Buscar

ATIVIDADE 1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA 
Atividade 1 – Referente às aulas 1, 2, 3 e 4
Disciplina: Introdução a Engenharia Ambiental e Sanitária
Profa. MSc. Danielle Cristine Pedruzzi
Aula 01 – Evolução das Questões Ambientais
1) A relação homem e meio ambiente foi desenvolvida juntamente com a evolução da espécie. Explique o que desencadeou a primeira crise ambiental e qual foi a primeira manifestação relatada em defesa ao meio ambiente. 
R: A primeira crise ambiental surgiu com a revolução industrial com o objetivo do aumento da produção para suprir o alto consumo, constitui em os primeiros desmatamentos, não somente para a obtenção de terras cultiváveis como também para a utilização de arvores como combustíveis. Com esse cenário exploratório, surgiu a primeira ação voltada de fato em defesa ao meio ambiente, foi a publicação do livro primavera silenciosa, trazendo um alerta sobre a utilização dos pesticidas na agricultura. 
2) Na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, conhecida também como Cúpula da Terra ou Rio 92 foi reconhecida a importância da gestão ambiental a nível intergovernamental. Um dos principais documentos gerados na conferência foi a Agenda 21, explique sobre o que se trata esse documento. 
R: A agenda 21, é um documento onde estabelece a importância de cada país a se cooperar no estudo de soluções para os problemas socioambientais, buscando reunir e articular respostas para iniciar a transição para modelos de sociedades sustentáveis. 
3) As emissões de gases na atmosfera e seus consequentes impactos ambientais gerados começaram a ser discutidos em conferencias internacionais nos anos 80. 
a) Cite os principais encontros que abordaram as mudanças climáticas e a proteção da camada de ozônio.
R: A conferência das nações unidas sobre mudanças climáticas, ocorreu em 1997, no Japão, onde foi firmado um importante acordo, o protocolo de kyioto, que visa sobre metas relacionadas a emissão atmosférica. 
b)Explique o que é o aquecimento global e o efeito estufa. 
R: O efeito estufa é um fenômeno natural, ocasionado pela concentração de gases na atmosfera. Esses gases formam uma camada que permite a passagem dos raios solares e absorção do calor. É graças a esse processo que a terra recebe o calor necessário, sem ele, a terra seria muito fria e afetaria a nossa sobrevivência. Porém nas últimas décadas, a liberação de gases aumentou em virtude de atividades humanas, com esse acúmulo, está resultando no aumento da temperatura dando origem ao aquecimento global.
3) Divide-se a preocupação ambiental em três fases, caracterizadas pelo estágio reativo, preventivo e proativo. Explique as três fases da evolução da preocupação ambiental.
R: A primeira fase se inicia no início do século XX e vai até a conferência de Estocolmo em 1972, chamada de estágio reativo, no qual o meio ambiente não era ligado ao desenvolvimento econômico.
A segunda fase se inicia da conferência de Estocolmo em 1972 e vai até a RIO- 92 em 1992, chamada de estágio preventivo, no qual o meio ambiente já é aliado ao desenvolvimento econômico, pensando em maneiras de tratamento de efluentes, líquidos e gasosos.
A terceira fase se inicia da Rio-92, em 1992 até os dias atuais, chamada de estágio proativo, no qual já é pensado em maneiras de não criar impactos e pensar em um desenvolvimento mais sustentável.
Aula 02 – Gestão e Certificação Ambiental
1) Pensando no desenvolvimento sustentável, criou-se o Sistema de Gestão Ambiental. Como ele pode ser definido? Qual seu principal objetivo? 
R: O sistema de gestão ambiental pode ser definido como um processo administrativo com ênfase na sustentabilidade, com a meta de resolver questões de caráter ambiental. O Seu principal objetivo é induzir os impactos negativos gerados pelas atividades econômicas e buscar a melhoria continua da qualidade ambiental de qualquer organização pública ou privada.
2) Uma das formas de gerenciamento ambiental de maior adoção das empresas tem sido a implementação de um sistema de gestão ambiental, segundo as normas internacionais Série ISO 14000. Explique sobre as principais diretrizes da ISO 14000.
R: A família de normas ISO 14000, fornece as organizações ferramentas de gerenciamento para o controle de seus aspectos ambientais e melhoria do seu desempenho, possibilitando que todas as organizações, independentemente do seu porte, desenvolvam práticas sustentáveis em seus negócios: produtos e serviços.
3) A Certificação Ambiental surgiu pela necessidade de diferenciar os produtos que apresentavam um desempenho ambiental adequado. Cite os principais benefícios da certificação ambiental.
R: -Oferece as organizações a possibilidade de demonstrar seu compromisso com a busca de uma política de sustentabilidade e eficiência energética;
 - Certificar a abordagem sistemática de organizações à gestão de aspectos e/ou impactos ambientais;
 -Certificar a rastreabilidade de produtos que cumpram exigências de sustentabilidade e de proteção ambiental;
 -Certificar produtos, serviços ou eventos que cumpram com as exigências estabelecidas pela legislação nacional ou por normas voluntárias para reduzir o seu impacto ambiental;
 -Validar e avaliar projetos que conduzam a uma redução das emissões de gases do efeito estufa;
 -Promover serviços que protegem a biodiversidade e as florestas;
 -Promover tecnologias ambientais inovadoras. 
4) Nas atividades comerciais, o sistema de gestão ambiental frequentemente está acoplado ao sistema de gestão integrado (SGI), que contempla outros processos intimamente ligados. Comente sobre os 4 setores que compõem o SGI.
R:- Qualidade: fornecer produtos que atendem a expectativa do cliente e padrões de qualidade, voga a melhoria contínua dos produtos;
- Segurança: buscar a melhoria contínua na segurança do trabalho, preservando a qualidade de vida de seus colaboradores, eliminando riscos e atendendo a requisitos legais.
- Saúde ocupacional: Garantir a saúde ocupacional de seus colaboradores, adotando posturas de prevenção e regulamentando as condições de trabalho, buscando minimizar riscos de acidentes.
- Responsabilidade social e meio ambiente: conduzir ações respeitando o meio ambiente com base em fabricar produtos com ações menores a impactos ambientais em sua produção. 
Aula 03 – Saneamento Básico
1) O Saneamento Básico é o conjunto de atividades que buscam o bem-estar social com o ambiente que o circunda. Explique qual é principal objetivo do Saneamento Básico e quais suas 4 vertentes.
R: O principal objetivo do saneamento é garantir a melhoria da qualidade de vida das pessoas, sobretudo, melhorando a saúde infantil, diminuindo a mortalidade e valorização de imóveis. As quatro vertentes são:
-Abastecimento de água, que garante que a população possua água de qualidade.
-Rede de coleta e tratamento de esgoto sanitário, que garante a coleta o transporte e tratamento de esgoto doméstico.
-Gestão de resíduos sólidos, que garante a coleta, o tratamento e destino final a resíduos gerados.
-Drenagem e manejo das águas pluviais urbanas, que garante o destino adequado para águas pluviais.
2) Os vetores são os insetos, roedores, e seres vivos que se proliferam com a produção de resíduos, e transmitem doenças na população. O controle dos vetores pode ser feita em ordem ambiental, química ou biológica, explique cada método.
R: A ordem ambiental é como o saneamento básico, é feito pelo abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, a gestão dos resíduos sólidos e drenagem pluvial urbana.
A ordem biológica, é feito por predadores naturais;
A ordem química, é feito por agentes químicos, ou seja, venenos.
3) No Brasil alguns nomes se destacam na área do saneamento básico, comente sobre os feitos de Saturnino de Brito, Emílio Ribas e Oswaldo Cruz.
R: Saturnino de Brito foi o criador do projeto de canais de drenagem na cidade de Santos, onde proliferava transmissões da febre amarela. Emílio Ribas e Oswaldo cruz, criaram métodos de controle para a febre amarela.
4) Explique sobre o que
é e quais objetivos do Plano Nacional de Saneamento Básico e do Plano Municipal de Saneamento Básico.
R: O Plano Nacional de Saneamento Básico, direciona planos e metas visando a universalização de acesso ao saneamento no prazo de 20 anos.
O Plano Municipal de Saneamento Básico, se tornou quesito obrigatório para receber recursos da União para adoção de projetos para acesso do saneamento básico.
Aula 04 – Água
1) Nos seres vivos, a água desempenha variadas funções. Cite algumas funções da água no corpo humano. 
R: Transporte de substâncias pelo corpo, eliminação de substâncias tóxicas ou em excesso, regulação térmica do organismo, diminuição de atrito por meio da lubrificação de superfície e dissolução de substâncias para a realização de reações metabólicas. 
2) A água é um recurso renovável pela natureza, onde realiza o ciclo hidrológico. Explique e cite como ocorre o ciclo hidrológico. 
R: Precipitação: quando a água sai da atmosfera e vai para a superfície, como por exemplo a chuva, a neve ou o nevoeiro.
Escoamento superficial: quando acontece deslocamento da água em excesso no solo, sendo impulsionada naturalmente pela gravidade.
Infiltração: quando acontece deslocamento da água verticalmente no solo, deslocando-se para seu interior, formando os aquíferos.
Condensação: Fenômeno que ocorre a mudança do estado físico gasoso para o líquido. 
Evapotranspiração: é o processo que faz parte da respiração das plantas.
Evaporação: quando a água em estado líquido é alterada para o estado gasoso impulsionado pela radiação solar.
3) O principal método de análise de água utilizado no Brasil é o IQA (Índice de Qualidade das Águas), que foi desenvolvido por pesquisadores especialistas na área e levando em conta os principais parâmetros para classificação de contaminação por efluentes. Cite quais são os nove parâmetros analisados no IQA.
R: Oxigênio dissolvido (OD), coliformes fecais (Ec), PH, DBO, nitrogênio total, fósforo total, temperatura, turbidez, sólidos totais.
4) O tratamento de água é um meio de controle de proliferação de doenças de origem hídrica. O tratamento em um ETA possui varias etapas. Explique cada etapa do tratamento da água em uma ETA. 
R:Primeira etapa, captação de água. Segunda etapa, é inserido três químicos, sulfato de alumínio que é para aglomerar partículas, cal para correção do PH, e o cloro para a desinfecção da água, após isso vem a parte do tratamento, iniciando com a Floculação, etapa três, para as partículas se juntarem, criando peso, seguindo para a, quarta etapa, etapa decantação da água, para as partículas serem decantadas. A quinta etapa, passa pelo filtro que é constituído de carvão, areia e cascalho. Sexta etapa, vai para a rede, que ainda é inserido o cal para correção do PH, cloro para a desinfecção da agua e flúor para prevenção de caries dentarias. Sétima etapa, é o reservatório de água final (ETA). Oitava ETA, distribuição para os reservatórios dos bairros e por último, a nona etapa, a distribuição de água para a população.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando