Buscar

Vantagens dos Fundos Imobiliários para Pequenos Investidores

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTAO DE INVESTIMENTO
Resenha Crítica de Caso
ALUNO
Trabalho da disciplina _______________ 
 	Tutor: Prof. ________
RIO DE JANEIRO
ANO
VANTAGENS DOS FUNDOS IMOBILIÁRIOS COMO FORMA DE APLICAÇÃO NO MERCADO IMOBILIÁRIO PARA O PEQUENO INVESTIDOR
Referências: 	BRASIL. BANCO CENTRAL. Disponível em: . Acesso em: 20 nov. 2016. BELO HORIZONTE. Fundo de investimento imobiliário: análise jurídica e econômica do sistema de publicidade de informações, das restrições operacionais e dos fatores de risco. BOVESPA. Fundo de Investimento Imobiliário (FII). Disponível em: . Acesso em: 20 nov. 2016. BRASIL. RECEITA FEDERAL. Disponível em: . Acesso em: 25 abr. 2017. CANALINI, Alexandre. Gestão de investimentos. 1 ed. Rio de Janeiro: Livre Expressao, 2012. COELHO, Elizabeth Alves. Pós-graduação “lato sensu” AVM Faculdade Integrada. Diss. Universidade Candido Mendes, 2012. CONSELHO DE VALORES MOBILIARIOS, Disponível em: . Acesso em: 20 nov. 2016. DALLAGNESE, Jonir. Investimentos em renda variável: o perfil do investidor dos clientes do Segmento Estilo da agência Bento Gonçalves (RS). 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Financeira) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bento Gonçalves, RS, 2007. MARTINI, Marcos Felipe Gomes. MBA Mercado de Capitais. Renda fixa versus renda variável: uma análise descritiva entre as rentabilidades dos investimentos. Revista Especialize On-line IPOG, 2013. MERITO DESENVOLVIMENTO IMOBILIARIO I FII. Disponível em: . Acesso em 10 abr. 2017. SCOLESE, Daniel et al. Análise de estilo de fundos imobiliários no Brasil. Revista de Contabilidade e Organizações, v. 9, n. 23, p. 24-35, 2015. VALIM, Vinícius Ziegler. Riscos e Cuidados com Investimentos no Mercado Imobiliário. Revista Especialize On-line IPOG, v. 1, n. 6, 2013. VEIGA, Luiz Humberto Cavalcante. Alteração no cálculo da poupança: pontos para uma discussão mais precisa. 2009. Disponível em: Acesso em: 25 abr. 2017.
	O objetivo do texto é trazer a ideia de como compreender a questão relacionada ao Fundo Imobiliário e como levar aos pequenos investidores sobre o acesso para aplicações no mercado imobiliário através das FLLs (Fundos de Investimentos Imobiliários) e diante disso, trazer a diversificação para carteira de investimentos. Também é abordado no texto, a Poupança que é considerada uma das mais antigas e populares formas de aplicação financeira no Brasil, fazendo uma comparação de rentabilidade com o fundo imobiliário. 
	O texto, sem seu corpo, ressalta que o investimento em fundos imobiliários mesmo sendo os mais indicados para os investidores, possui muito custo alto, onde, nem todos podem alcançar devido à grande quantidade de dinheiro que é necessário para se disponibilizar no momento da compra.
	Engana-se quem acha que fundos imobiliários são só casas ou apartamentos, também está incluído nesse contexto a aquisição de terrenos ou qualquer outro meio sólido (bens imóveis) os quais possam geral uma remuneração mensal por meio de aluguéis ou ate mesmo a valorização do bem que o mesmo possibilita para uma venda posterior. 
	Conforme CANALINI (2012), “imobiliário ou não, é uma aplicação em um regime de condomínio, pois assim como em um condomínio residencial que possuem condôminos, os fundos possuem cotistas que buscam em conjunto uma forma de rentabilizar ainda mais seus investimentos “.
	Os investimentos imobiliários são considerados um dos mais seguros e rentáveis quando se trata de relação entre risco e retorno, todavia ainda está longe de ser o melhor investimento do Brasil, pois deixa a desejar quando se trata de liquidez.
	Ao aderir a esse tipo de investimento, o investidor deve obter alguns cuidados, pois, ao comprar um imóvel, o comprador tem que se certificar que o local possui tendências de expansão, localização segura, possui todas as infraestruturas adequadas para o crescimento do bairro e se o imóvel possui toda documentação, etc., tendo em mente que ao adquirir um imóvel não conseguira de imediato realizar a venda, comprometendo muitas vezes, a situação financeira do investidor e até mesmo do retorno do investimento, lembrando que muitas das vezes o investidor terá que se desfazer do imóvel por um valor inferior ao que estaria sujeito a vender inicialmente. 
Conforme o que foi supracitado, entrar nos mundos dos investimentos em fundos imobiliários, infelizmente não é para qualquer um, devido ao valor do mercado de imóveis somente algumas pessoas teriam condições necessárias para adentrar no investimento. Devendo voltar a atenção ao fato do imóvel nem sempre pode ser tratado como ferramenta de investimento, porque dependendo de qual o intuito da compra do imóvel, o mesmo estaria sendo considerado como uma despesa, que é o caso de quem financia um imóvel com o objetivo de morar e não alugar.
Segundo Scolese (2015), nos últimos anos houve uma crescente procura e, consequentemente, o interesse por investimentos no mercado imobiliário, devido hoje em dia o mercado de investimentos cresceu e com eles, melhores aplicações surgiram ao pequeno investidor 
São muitas as opções de investimentos disponíveis no mercado financeiro, os bancos e as corretoras apresentam ótimas aplicações que requerem um valor inicial baixo. Até mesmo os imóveis, que eram impossíveis de serem adquiridos pelo investidor individual, hoje são opções disponíveis no mercado imobiliário a um preço bem menor. 
O autor do texto procurou como inspiração autores que tratavam sobre assuntos relacionados a caderneta de poupança e aos fundos imobiliários. A pesquisa foi baseada nos históricos apresentados nos últimos 3 anos da remuneração da caderneta de poupança onde foi possível obter no próprio site do Banco Central e também a remuneração dos últimos 3 anos do Fundo Imobiliário que serviu de referência ao estudo onde foi buscado no site do gestor do fundo (fundo de investimento de mérito). 
No decorrer do texto, o autor simplificou o significado de poupança e fundo imobiliário, sendo eles tratados como:
Sendo a poupança tratada como uma fonte de renda fixa, onde o investidor sabe exatamente o valor que será́ resgatado ao final do período, diferentemente da renda variável que não existe a possibilidade de se saber ao certo o montante final.
Já o fundo imobiliário é um conjunto de ativos que compõe o setor imobiliário, um conjunto de pessoas com o mesmo objetivo de alavancar seus ganhos através do mercado imobiliário. 
Como todo investimento, deve-se buscar informações a respeito da aplicação e sempre buscar a diversificação para minimizar o risco de seu dinheiro aplicado, mas os fundos de investimentos imobiliários são grandes oportunidades de investimentos para as pessoas que não possuem um alto valor financeiro e que desejam investir no setor imobiliário e com isto alavancar ainda mais seus ganhos. 
 (
1
)

Outros materiais