Buscar

Atividade Contextualizada - DIREITO DO TRABALHO E PREVIDENCIÁRIO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE MAURÍCIO DE NASSAU
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
DISCIPLINA: DIREITO DO TRABALHO E PREVIDENCIÁRIO
Carlos, Alessandra e Augusto trabalham na empresa Flor de Lótus Ltda. Luana, por sua vez, acabou de ser dispensada por justa causa. Carlos, trabalhou durante 7 meses e, em seguida, ausentou-se para a apresentação ao serviço militar obrigatório. Já Alessandra, no seu período aquisitivo, se ausentou injustificadamente por 8 dias. Augusto acabou de receber comunicação de concessão de férias.
· Luana: no caso de dispensa por justa causa ela terá direito apenas aos saldos de salários, férias vencidas com acréscimo de 1/3 constitucional, salário família (quando for o caso) e o depósito do FGTS do mês da recisão.
· Carlos: de acordo com o artigo 471 da CLT, cabe ao empregado informar ao empregador no prazo de 30 (trinta) dias o seu afastamento e que o mesmo pode voltar a exercer suas funções assim que seu tempo de serviço militar seja concluído.
· Alessandra: nesse caso se as faltas forem descontadas no seu salário, seu salário de férias é pago normalmente, caso seja descontado nos dias de férias, o salário das férias e o adicional de 1/3 é pago proporcionalmente aos dias das férias.
· Augusto: a concessão das férias será entregue, por escrito, ao empregado, com antecedência de, no mínimo, 30 (trinta) dias. Dessa participação o interessado dará recibo. Outra coisa que deve ser feita é o controle de entradas e saídas de férias no livro de controle dos funcionários. Porém conforme o artigo 51 da Lei Complementar nº 123/2006, microempresas e empresas de pequeno porte estão dispensadas dessa obrigação legal, além de sua carteira de trabalho deverá ser entregue a organização antes do período de férias começar para que todos os devidos registros sejam feitos nesse documento. Não é permitido sair de férias sem a devida baixa e comunicação na carteira.
Fontes: 
http://www.guiatrabalhista.com.br/guia/justa_causa_empregado.htm#:~:text=O%20empregado%20demitido%20por%20justa,for%20o%20caso)%3B%20e;
https://trt-10.jusbrasil.com.br/noticias/133148491/empregado-que-se-afasta-para-servico-militar-deve-informar-interesse-de-retornar-ao-trabalho;
https://www.jornalcontabil.com.br/clt-entenda-como-funciona-o-desconto-de-faltas-do-empregado-nas-ferias/;
https://www.jornalcontabil.com.br/aviso-de-ferias-entenda-como-funciona-e-o-que-diz-a-clt/#:~:text=Essa%20entrega%20do%20aviso%20de,participa%C3%A7%C3%A3o%20o%20interessado%20dar%C3%A1%20recibo.

Outros materiais