Buscar

Portifólio 1 - ADM (1)

Prévia do material em texto

FACULDADE CLARETIANO
Epifanio Miranda de Oliveira - RA.: 8114330 
Evolução histórica da Administração 
Resumo
ESCOLA CIENTÍFICA
Principais pensadores:
Frederick Winslow Taylor, Henry Ford, Frank Gilbreth e Lillian Gilbreth, e, Henry Lawrence Gantt.
Principais ideias e contribuições:
Taylor acreditava que só haveria prosperidade econômica com a otimização do trabalho da produtividade do trabalhador, a qual, por sua vez, somente seria alcançado se os trabalhadores se tornassem mais eficientes. Taylor conseguiu melhorar radicalmente a eficiência do trabalhador, usando os estudos de tempos e movimentos e um sistema conhecido como pagamento pelo qual os colaboradores eram pagos de acordo com a quantidade produzida, além de eliminar o desperdício, retrabalho das indústrias americanas, seleção e treinamento dos trabalhadores com base na aptidão de cada trabalhador. Supervisão e planejamento, a qual efetivou a separação entre o planejamento e a execução. 
Principais críticas:
Entre as principais críticas está o conhecimento humano precário acerca da motivação e do comportamento humano em uma organização, pois tratava o funcionário como um objeto a superespecialização demasiadamente o operário tornando-o apêndice da máquina, esgotamento físico, pois a ânsia do operário em realizar mais para aumentar seu pagamento, destruir a iniciativa própria e o relacionamento interpessoal.
ESCOLA CLÁSSICA
Principais pensadores:
Henry Fayol.
Principais ideias e contribuições:
O foco principal da Administração clássica foi a preocupação com a estrutura das organizações e não as tarefas. A Administração Clássica contribuiu para o aumento dos processos e da produção de bens. As características e os princípios estudados pelos avançados desta teoria, foram conhecidas como teoria mecanicista em função de seus princípios e objetivos tendenciosos a aperfeiçoamento da divisão do trabalho, da especialização das tarefas e da rotinização das atividades. 
Principais críticas:
Obsessão pelo comando, focou seus estudos no comando, autoridade e responsabilidade, a empresa como sistema fechado, manipulação dos trabalhadores, exploração dos trabalhadores e a inexistência de fundamentação cientifica das concepções.
ESCOLA RELAÇÕES HUMANAS
Principais pensadores:
Elton Mayo, Abraham Maslow, Frederick Herzberg e Douglas McGregor 
 Principais ideias e contribuições:
A necessidade de humanizar e democratizar a administração o desenvolvimento das chamadas ciências humanas principalmente a psicologia e a sociologia. A ideia da filosofia pragmática de John Dewey e psicologia dinâmica de Kurt Lewin para o humanismo na administração.
 Principais críticas:
Dentre as principais críticas sofridas pela Teoria das Relações Humanas, então: a concepção ingênua e romântica do trabalhador, forte oposição à Teoria Clássica, ênfase nos grupos informais, limitação do campo experimental, parcialidade das conclusões, visualização inadequada dos problemas industriais, enfoque manipulativo das relações humanas.
ESCOLA NEOCLÁSSICA
Principais pensadores:
Drucker, Dale e Koontz
 Principais ideias e contribuições:
A abordagem Neoclássica é uma redenção da teoria clássica devidamente atualizada pelo objetivo e pela busca de resultados concretos e palpáveis, embora não se descuide dos conceitos teóricos, visam à ação administrativa. 
 Principais críticas:
O processo administrativo tem como objetivo: planejar, organizar, dirigir e controlar é aceito. Porém, sem princípios prescritivos e normativos que se tornam rígidos e invariáveis, pouco adaptáveis para a administração moderna.
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS
DUTRA, Neivaldo Hakime., Administração I. Batatais - SP: Claretiano, 2013. 196 p.
MONTANA, Patrck J., Administração. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2010. 525 p.

Continue navegando

Outros materiais