Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Pilha de Daniell:
Aluno: Adalberto Viana Rodrigues
01- Por que se faz necessário lixar as placas antes de irem para os béqueres?
Resp.: Objetivo é remover qualquer impureza como os óxidos que podem impedir o diminuir o seu potencial de reatividade química, ao lixar as reações ocorrem de forma mais “plena”.
02- Qual o papel da ponte salina e por que é necessário molhar a ponte salina?
Resp.: Sua função é dar equilíbrio de íons entre as duas celas, permitindo que o ciclo feche, uma vez que de um lado tenha concentração de cátions e do outro de ânodo. Quanto a molhagem da ponte salina torna-se necessário que ela toque nas duas celas para que os elétrons possam movimentar-se devido a ddp. 
03- Com base nos seus conhecimentos, a pilha funcionará sem a ponte salina? Justifique.
Resp.: Sim – isso é citado pelo vídeo de referência que faz parte do material. Porém a pilha de Daniell terá uma vida útil muito curta uma vez que sem a ponte salina não ocorrerá o equilíbrio, e na célula de Zn por exemplo terá uma alta concentração de cátodo e no Cu uma concentração de ânodo.
04- Identifique, na pilha, qual p eletrodo que corresponde ao cátodo e ânodo da pilha.
Resp.: 	cátodo cobre ganha massa ganha elétrons
	Ânodo zinco perde massa perder elétrons
05- O que aconteceria com a tensão, caso as ponteiras do multímetro fossem trocadas e colocasse nos elétrons errados? Caso seja necessário realize o teste para embasar a respostas, logo após retorne o arranjo original.
Resp.: Esse experimento foi realizado no laboratório virtual utilizando os voltímetros em 20V, constatou-se que quando os pólos estavam corretos a leitura era positiva (36), quando houve a inversão dos pólos o voltímetro apresentou um sinal negativo (-33). Ou seja, é possível saber se a polarização está correta pelo sinal que se apresenta no equipamento. A variação da ddp (36/-33), pode ser por uma simulação de uma leve variação no equipamento.
06- Utilizando a semirreações de oxidação e redução da pilha de Daniell, encontre a equação global da pilha.
Resp.: 
07- Qual é o efeito notado nas placas?
Resp.: Ao acelerar 24 horas a placa de zinco passou a ser consumida (perde massa-ânodo), por outro lado a placa de cobre sofreu deposição de cobre sobre sua superfície (ganhando massa-cátodo). 
08- A tensão permaneceu constante ou teve alguma variação?
Resp.: Observei que houve uma leve variação na leitura Zn e do Ferro alguns momentos que também variou na segunda casa depois da vírgula.
09- Com base nos seus conhecimentos, qual dos eletrodos utilizados conseguiriam substituir o zinco na pilha e gerar uma D.D.P positiva?
Resp.: O experimento mostrou que o ferro pode ser utilizado, uma vez que assim como o Zn ele foi consumido e o cobre sofreu precipitação em sua superfície.

Mais conteúdos dessa disciplina