Buscar

POLICIAIS: O TRABALHO E SEUS DESAFIOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

POLICIAIS: O TRABALHO E SEUS DESAFIOS
Desde a década de 60, é visto o aumento de maneira acentuada do crime nas mais diversas partes do globo. A maneira tradicional do combate ao crime é centralizada na figura do policial, é colocado nas mãos desse profissional uma responsabilidade excessiva, principalmente na “guerra às drogas”. 
Seguindo dois modelos – burocrático-militar e aplicação da lei – o policial, teoricamente, é um operador da lei, que detém a violência legitimada do Estado e age de maneira imparcial e se relaciona de maneira profissional com a sociedade. Portanto, é seu papel cumprir, de maneira neutra, os deveres oficiais e seguir os processos de rotina. Independente das disposições pessoais em relação ao bem comum. 
Porém, os indicadores que analisam o desempenho desse profissional estão atrelados a ações que, muitas vezes, não correspondem ao que ele vive na maioria dos seus dias dentro da profissão. Os policiais têm como maior demanda a intermediação de conflitos, ou seja, um contato direto com a população, que buscam na instituição polícia um solução. Enquanto o próprio Estado avalia os seus policiais a partir de indicadores como abordagens, flagrantes, apreensão de drogas etc. Portanto, orientando que o caminho que seus profissionais devem seguir é focado nessas ações, acabando por afetar negativamente confiabilidade social dos policiais. 
Por tanto, essas questões fazem com que a pressão sobre os profissionais da segurança pública aumente a cada dia, além das que a profissão já está sujeita. Tendo de lidar diariamente com conflitos, desvios, guerra às drogas, tomando decisões conflituosas que podem significar vida ou morte. Pressão essa que aos poucos vai afetando o psicológico desses profissionais, afetando sua vida, tanto no âmbito profissional quanto pessoal. Estão na linha de frente, mantendo a ordem social e a segurança das cidades, logo a negligencia do Estado para com a saúde mental dos seus burocratas de rua, pode significar o insucesso das políticas de segurança pública. 
SOARES, Luiz Eduardo. Desmilitarizar: segurança pública e direitos humanos. Boitempo Editorial, 2019.
PONCIONI, Paula. Tendências e desafios na formação profissional do policial no Brasil. Revista Brasileira de Segurança Pública, v. 1, n. 1, 2007.
WEBER, Max. A política como vocação. In: GERTH, H. H. & MILLS, Wright (Org.). Max Weber: ensaios de sociologia. 5ª Edição. Rio de Janeiro: Guanabara, 1982. pp. 97-153.

Outros materiais