Buscar

Importância da Logística e do SCM na Gestão Empresarial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Qualquer atividade produtiva demanda movimentação de cargas, inclusive, atividades vinculadas à nova economia. Pense no caso de uma fintech (banco virtual); para que ele possa prover serviços por meio de seus aplicativos, tornou-se necessário produzir, transportar e fazer a manutenção de servidores, para manter os serviços. Até o desenvolvimento de um software depende do uso de computadores, cujas produção e distribuição demandam o planejamento e a gestão de processos logísticos.
Na verdade, a função das atividades logísticas e da gestão da Cadeia de Suprimentos Integrada (CSI) é garantir a confiabilidade e a eficiência nos processos de movimentação de cargas e o alcance de elevado nível de serviços para os clientes internos ou externos à empresa. Por essas razões, um dos principais aspectos que determinam a eficiência (garantir o alcance do nível definido do serviço) e a eficácia (garantir a melhor relação custo/benefício no alcance do nível do serviço) dos processos logísticos está associado ao fluxo de locomoção interna (inbound) e externa (outbound) de cargas dentro e fora da empresa e ao fluxo de informações decorrentes desse processo.
Considerando o exposto, explique a importância dos processos logísticos e qual é o papel do gestor na gestão da cadeia de suprimentos (Supply Chain Management – SCM).
RESPOSTA
Um processo de logística nada mais é do que um sistema da administração que promove o gerenciamento e desenvolvimento da produção, desde a aquisição até a entrega para o consumidor final.
É através do planejamento estratégico de posicionamento e adequação mercadológica que a logística permite que a empresa realize a sua missão organizacional. A Logística tem uma grande importância para a manutenção das atividades de uma organização, pois se não houver esse interesse pelo fornecimento e gerenciamento da cadeia de suprimentos, não haverá possibilidade de produção.
Um Gerente de Supply Chain é responsável por gerenciar e organizar todas as atividades de aquisição, produção e distribuição de mercadorias que uma empresa disponibiliza a seus clientes.
Ele de ve ser deve ser capaz de integrar as operações do nível de fluxos de materiais e fluxos de informação, cobrindo os inteiros fornecedores gama, centro de produção, operadores logísticos, pontos de venda e clientes finais.

Outros materiais