação das pessoas e das comunidades, especialmente dos grupos vulneráveis.
Cont.
3º nível: as condições materiais e psicossociais nas quais as pessoas vivem e trabalham - políticas que busquem assegurar melhor acesso à água limpa, esgoto, habitação adequada, alimentos saudáveis e nutritivos, emprego seguro e realizador, ambientes de trabalho saudáveis, serviços de saúde e de educação de qualidade e outros.
4º nível: macrodeterminantes - políticas macroeconômicas e de mercado de trabalho, de protecção ambiental e de promoção de uma cultura de paz e solidariedade.
Consideração dos DSS em Moçambique
Alguns dados
Moçambique continua entre os Países mais pobres do mundo e com uma distribuição desigual da riqueza: cerca de 54% dos moçambicanos vive abaixo da linha de pobreza, sobretudo nas zonas rurais (56.9%) e nas províncias da Zambézia (70%), Província de Maputo, Gaza, Sofala e Inhambane
Mortalidade em <5 anos nas zonas rurais é 1.4 vezes maior que nas zonas urbanas. A esperança de vida ao nascer, aumentou dos 42.3, em 1997, para 53.1 anos, em 2013 (INE), ainda é baixa comparativamente à média africana (55
Cont.
Mortalidade Materna é ainda inaceitavelmente alta (408/100.000 NV)
Apenas 54% dos partos assistidos por profissionais de saúde, enorme diferença entre as zonas urbanas (80%) e rurais (44%)
Cobertura vacinação completa de crianças entre 12-23 meses de idade está ainda nos 64%. 
*Info do IDS 2011
cont
As pessoas com nível educacional mais elevado têm baixas taxas de morbilidade por doenças agudas e crónicas mais comuns.
taxa de analfabetismo das mulheres, muito elevada: 64% (censo 2007)
A prevalência da malnutrição crónica em crianças de mães sem nenhuma escolaridade é quase o dobro da registada em crianças cujas mães têm o nível secundário ou mais (IDS 2011). 
percentagem de partos ocorridos nas US é de 40% entre as mulheres sem nenhum nível de escolaridade, contra os 93% entre as mulheres com nível secundário ou mais.
Cont.
43% da população tinham acesso à água potável e 19% ao saneamento seguro (IIM 2008), 
Acesso a água potável era 6.5 vezes maior no quintil socioeconómico mais alto
Menos de metade das famílias têm acesso a uma US, em menos de 45 minutos
Consideração dos DSS em Moçambique 
Estratégias de acção sobre os Determinantes
O sector saúde não pode sozinho atingir a equidade em saúde. Aposta por a colaboração intersectorial e Saúde em todas as políticas.
Segundo o relatório, as oportunidades para a equidade da saúde surgem nas condições socioeconómicas e politicas mais amplas:
- Bom crescimento económico, aumento no comércio, encargos da dívida reduzidos, paz.
Desafios
Novas dimensões de pobreza, desigualdade e risco de saúde: 
– Uma subida na pobreza urbana aumenta as necessidades da saúde, com cobertura reduzida na Cidade de Maputo, sugerindo a necessidade de modelos de CSP ara áreas urbanas mais fortes; 
– A riqueza e diferenças sociais nos resultados da saúde e cuidados de saúde e cobertura da educação que excede as diferenças urbanas-rurais. Necessidade cobertura de serviços com medidas específicas para identificar e apoiar o alcance e aderência nas famílias e indivíduos vulneráveis; 
– Um incremento dos grupos susceptíveis a novas infecções do HIV, tais como a população nos distritos do sul, jovens e especialmente mulheres jovens, abordagens de sugestão tem que ser orientadas rumo às necessidades e cultura de tais grupos. 
Prioridade urgentes:
Acção intersectorial e cobertura de água segura e saneamento incluindo as áreas urbanas
O PESS 2014-2019 enfatiza no papel determinante na saúde da agricultura, a malnutrição, a educação, (sobretudo das mulheres), a qualidade das habitações e respectivas condições básicas (água, saneamento e electricidade), dos factores sociais-culturais, os comportamentos de risco, as diferenças nas relações sociais baseadas no género e culturalmente construídas, os serviços de saúde (o acesso aos cuidados de saúde promotivos, preventivos e curativos de qualidade). 
Mecanismos de participação da sociedade civil na saúde (envolvimento comunitário).
Promover a educação e sensibilização da saúde
Muito Obrigada!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando