Buscar

Anestésicos gerais intravenosos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Anestésicos gerais intravenosos
Anestésico ideal : estável em solução, manter o equilíbrio sangue/cérebro, estabilidade cardiopulmonar, fácil biotransformacao e gerando metabólicos inativos, e promover recuperação rápida e suave.
Nenhum anestésico da todas essas características, assim a necessidade da associação de fármacos e o que cada uma promove. 
Alguns fármacos são utilizados apenas para indução, e outros são utilizados também para a manutenção anestesica, ai seria a anestesia total intravenosa.
Barbituricos 
Principais anestésicos utilizados no século 20, sendo os mais utilizado o tiopental e o pentobarbital 
Importante saber como esses medicamentos funcional para entender porque surgiram os outros anestésicos, e ainda são utilizados.
Os barbitúricos promovem depressão generalizada do cérebro, atuando nos neurônios gabergicos, assim como os bezodiazepinicos, a diferença que deixam o canal iônico muito mais tempo aberto, com isso a o efeito anestésico. Sendo esse mecanismo de acao de todos os fármacos que serão falados.
Tiopental
O tiopental apresenta algumas características interessantes por isso foram muito usado como por exemplo promovia anestesia segura, um volume muito pequeno a gente já promovia anestesia em um paciente adulto, e durava por volta de 15 minutos.
Doses clinicas do tiopental no entanto promovem diminuição do volume sistólico, diminui a contratibilidade cardíaca assim o inotropismo, diminui a pressão arterial, assim causa hipotensão e diminuição do debito cardíaco, pode ocorrer aumento da frequência cardiacao, no entanto não e muito relevante. Ainda causa arritmia cardíaca com extra-sistoles ventriculares.
A hipotencao vai diminuir o fluxo no rim e no fígado, assim renal e hepático, com isso vai ter problemas para a metabolização e para a excreção. 
Principais efeitos pulmonares são diminuição da frequência respiratória chegando a apneia, além da amplitude respiratória, levando a diminuição da ventilação do animal, levando a uma acidose respiratória 
Importante realizar a ventilação dos animais 
Isso tudo não e bom mais contornável com o uso de vasoativos, Fluidoterapia e suporte ventilatório 
O problema esta na farmacocinética, ele e extremamente lipossolúvel ao atingir a corrente sanguínea chega rapidamente aos órgãos vascularizados, como cérebro e fígado, assim anestesia acontece muito rápido, e dura de 10 a 15 minutos, o problema e quando ele começa a fazer a redistribuição, e começa a ir para tecidos menos vascularizados como o tecido adiposo, ele fica depositado la por varias horas ou ate dias atrapalhando a metabolização do medicamento.
Outra informação importante que ele e biotransformado exclusivamente pelo fígado por oxidação, assim sua completa biotransformacao por durar ate 3 dias, da característica de efeito acumulativo, assim quanto mais doses feita menor o tempo anestésico e maior o efeito no pos.
Assim evitar em pacientes: com problemas pulmonares, cardiopatas, obesos e hepatopatas 
Hoje sendo utilizado em eutanásia
Se feito por via extravascular pode causa flebite e ate necrose devido o ph da solução 
Etomidato 
Anestésico melhor que o tiopental
Vantagens: não altera os paramentros cardiovasculares mesmo em doses elevadas, outra vantagem ele e biotransformado no fígado por hidrolise e por esterases plasmáticas, assim ele e todo biotransformado em poucas horas sendo interessante em pacientes hepatopatas.
Problema: inibe a síntese de cortisol, em apenas uma dose ocorre inibição de 6 horas, outra fator que ele causa mioclonia na hora da indução, tendo movimentos involuntários com a mandíbula. Sendo fácil esse de resolver com o uso do midazolam um minuto antes com co-indutor por via intravenosa. Muito diluído, assim necessita de um volume muito grande para causar anestesia, promove dor na injeção e êmese no pos operatório, sendo muito caro também.
Inibe o cortisol – assim altera o estado imunológico
Usado apenas em cães e gatos
Não se utiliza em grande animais devido o volume ficar gigantesco e assim o valor ficar muito alto 
Propofol 
Começou a ser utilizado devido produzir indução rapida e recuperação rapida e suave, não relatavam êmese nem efeito de ressaca como do tiopental 
Tem rapida biotransformacao, ele biotransformado no fígado por glicuronidacao, mas também por outros órgãos como pulmões e rins. 
Excelente para paciente hepatopatas
Base da anestesia geral, e manter em pacientes em coma induzido 
Problemas: formulação, não e hidrossolúvel, precisa de uma solução para que seja missivel e assim injetado no paciente. Sendo essa solução composta por: 10% de óleo de sola 2,25% de glicerol e 1,2% de fosfolipideo de ovo purificado, sendo um excelente meio de cultura sendo um problema no uso do propofol, assim logo depois de utilizado deve ser jogado fora, se for feito em infusão continua o equipo do soro tem que ser descartado a cada 12h.
Promove hipotensão maior do que do tiopental, diminuição do volume sistólico, e vasodilatação, esse efeito dura menos tempo que o tiopental.
Evitar em cardiopatas
Associação para controlar os efeitos indesejados
Uma pequena parcela dos pacientes apresentam mioclonia, rigidez muscular, movimento de pedalada, sendo em torno de 1 a 1,5% podem apresentar isso, podendo estar relacionado ao antagonismo que o propofol faz nos receptores de glicina na medula espinhal, não sendo bem determinado.
A biotransformacao desse fármaco em gatos e complicada devido a deficiência de glicuronidacao, mas se pode fazer em gatos, mas evitar passar de 2h infusões continuas nesse, senão a recuperação vai ser bem complicada.
Sendo que esse pode ser associado a diversos medicamento tanto no pre como na indução o que vai variar com isso as doses.
Alfaxalona 
Foi lançado na década de 70 tendo diluente que causava efeitos indesejáveis
Atualmente foi lançado esse fármaco com a ausência desses efeitos que deixa o medicamento estável por ate 28 dias 
Farmacocinética: similar ao propofol, não tendo efeito acumulativo, podendo ser feito por varias horas por infusão continua.
Uma vantagem em relação ao propofol que ele tem maior estabilidade cardiovascular então mesmo em doses elevadas a pouca alteração cardiovascular. Podendo ver problemas cardiovascular em doses 10 vezes mais elevadas.
No entanto, a depressão do sistema pulmonar e a mesmo, sendo ate muito mais fácil entrarem em apneia , mas com isso e so intubar o animal.
Outra vantagem e poder ser feita por via intramuscular, mas apenas possível em pacientes muito pequenos por ser muito diluído.
Sendo uma interessante em gatos, devido poder ser feita intramuscular ou ate subcutânea podendo com isso ser feito em pacientes irascíveis e também devido a biotransformacao.
Pouco uso em grandes animais 
Eter gliceril guaiacol
Começou ser utilizado na década de 50, sendo usado em indução, não e anestésico geral, não promove anestesia.
Promove excelente miorelaxamento levando ao animal em decúbito, a depressão cerebral e sutil, e o paciente não chega a ter hipnose, não sendo considerado um anestésico geral. 
Foi durante muito tempo co-indutor na anestesia de equinos junto com tiopental, sendo uma indução suave, garantindo com que o anestesita intubasse o animal, levasse ate o centro cirúrgico e colocar na anestesia inalatória.
Hoje na anestesia de equinos e feito a anestesia dissociativa por ser mais fácil fazer 
Geralmente comercializado na forma de po tendo que ser diluído para ser uso, sendo usado glicose 5% ou solução fisiológica. Tem que aquecer o soro , diluir a solução e voltar no frasco de soro. A solução de EGG deve estar entre 5 a 8% porque acima disso pode ocorrer hemólise ou flebite 
A principal vantagem do EGG que ele praticamente não altera os parâmetros cardiovasculares, tendo que fazer uma dose alta para que o animal apresente apneia ou hipotensão.
Desvantagem: o alto volume administrado, tendo que fazer sobrepressao para ir rápido, e caso faca fora da veia pode levar a necrose tecidual.
Começou a perder espaço, sendo usado cetamina – dissociativo 
Manutenção
anestésica e infusão continua apenas 
 
Não e anestesica nem analgésica importante associar com outros medicamentos 
Não e feito em pequenos animais devido o alto volume possibilitando a ocorrência de flebite 
Conclusão:
· Anestésico intravenosos são utilizados na indução e manutenção anestésicas
· Barbitúricos promovem depressão cardiovascular, tem biotransformacao lenta e deposição no tecido adiposo
· Etomidato e ótimo para cardiopatas, mas inibe a síntese de cortisol
· Propofol e a base da anestesia total intravenosa, mas não e livre de efeitos indesejáveis
· Alfaxalona e melhor que o propofol devido a estabilidade cardiovascular 
· Nenhum desses anestésicos promove analgesia

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando