A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
16 pág.
1 -DERMATOPALOGIA APLICADA A ESTETICA - PROVA

Pré-visualização | Página 1 de 3

EXERCÍCIOS 
 DERMATOPALOGIA APLICADA A ESTÉTICA
1- Sobre a epiderme marques a ALTERNATIVA ERRADA:
Algumas células, importantes para o funcionamento de toda a pele estão presentes na epiderme, são elas: fibroblastos, células de merkel, células de langerhans e melanócitos.
2- São células dendríticas, derivadas da cista neural embrionária, encontradas na camada basal da epiderme e na junção derme-epiderme.
Melanócitos
3- A epiderme e a derme são estruturas intimamente ligadas não apenas anatômica mas também fisiologicamente. Nesse contexto analise as sentenças a seguir:
I - A epiderme não possui suprimento sanguíneo próprio o que a deixa dependente da nutrição da derme. Esta por sua vez é muito nutrida.
II - A junção dermoepidérmica facilita a troca metabólica e sanguínea entre a epiderme e a derme, garantindo assim que a primeira estrutura seja nutrida.
III - A renovação celular da derme e epiderme se dá debaixo para cima. Onde as células mais internas vão ¿empurrando¿ as células mais externas substituindo-as.
Sobre as sentenças acima marque a ALTERNATIVA CORRETA:
 Todas as afirmativas estão corretas
4- Sobre as junções dermoepidérmica e dermohipodérmica marque a ALTERNATIVA FALSA:
A junção dermoepidérmica garante a nutrição da camada córnea da epiderme.
5- Sobre as células que compõem a epiderme marque a ALTERNATIVA ERRRADA:
As células de Merkel são células da epiderme, responsáveis pelo sistema imunológico, ou seja, estas células combatem agentes infecciosos, fungos, bactérias.
6- A pele é o maior órgão do corpo humano. Ela desempenha diversas funções importantes no nosso organismo. Para tanto, ela possui complexa estrutura anatômica. Baseado nos seus conhecimentos sobre a anatomia da sistema tegumentar marque a ALTERNATIVA VERDADEIRA:
A camada córnea da epiderme possui células anucleadas que têm importante função protetora.
7- Os anexos da pele, glândulas e pelos, também têm importância para o organismo. Sobre estes anexos assinale a SENTENÇA INCORRETA:
 As glândulas sebáceas são responsáveis por produzirem e secretarem o suor. 
8- Sobre a anatomia da derme marque a alternativa INCORRETA:
Os melanócitos, células produtoras de melanina, se localizam na derme, o que torna o melasma muito profundo.
9- Sobre a JUNÇÃO DERMOEPIDÉRMICA marque a ALTERNATIVA INCORRETA:
É uma região rica em melanócitos, colágeno e elastina.
10- A anatomia da pele e de todas as estruturas que com ela relacionam, influencia diretamente na fisiologia do tegumento. Sobre esta relação julgue as afirmações abaixo como verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa que apresente a sequência correta.
( ) As células das diferentes camadas da epiderme possuem formatos variados, isto faz com que a função barreira física seja potencializada.
( ) As microvilosidades formadas na junção dermoepidérmica possibilitam a nutrição das células mais profundas da epiderme, estas por sua vez não possuem nutrição própria.
( ) Os melanócitos, presentes na derme, possuem dendritos que se conectam com os queratinócitos.
( ) A células da camada córnea da epiderme junto a ação conjunta da água, dos sais e do óleo conferem a pele impermeabilidade
( ) O Fator de Hidratação Natural da Pele se refere ao consumo de pelo menos 2 litros de água diariamente como forma de garantir a hidratação natural da pele. 
V; V; F; V; F
11- Baseado nos diversos tons de pele, Fitzpatrick conseguiu descrever 6 variações de classificações. De acordo com a tabela de autoria deste estudioso marque a ALTERNATIVA INCORRETA:
De acordo com Fitzpatrick os orientais do sudoeste asiático se encaixam no fotitpo IV, por isto é preciso cautela nos tratamentos com ácidos e luz neste indivíduos.
12- Baseado nos seus conhecimentos sobre o tom de pele, e as estruturas que os envolve, assinale a alternativa que represente a sequência de palavras que completam corretamente as lacunas abaixo:
I. O _____________ é a estrutura responsável por armazenar a melanina, quanto mais escura a pele maior ele é.
II. O_____________ é a célula responsável por produzir melanina, sua quantidade não varia de acordo com o tom de pele.
III. A _____________ é o pigmento que dá cor à pele, aos olhos e ao cabelo.
IV. A quantidade de _____________ é variável de acordo com o tom da pele.
V. Já a quantidade de _____________ não varia de acordo com o tom de pele.
Melanossoma, Melanócito, Melanina, Melanina, Melanócito
13- Assinale a ALTERNATIVA CORRETA:
O Fator de Hidratação Natural da pele e o poder impermeabilizante do tecido auxiliam na hidratação da pele.
14- Sobre a Hidratação da pele, leia as opções a seguir e marque a única opção que não condiz com a correta descrição:
Os cosméticos que auxiliam na hidratação da pele conseguem ser melhores que os mecanismos naturais para evitar a desidratação, pois apresentam quantidade suficiente de água.
15- Sobre as diversas funções que a pele possui marque a sentença que NÃO as indica:
Proteção tátil. A pele não possui sensibilidade tátil como forma de proteger o organismo dos possíveis incômodos táteis.
16- O quadro de acne surge mais facilmente em alguns indivíduos. Marque a sentença que NÃO corresponde a estes grupos:
Indivíduos que consomem altas dosagens de zinco.
17- Sobre o mecanismo que leva ao aparecimento do quadro de acne marque a SENTENÇA INCORRETA:
A dilatação dos poros tornam o folículo menos estreito, o que diminui o acúmulo de sebo e portanto a probabilidade de manifestação do quadro de acne.
18- Sobre as cicatrizes pós inflamatórias da acne marque a ALTERNATIVA CORRETA:
Principalmente em fototipos mais altos podem ocorrer cicatrizes hipercrômicas caracterizadas por máculas que variam a coloração de rosado até marrom dependendo da coloração da pele e da profundidade da lesão.
19- O quadro de acne se manifesta através de lesões, inflamatórias ou não, que aparecem na pele. Baseado no quadro de acne relacione as colunas e assinale a alternativa que contenha a ordem correta de numeração da segunda colunas
QUADRO COM OPÇOES 1 2 3 4 5 
4; 2; 3; 5; 1
20- 1 ¿ A acne é uma dermatose muito comum, não contagiosa, porém crônica que causa alterações não apenas física, mas psíquica e social também. O indivíduo que sofre com o quadro muitas vezes se afasta do convívio social por vergonha de expor o aspecto inestético apresentado. Quanto maior o grau de acometimento da acne maior a possibilidade das diversas alterações. Baseado nisto, os graus de acometimentos da acne marque a alternativa verdadeira.
Grau 2 ou inflamatória - caracterizada pela presença de comedões aberto e fechado, pápulas e pústulas.
21- As cicatrizes de acne se apresentam muito comumente após o quadro de acne inflamatória, graus III, IV e V. Toda vez que ocorre rompimento das lesões acneicas, seguidas de ulceração do tecido a pele tenta se regenerar e acaba formando as cicatrizes. Tendo em vista estas cicatrizes que serão formadas observe as sentenças seguintes:
I - Manipulação prematura da lesão, gravidade da lesão, intervenção inadequada e tardia são fatores que influenciam no quadro de cicatrizes da acne.
II - As cicatrizes hipertróficas são cicatrizes deprimidas que podem apresentar-se como distensíveis, aquelas que normalizam quando há tração da pele ou não distensíveis, aquelas que quando a pele é tracionada não se alteram.
III - As cicatrizes hipertróficas formam placas lineares firmes e espessas que surgem pouco tempo após a lesão. Com o tempo além de adquirirem a cor do tecido ainda regridem em torno de 6 meses a 1 ano de forma espontânea.
IV - As cicatrizes queloidianas ultrapassam os limites da lesão, surgem meses ou anos após a lesão. São placas fibrosas duras que não regridem.
 I, III e IV estão corretas
22- Sobre a flacidez tissular marque a sentança NÃO CORRESPONDENTE:
Por serem estruturas muito próximas a pele e os músculos quando apresentam flacidez podem ser tratados da mesma maneira. 
23- O envelhecimento é um processo natural, contínuo, lento e inevitável. Mas alguns fatores podem acelerar ou retardar este processo.