Buscar

Atividade 2 _ Luciano e Daniel

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Atividade Avaliativa A1
Disciplina: ELEMENTOS DE MÁQUINA
Professor: Manoel Henrique Alves
Canoas
2020
Mancais de rolamento
1) Quais critérios devem-se avaliar para selecionar entre o rolamento fixo de esferas e o rolamento autocompensador de esferas? (1 ponto)
Rolamentos de esfera - são utilizados em operações que possuem maior rotação e precisão e, consequentemente, menor torque e vibração, os mancais rotativos de rolo possuem maior capacidade de carga, assim, eles são aplicados em processos que necessitam de maior resistência à cargas e choques.
rolamento fixo – Os rolamentos fixos de uma carreira de esferas são os de tipo mais utilizados, e atendem um extenso campo de aplicações. Os canais da pista no anel interno e no anel externo apresentam um perfil lateral em arco, com raio ligeiramente maior que o raio das esferas. Além da carga radial, permite o apoio da carga axial em ambos os sentidos. O torque de atrito é pequeno, sendo o mais adequado para aplicações que requerem baixo ruído e vibração, e em locais de alta velocidade de rotação.
rolamento autocompensador de esferas – Assim, uma das vantagens deste modelo é que ele gera menos atrito do que os outros tipos, conseguindo operar em temperaturas baixas e com altas velocidades. Além disso, eles possuem alta capacidade de carga e um ótimo tempo de vida útil. Este rolamento é composto por duas carreiras de esferas e uma pista esférica comum ao seu anel externo. A partir dessa configuração, os rolamentos auto compensadores não são afetados por desalinhamentos angulares do eixo em relação ao seu mancal, sendo ótimos para aplicações onde há desalinhamento ou deflexão do eixo. 
2) Quais critérios devem-se avaliar para selecionar entre o rolamento axial autocompensador de rolos e o rolamento axial de esferas de escora simples? (1 ponto)
Rolamento autocompensador de rolos - é apropriado para aplicações onde exista o desalinhamento proveniente de erro de montagem ou flexão do eixo. Eles podem ser fabricados em diferentes configurações e materiais, dependendo do tipo de aplicação e tamanho do rolamento.
Rolamento axial de esferas de escora simples – Eles foram projetados para suportar apenas cargas axiais e não devem ser submetidos a cargas radiais.
3) O que é a carga classificatória de catálogo? Em que ela se relaciona com a vida do rolamento? (1 ponto)
Carga classificatória é o número de ciclos de revoluções (pode variar conforme fabricante) que o fabricante do rolamento adota para determinar a sua vida nominal. 
Se relaciona com a vida do rolamento pois se na hora da escolha do mancal não levar em consideração a carga classificatória o mancal pode ter uma vida útil menor.
4) Selecione um rolamento (NSK) de rolos cilíndricos com furo de 40 mm e externo abaixo de 90 mm que satisfaça as seguintes condições: (2 pontos) 
 Carga Radial F = 4000 N
 Velocidade de Rotação n = 2000 rpm
 Vida nominal Lh = 15000h
Mancais de deslizamento
1) Explique o desenvolvimento da lubrificação hidrodinâmica, quais são as variáveis que definem esse regime de lubrificação e como elas se relacionam (2 pontos).
 O desenvolvimento da lubrificação hidrodinâmica ocorre quando as superfícies em movimento são separadas por uma camada de fluido de espessura apreciável e, em condições ideais, não deverá apresentar desgaste metálico entre as peças. As variáveis que definem esse regime de lubrificação são a velocidade suficientemente alta para criar a pressão necessária para separar as superfícies de contato devido a carga do mancal. 
2) Como o número característico do mancal de deslizamento (Sommerfeld) ajuda na seleção do mancal? (1 ponto) 
O número Sommerfeld é utilizado para definir a posição de equilíbrio estático do rotor dentro do mancal e, a partir daí, os oito coeficientes de rigidez e de amortecimento do filme de óleo são calculados utilizando-se uma formulação matemática que depende da excentricidade entre o centro do mancal e o centro do rotor.
3) Como podemos calcular a transferência do calor gerado pelo atrito no fluido? (1 ponto) 
A taxa de “geração de calor” () é obtida pelo produto do coeficiente de atrito no mancal com a potência entregue ao sistema (fonte de potência).  
 =Pot.f Taxa de aquecimento do mancal (W) 
  Em termos práticos, calcula-se o calor gerado e dimensiona-se a área da carcaça A de modo que H = 
4) Quais são as formas de implementação da lubrificação nesses mancais? (1 ponto)
As formas de implementação da lubrificação nesses mancais pode ser por: 
• Anel lubrificador
• Colar lubrificador
• Esguicho (“salpico”)
• Banho de Óleo
• Orifícios e Ranhuras de Óleo
• Bomba de Óleo

Continue navegando